Panamá avança e 11 são eliminados

   A primeira fase de grupos das eliminatórias da CONCACAF para o Brasil 2014 já tem os seus primeiros desclassificados. Nada menos do que onze seleções não têm mais condições de continuar na disputa. Em compensação, o Panamá é o primeiro a garantir passagem para a próxima etapa, enquanto Trinidad e Tobago se recuperou da surpreendente derrota da última rodada.

O jogo
Panamá 5 x 1 Nicarágua
 
   Com três gols de Blas Pérez e dois de Luis Tejada, os panamenhos venceram os nicaraguenses com facilidade e se tornaram o primeiro selecionado a alcançar a segunda fase de grupos do torneio classificatório da CONCACAF. Com um país a menos, por conta da desistência de Bahamas, o Grupo C acabou sendo definido antes que os outros. O Panamá, semifinalista da última Copa Ouro, voltou a deixar claro seu progresso recente e segue em busca da chance de estrear em Copas do Mundo da FIFA. Por outro lado, Nicarágua e Dominica, os outros integrantes da chave, terão de recomeçar do zero e esperar pacientemente pelo início das eliminatórias para a Rússia 2018.

E o que mais?
   
El Salvador manteve a liderança no Grupo A com uma goleada por 4 a 0 sobre as Ilhas Cayman. Além disso, a República Dominicana, que esteve perto da primeira vitória nas rodadas anteriores, finalmente conseguiu o feito, derrotando o Suriname por 3 a 1. Jonathan Faña abriu o placar e Erick Ozuna fez outros dois no segundo tempo. Foi um bom resultado fora de casa — insuficiente, porém, para evitar a desclassificação dos dominicanos. Agora, a chave será decidida entre salvadorenhos e surinameses.
   Trinidad e Tobago se recuperou da surpreendente derrota de sexta-feira passada para Bermudas com uma vitória indiscutível por 4 a 0 sobre Barbados, lanterna do Grupo B. Com o resultado, os barbadenses estão fora da corrida, já que não somaram nenhum ponto nem marcaram gols até o momento. A líder da chave é Guiana, um ponto à frente dos trinitários após empatar em 1 a 1 no fim do jogo com Bermudas, terceira colocada e também eliminada.
   O Canadá tropeçou em Toronto e perdeu os 100% de aproveitamento após um 0 a 0 com Porto Rico, adversário que os canadenses haviam vencido com facilidade fora de casa. Mesmo assim, o país ainda lidera o Grupo D com dez pontos, quatro a mais do que São Cristóvão e Nevis, que ficou no 1 a 1 com Santa Lúcia e é a única seleção que ainda tem chance de brigar com os canadenses pela vaga.
   A situação no Grupo E está quase definida. A Guatemala é líder com 12 pontos após a vitória por 3 a 1 sobre Belize, que foi eliminado. As outras seleções da chave têm três pontos e ainda esperam pela definição de seus futuros. No próximos sábado, eles poderão ser conhecidos, quando Granada e São Vicente e Granadinas se enfrentam.
   O Haiti foi outro que interrompeu uma arrancada perfeita, empatando em casa com Curaçao em 2 a 2. Já os visitantes, fora da disputa, somaram seu primeiro ponto no Grupo F. Antígua e Barbuda se aproveitou do resultado e assumiu a primeira colocação com uma sacolada de 10 a 0 sobre as Ilhas Virgens Americanas. Foi a quarta derrota da modesta seleção, eliminada após sofrer 31 gols e marcar apenas um.

O craque da rodada
Lester Peltier (Trinidad e Tobago)
   
O nervosismo tomou conta de alguns jogadores e de parte da torcida trinitária após a surpreendente derrota para Bermudas na última rodada. Porém, Peltier, que atua no futebol eslovaco, chamou a responsabilidade para si e deu tranquilidade ao conjunto, fazendo um belo gol logo aos sete minutos de jogo. Depois, o atacante de 23 anos balançou as redes em duas ocasiões no segundo tempo. Se Peltier mantiver este bom momento, não será nada fácil para Kenwyne Jones, capitão e titular do ataque de Trinidad, reaver a posição quando se recuperar de lesão.

O número
8
— É o total de gols marcados por Peter Byers, de Antígua e Barbuda, em quatro jogos até o momento, o que faz dele o artilheiro mundial das eliminatórias. Os antiguanos lideram o Grupo F e já marcaram nada menos do que 24 vezes, exibindo o melhor ataque da CONCACAF.

O que eles disseram
   
"Não encontramos o caminho hoje. Porto Rico se fechou atrás, nos deixou ter a posse de bola e esperou que atacássemos. Fomos muito lentos e falhamos na hora de concluir as chances que tivemos. É realmente decepcionante."
Stephen Hart, técnico do Canadá, após o empate sem gols nem brilho com Porto Rico

Eliminatórias da CONCACAF — Quarta rodada da segunda fase
Terça-feira, 11 de outubro de 2011
Haiti 2 x 2 Curaçao
Trinidad e Tobago 4 x 0 Barbados
Suriname 1 x 3 República Dominicana
Canadá 0 x 0 Puerto Rico
Antígua e Barbuda 10 x 0 Ilhas Virgens Americanas
El Salvador 4 x 0 Ilhas Cayman
Bermudas 1 x 1 Guiana
Panamá 5 x 1 Nicarágua
São Cristóvão e Nevis 1 x 1 Santa Lúcia
Guatemala 3 x 1 Belize