As férias de verão estão chegando na Europa, mas os atletas que defendem os seus países ainda terão dois compromissos antes do fim da temporada. Na sexta-feira e no sábado, serão disputadas 20 partidas pela sexta rodada das eliminatórias para a Euro 2012.
Oito equipes continuam invictas no torneio classificatório, mas apenas três venceram todos os seus jogos — Espanha, Holanda e Alemanha, respectivamente campeã, vice e terceira colocada na última Copa do Mundo da FIFA.
Portugal, Grupo-H
O jogo destacadoPortugal x Noruega, sábado, 4 de junho, Lisboa, Estádio da Luz, 17h (horário de Brasília)
Depois do insólito 4 a 4 com o Chipre em casa e da derrota pelo placar mínimo na visita à Noruega, o selecionado lusitano receberá os escandinavos para um duelo decisivo pela liderança do Grupo H, atualmente em mãos norueguesas. O técnico Paulo Bento contará com elenco completo e Cristiano Ronaldo em grande fase, inspirado pelos muitos gols que marcou na temporada com o Real Madrid. Mas a Noruega do treinador Egil Olsen é uma equipe bem equilibrada e já venceu dois jogos como visitante, acumulando dez pontos em 12 possíveis. Se empatar, o país manterá os seus três pontos de vantagem.
Os outros jogos 
Turquia, Grupo-A
Grupo A
 Mesmo sem o goleador Miroslav Klose, lesionado, a Alemanha não deve encontrar maiores dificuldades para voltar com mais três pontos da visita à Áustria, que vem de duas derrotas. O segundo lugar da chave provavelmente será decidido na partida entre Bélgica e Turquia em Bruxelas. Os donos da casa estão embalados, enquanto os turcos correm atrás do prejuízo provocado pelo revés de 1 a 0 no Azerbaijão em outubro.
Grupo B
Tudo é possível na chave em que Eslováquia, Rússia e Irlanda dividem a liderança com dez pontos, seguidas de perto pela Armênia, com oito. A equipe russa comandada pelo técnico Dick Advocaat tentará dar o troco
pelo recente empate sem gols com os surpreendentes armenos. Esta será
Itália, Grupo-C
apenas a segunda partida mandada pelos russos, que precisarão da vitória para não se distanciarem dos eslovacos, que recebem Andorra. Já os irlandeses viajam à espera de um jogo complicado na Macedônia.
Grupo C
Com cinco pontos de vantagem e uma partida a menos, a Itália domina a chave e, salvo enorme surpresa, não deve encontrar problemas para vencer novamente a quarta colocada Estônia, a quem derrotou por 2 a 1 na capital Tálin em setembro.
Grupo D
Ainda sob o choque da apresentação pífia na África do Sul, a França estreou nas eliminatórias com derrota em casa frente à surpreendente Bielorrússia.
Depois disso, porém, a seleção de Laurent Blanc encaixou quatro vitórias
França, Grupo-D
seguidas e assumiu a liderança da chave, enquanto os bielorrussos caíram na Albânia por 1 a 0 em março. O reencontro na cidade de Minsk terá ares de revanche, mas os franceses não podem esquecer que os homens
comandados pelo técnico Bernd Stange estão apenas quatro pontos atrás.
Grupo E
A líder Holanda não entrará em campo na rodada e, com isso, a Suécia terá a chance de se firmar na segunda colocação caso vença a Moldávia fora de
casa. O país escandinavo está a nove pontos dos holandeses, mas tem dois jogos a menos. O atacante Zlatan Ibrahimovic está lesionado e desfalca o selecionado sueco.
Grupo F
Suíça, Grupo-E
Em uma chave bastante aberta, com os quatro primeiros separados por apenas dois pontos, a Grécia continua invicta e terá a tarefa teoricamente mais fácil do quarteto. Os gregos jogarão em casa contra o lanterna Malta  que segue zerado na competição. A Crócia, por sua vez, buscará a revanche sobre a Geórgia, de quem perdeu pelo placar mínimo em março. Dividindo a segunda colocação com os croatas, os israelenses tentarão a terceira vitória seguida, desta vez na visita à Letônia.
Grupo G
Inglaterra e Montenegro, que já têm seis pontos sobre a concorrência, terão uma chance de ouro para abrirem distância recebendo Suíça e Bulgária, respectivamente. Vale lembrar que a seleção montenegrina é a única de todos os grupos que ainda não foi vazada nas eliminatórias. No entanto, o ataque do país produziu apenas três gols em quatro jogos.
Olho nele
O francês Abou Diaby já demonstrou diversas vezes que possui as qualidades necessárias para ser o herdeiro de Patrick Vieira na intermediária dos Bleus. Infelizmente, porém, a carreira do meio-campista do Arsenal já foi freada por repetidas contusões. Na atual temporada, ele conseguiu disputar apenas 20 dos 58 jogos do clube inglês. "É uma situação frustrante", diz o jogador, que pretende superá-la com a confiança que recebeu do treinador Laurent Blanc.
O número
21
Mark van Bommel não costuma facilitar a vida dos adversários, mas é exatamente ele o jogador que sofreu o maior número de faltas desde o começo das eliminatórias (21 em 342 minutos). Além disso, o volante holandês é apenas o décimo na lista dos que mais cometeram infrações (13).
O que eles disseram"Os meus atletas são os melhores embaixadores do país. Graças ao nosso futebol, as pessoas nas ruas podem voltar a ter orgulho da nação."
Georges Leekens, técnico da Bélgica
Dê a sua opinião
Geórgia e Armênia podem surpreender Croácia e Rússia, respectivamente, jogando na casa do adversário?