Próximo de conquistar o seu 15º título nacional no Reino Unido, além de ter no currículo seis troféus de competições continentais europeias e uma conquista da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, "Sir" Alex Ferguson é um verdadeiro gigante do futebol.

Conhecido por muitos como o "Poderoso Chefão", o técnico nascido em Glasgow está prestes a completar 25 anos de reinado no Manchester, período em que obteve verdadeiros milagres, viveu momentos polêmicos e cultivou rixas com adversários como Arsène Wenger, Rafael Benítez e Kevin Keegan.

A mentalidade de Ferguson foi moldada pelas ideias socialistas e operárias do bairro de Govan, perto dos estaleiros do rio Clyde. A seguir, o FIFA.com traz em frases um pouco das opiniões de uma figura bastante carismática.

"O meu maior desafio não é o que está acontecendo no momento. O meu maior desafio foi derrubar o Liverpool do seu poleiro."
Ferguson sobre a sua maior conquista

"Ao final deste jogo, vocês estarão a apenas dois metros do troféu da Liga dos Campeões, e se perdermos vocês não poderão nem tocar nele. E muitos de vocês nunca conseguirão chegar mais perto. Nem ousem voltar aqui sem darem tudo."
Ferguson durante o intervalo da final da Liga dos Campeões da Europa em 1999, contra o Bayern de Munique

"Não posso acreditar. Não posso acreditar. Futebol. Que coisa!"
Ferguson depois de vencer aquela final contra o Bayern com uma virada espetacular nos últimos minutos de jogo

"Sir Matt Busby estaria fazendo 90 anos hoje, mas acho que ele estava lá em cima chutando sem parar."
Ferguson reflete sobre a inesquecível vitória em Barcelona

"O conselho mais importante que ele me deu foi o de não ler a imprensa. Foi um ótimo conselho, e desde então não li mais nada.”
Ferguson sobre conselhos de Busby

"Pode ser difícil identificar quem fará sucesso como treinador. Por exemplo, ninguém aqui pensava que Mark Hughes viraria técnico, de jeito nenhum, e todos nós achávamos que Bryan Robson seria certamente um técnico de primeira."
Ferguson sobre os seus ex-jogadores que viraram técnicos

"Dizem que ele é um homem inteligente, certo? Fala cinco línguas! Tenho um garoto de 15 anos da Costa do Marfim que fala cinco línguas!”
Ferguson sobre Arsène Wenger

"Ele estava cheio de papo furado, me chamando de Chefe e Grandão no nosso drink após o jogo de ida. Mas teria sido melhor se as saudações dele tivessem vindo acompanhadas de uma taça de vinho decente. O que ele me deu foi removedor de tinta."
Ferguson sobre José Mourinho

"Eles vêm com a história de que 'a Inglaterra é tão forte, somos terríveis no jogo aéreo, não conseguimos isso, não conseguimos aquilo'. Depois ganham por 3 a 0."
Ferguson sobre a bajulação italiana

"Aquele rapaz deve ter nascido em impedimento."
Ferguson sobre Filippo Inzaghi

"Apostei com ele que ele não faria 15 gols no campeonato nacional, e vou precisar mudar a minha aposta. Se ele chegar a 15, vou poder mudar porque sou o técnico. Vou passar para 150 agora."
Ferguson sobre Cristiano Ronaldo

"Se ele fosse um pouquinho mais alto, seria o melhor zagueiro do Reino Unido. O pai dele tem 1,88 m. É bom conferir o leiteiro."
Ferguson sobre Gary Neville

"David Beckham é quem melhor sabe chutar uma bola no Reino Unido e não é por dádiva divina, mas porque ele treina com uma dedicação incansável que a vasta maioria dos jogadores menos dotados nem imaginaria."
Ferguson sobre David Beckham

"Foi um incidente absurdo. Se eu tentasse cem ou um milhão de vezes, não aconteceria de novo. Se eu conseguisse, teria continuado jogando!"
Ferguson sobre a vez em que acertou uma chuteira na cabeça de David Beckham

"Seja correndo com a bola dominada ou saindo em disparada, Ryan pode deixar os melhores jogadores de defesa com 'sangue torto'."
Ferguson sobre Ryan Giggs

"Lembro-me de quando o vi jogar pela primeira vez. Ele tinha só 13 anos e flutuava sobre o chão como um cocker spaniel perseguindo um pedaço de papel prateado ao vento."
Ferguson sobre Giggs

"Quando o contratamos (Rooney) aos 18 anos, todo mundo perguntou como ele seria aos 21. Agora ele tem 21, e as pessoas estão perguntando como ele será aos 25. O destino sempre quis assim."
Ferguson sobre Wayne Rooney

"Às vezes a gente olha para um campo, vê uma vaca e acha que é uma vaca melhor do que a que a gente tem no nosso campo. É assim mesmo. Certo? Só que nunca acaba sendo como se imagina."
Ferguson sobre o breve flerte de Rooney com o Manchester City

"É o City, não é? É um clube pequeno com uma mentalidade pequena. Só sabe falar do Manchester United. Não consegue se livrar disso."
Ferguson sobre o City

"Às vezes a gente tem um vizinho barulhento. Não dá para fazer nada. Ele vai continuar barulhento para sempre. É necessário ir em frente com a vida, ligar a televisão e colocar o volume um pouco mais alto. Hoje os jogadores mostraram o seu futebol. Essa é a melhor resposta de todas."
Ferguson depois de uma vitória no clássico da cidade

"O primeiro tempo poderia ter terminado 20 a 0. Mas daí o bom senso dominou, ou o futebol chato dominou!"
Ferguson sobre a vitória de 3 a 2 diante do Fulham em 2005

"Está ficando arrepiante agora. De mexer a bunda na cadeira."
Ferguson sobre as semanas finais da disputa pelo título de 2002/03