Com a conclusão da primeira parte da quarta rodada da Liga dos Campeões da UEFA, disputada nesta terça-feira, o Barcelona, atual detentor do título, e o Milan, sete vezes campeão do torneio, se tornaram os primeiros classificados às oitavas de final. A surpresa veio do Chipre, onde o Apoel deu sequência à sua bela campanha com uma vitória de 2 a 1 sobre o FC Porto, resultado que garante o clube cipriota na primeira colocação do Grupo G.

O jogo
Apoel 2 x 1 FC Porto
Gols: Aílton (42/1ºT, pênalti) e Gustavo Menduca (45/2ºT) para o Apoel; Hulk (44/2ºT, pênalti) para o Porto

   
Revelações do torneio e com idade média de 29 anos e 46 dias, os experientes jogadores do Apoel surpreenderam mais uma vez diante de uma decepcionante equipe do FC Porto, que apresentou uma imperdoável falta de objetividade. Durante a maior parte do jogo, o time de Nicósia apenas administrava, arriscando pouco e controlando as raras investidas portuguesas. E foi nesse ritmo que os donos da casa abriram o placar, com penalidade convertida pelo brasileiro Aílton. O confronto só ganhou em emoção a um minuto do apito afinal. Atacante mais perigoso da partida, Hulk deixou o seu de pênalti e igualou o marcador. Mas já na saída de bola, o argentino Esteban Solari arrancou pela direita e cruzou na medida para outro brasileiro, Gustavo Menduca, completar para as redes. Essa foi a nona partida invicta dos cipriotas dentro dos seus domínios em torneios europeus, o que garantiu a liderança do grupo.

Os outros confrontos
Grupo E
Valencia 3 x 1 Bayer Leverkusen
Genk 1 x 1 Chelsea

    Tudo equilibrado no Grupo E, onde o Chelsea ficou no empate com a determinada equipe do Genk. Os ingleses começaram na frente com gol do brasileiro Ramires, que completou bom passe de Fernando Torres. Pouco antes do intervalo, David Luiz perdeu um pênalti que poderia ter liquidado a fatura. E como "quem não faz, leva", foi o Genk que marcou com Jelle Vossen depois de linda jogada coletiva, igualando o marcador.
   Já o Valencia foi superior ao Bayer Leverkusen, chegando à sua primeira vitória e entrando na briga pela classificação. Após o susto do gol-relâmpago marcado por Jonas, logo aos 10 segundos, os alemães chegaram ao empate ainda no primeiro tempo com forte cabeceio de Stefan Kiessling, que recebeu cruzamento preciso de Michael Ballack. Já na segunda etapa, os espanhóis venceram a batalha do meio-campo e chegaram à vitória com tentos de Roberto Soldado e Adil Rami.

Alex Song of Arsenal battles for the ball with Alou Diarra of Olympique de MarseilleGrupo F
Borussia Dortmund 1 x 0 Olympiakos
Arsenal 0 x 0 Olympique de Marselha

   
Quem também chegou à primeira vitória foi o Borussia Dortmund, que passa a brigar por uma vaga nas oitavas de final graças à bela conclusão de Kevin Grosskreutz, premiando a melhor técnica e força de grupo do time alemão. Já o Olympique de Marselha voltou da Inglaterra com um merecido empate sem gols, deixando tudo em aberto na chave.

Grupo G
Zenit 1 x 0 Shaktar Donetsk

   
O triunfo do Zenit pelo placar mínimo não reflete toda a pressão da equipe russa, que obrigou o goleiro Olexandr Rybka a mais uma vez realizar defesas incríveis, acabando como melhor jogador da partida. O gol de cabeça do belga Nicolas Lombaerts, aproveitando escanteio cobrado no primeiro pau, levou o Zenit a um confortável segundo lugar, com sete pontos, um a menos que o Apoel. O FC Porto, com quatro, aparece em situação complicada, precisando vencer seus dois jogos que restam.

Grupo H
Bate Borisov 1 x 1 Milan
Viktoria Plzen 0 x 4 Barcelona

   
Claramente abatidos pela ausência de Antonio Cassano, hospitalizado há três dias, os rossoneri acabaram deixando escapar uma vitória que parecia fácil depois do gol inicial do irrepreensível Zlatan Ibrahimovic, aos 22 minutos de bola rolando. Mas com o passar do tempo, os comandados de Massimiliano Allegri pareceram sair do jogo, como se estivessem com a cabeça em outro lugar. O Bate começou a gostar da partida e igualou o placar com pênalti convertido pelo catarinense Renan Bressan. O empate inesperado abriu as portas da Liga Europa ao time bielorrusso, mas foi suficiente para os italianos se classificarem.
   Mais três gols do craque Lionel Messi, além de um gol "intruso" de Cesc Fàbregas, garantiram o Barcelona nas oitavas de final com outro festival ofensivo. O atual campeão europeu chegou a dez pontos e agora luta com o Milan pela liderança.

O jogador
   
Aílton José Almeida, atacante brasileiro de 27 anos do Apoel, está presente em todas as situações de perigo do time cipriota. Demonstrando qualidade com a bola nos pés, mas também na distribuição de jogadas, o jogador impõe respeito toda vez que tem um pouco de espaço. Autor do gol de empate com o Porto no jogo de ida, Aílton converteu pênalti cometido sobre ele mesmo e garantiu a vitória no Chipre.

O gol
   
Jonas, atacante brasileiro do Valencia, abriu a contagem com um chute forte de esquerda a apenas 10,6 segundos de jogo, aproveitando uma reposição errada do goleiro Bernd Leno, do Bayer Leverkusen. Foi o segundo gol mais rápido da história da Liga dos Campeões, perdendo apenas para o tento anotado por Roy Makaay com 10,3 segundos. A marca foi registrada no dia 7 de março de 2007, quando o Bayern de Munique bateu o Real Madrid por 2 a 1.

O número
200
— O número parece ter tudo a ver com o Barcelona, que registrou nesta terça-feira o 200º gol de Lionel Messi, que agora soma 202 tentos em 286 partidas. A era Josep Guardiola completou 200 jogos oficiais, com a bela marca de 144 vitórias, 39 empates e apenas 17 derrotas. Para não ficar de fora, Victor Valdés passou a ser o goleiro do clube catalão há mais tempo sem sofrer gols. Foram 824 minutos, recorde que desde 1973 pertencia a Miguel Reina, pai de José Manuel Reina, guarda-metas do Liverpool.
 
Dê a sua opinião
O Porto vai conseguir se classificar aos mata-matas?