O astro argentino do Barcelona, Lionel Messi, conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Troféu Di Stéfano, concedido ao melhor jogador do Campeonato Espanhol. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo jornal esportivo Marca, organizador da premiação.
Messi ultrapassou novamente o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), segundo lugar, e o seu companheiro espanhol do Barça, Xavi Hernandez, teceiro colocado. Os vencedores desta campanha, portanto, são os mesmos da temporada anterior, 2009-2010, e na mesma ordem. Nas últimas quatro edições deste prêmio, o argentino venceu três.
Para a escolha dos vencedores, os leitores do jornal Marca elegem uma lista com os melhores do campeonato nacional e um jurado de especialistas designa posteriormente os ganhadores. O corpo de jurados deste ano contou com ex-estrelas como Andoni Zubizarreta, Fernando Hierro, Luis Suárez ou Emilio Butragueño, além do técnico italiano da Inglaterra, Fabio Capello.
Messi terminou a temporada espanhola como segundo maior goleador, com 31 gols, sendo superado apenas por Cristiano Ronaldo, que fez 41. O argentino foi vencedor do Campeonato Espanhol e também da Liga dos Campeões, onde somou 12 gols, igualando assim o recorde do holandês Ruud Van Nistelrooy.
Após o novo prêmio, Messi mira outros, como a terceira Bola de Ouro da FIFA consecutiva. Antes, porém, ele tem um novo desafio: conquistar a Copa América com a Argentina, país anfitrião do torneio sul-americano, que acontece de 1º a 24 de julho.