Depois de cumprimentar seus companheiros e os adversários, o colombiano Falcao Garcia se dirigiu ao trio de arbitragem no centro do gramado para pedir a bola do jogo. Ele merecia. Nesta quinta-feira, o atacante exibiu muita técnica na grande área e marcou quatro vezes na goleada do FC Porto sobre o Villarreal que deixa o time muito perto da decisão da UEFA Europa League, em Dublin.
O que dizer mais sobre a temporada do Dragão? Em casa, a equipe dirigida por André Villas-Boas anotou cinco gols de uma vez pela terceira partida consecutiva no torneio continental, depois de ter demolido o Spartak Moscou com um placar agregado de 10 a 3 nas quartas de final. Tantas chances criadas, que Falcao aproveita sem se cansar. Ele já soma agora 15 gols em 12 jogos, sendo o artilheiro disparado do torneio.
O FC Porto luta pela conquista de uma tríplice coroa na temporada. Campeão da Liga ZON Sagres com muitas rodadas de antecipação, o clube também está na decisão da Taça de Portugal (agendada para o dia 22 de maio, contra o Vitória de Guimarães).
Na final da UEFA Europa League, o Dragão pode ter o Benfica pela frente novamente, arquirrival que superou na semifinal da Taça de Portugal e no jogo do título do campeonato nacional.
No Estádio da Luz, os Águias venceram o Braga por 2 a 1, tendo direito a jogar pelo empate na partida de volta, podendo se classificar. O zagueiro Jardel abriu o placar aos 50 minutos, e os visitantes empataram logo a seguir, aos 53, com Vandinho. Por fim, aos 59 minutos, completando uma sequência eletrizante, Óscar Cardozo definiu o triunfo lisboeta.
Jogão no Dragão
Em um primeiro tempo nivelado, FC Porto e Villarreal tiveram grandes chances de gol, mas o time espanhol pecou nas finalizações e perdeu a oportunidade de abrir uma boa vantagem já no início da partida. Nilmar chegou a ficar cara a cara com Helton e finalizou com força, e o seu compatriota fez excelente defesa.
Giuseppe Rossi também deixou de marcar algumas vezes, depois de avançar em velocidade aproveitando bobeira da defesa portuguesa. No fim da primeira etapa, Cani abriu o placar com um belo gol, depois de receber cruzamento perfeito de Nilmar.
O empate do time da casa saiu logo no início do segundo tempo. Falcao invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Diego López. O próprio atacante colombiano cobrou o pênalti e fez o primeiro de seus três gols no jogo.
O empate abalou o Villarreal, que não conseguiu manter na etapa final o mesmo ritmo que no primeiro jogo. Depois de Rossi desperdiçar mais uma grande oportunidade de frente para Helton, o FC Porto começou sua reação e passou a pressionar o time espanhol.
Aos 15 minutos, Freddy Guarín fez bela jogada e finalizou em cima de Diego López. O goleiro deu rebote, que, dessa vez, o colombiano não desperdiçou, cabeceando por baixo das pernas de López para marcar o gol da virada. Em seguida, Hulk driblou a zaga espanhola e cruzou para Falcao García ampliar. Aos 30 minutos, mais um gol produzido pela dupla Guarín-García. O meio-campista bateu falta e o atacante completou de cabeça para o fundo das redes, marcando seu terceiro tento na partida. Ainda teve tempo de Falcao García anotar seu quarto gol, cabeceando após cobrança de escanteio, e selando a goleada.