Um campeão em queda livre, um gigante que se reergueu e um superclássico que parou a Europa no sábado: Internazionale de Milão, Bayern de Munique e o confronto entre o Barcelona e o Real Madrid foram os maiores destaques dos últimos dias na região. Além disso, o Olympique de Marselha conseguiu uma importante vitória na França e o Manchester United ficou cada vez mais perto do título.
O FIFA.com resume os principais acontecimentos do final de semana nas mais importantes ligas nacionais da Europa.

La Liga
: Equilíbrio no duelo de titãs
Não teria sido difícil adivinhar quem seriam os protagonistas do clássico entre Barcelona e Real Madrid. Mesmo que tenham em muitas ocasiões parado na forte marcação de ambas defesas, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo balançaram as redes em cobranças de penalidades máximas e foram os responsáveis pelo empate em 1 a 1 no Santiago Bernabéu. Para o Barça, que abriu o placar e ainda viu o rival perder Raúl Albiol, expulso, o empate sofrido no final teve até gosto amargo, mas não alterou a margem de oito pontos que sustenta para os merengues. Pelo contrário, com seis rodadas para o término da temporada, os catalães deram mais um passo rumo ao título, principalmente por terem, a partir de agora, jogos teoricamente mais tranquilos pela frente. Já o Real Madrid parece cada vez mais conformado com o vice e deposita as fichas na final da Copa do Rei e nos confrontos pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, nas próximas semanas.
Um clube que dificilmente ficará de fora da próxima edição do principal torneio continental da Europa é o Valência. A equipe derrotou o lanterna Almeria por 3 a 0 e está firme na terceira colocação. Enquanto isso, o Sevilla tropeçou na luta pela quarta colocação ao perder do Getafe por 1 a 0. Bom para o Villarreal, que recebe o Real Zaragoza nesta segunda para consolidar sua posição.
Os três primeiros: Barcelona (85), Real Madrid (77) e Valencia (63)
Os três últimos: Zaragoza (33), Hércules (30) e Almeria (26)
Artilharia: Lionel Messi (30), Cristiano Ronaldo (29), David Villa (17)
O número: 23 — O Barcelona não perde fora de casa pelo Campeonato Espanhol há 23 rodadas, um recorde que só vem aumentando a cada rodada.

Premier League: Arsenal se distancia da briga
Uma equipe que não consegue vencer em casa na reta final de um campeonato está com sérios problemas. O Arsenal está exatamente nessa situação. Enquanto o líder Manchester United entrou em campo apenas pela Copa da Inglaterra, os Gunners precisaram se contentar com o empate com o Liverpool, o terceiro consecutivo em casa. E ele veio de forma dramática, com dois gols já nos acréscimos do segundo tempo. Robin van Persie abriu o placar de pênalti aos 53 minutos, mas Dirk Kuyt ainda teve tempo de empatar aos 57, da mesma forma. O longo tempo extra foi necessário porque o zagueiro dos Reds Jamie Carragher sofreu uma séria lesão.
Quem não vacilou foi o terceiro colocado Chelsea, que derrotou o West Bromwich por 3 a 1. O Everton venceu o Blackburn por 2 a 0 e ainda tem esperanças de disputar a Liga Europa da UEFA na próxima temporada. Na parte de baixo da tabela, o lanterna Wigan Athletic conseguiu a vitória por 3 a 1 sobre o Blackpool, chegando à 17ª colocação e deixando a zona de rebaixamento.
Os três primeiros: Manchester United (69 pontos), Arsenal (63), Chelsea (61)
Os três últimos: Blackpool (33), West Ham (32) e Wolverhampton (32)
Artilharia: Dimitar Berbatov (21), Carlos Tévez (19), Darren Bent (14)
O número: 7 — Após sete partidas invicto, o West Bromwich sofreu a sua primeira derrota com o técnico Roy Hodgson no comando.

Serie A: Sentimentos antagônicos em Milão
A atual campeã italiana está vivendo um péssimo momento. Após a derrota no clássico de Milão e a eliminação da Liga dos Campeões, a Inter agora tropeçou diante do Parma por 2 a 0 e deu adeus a praticamente todas as suas esperanças de conseguir mais um "scudetto". O Milan, por outro lado, ficou mais perto de conseguir o seu primeiro título nacional desde 2004 ao vencer a Sampdoria por 3 a 0 com um gol de Robinho. Além disso, o vice-líder Napoli perdeu em casa da Udinese por 2 a 1.
Enquanto isso, a Roma sofreu um duro golpe na sua corrida por uma vaga no principal torneio continental europeu ao ser derrotada por 3 a 2 em casa pelo Palermo. A Juventus também ficou mais distante da Liga dos Campeões, já que apenas empatou sem gols com a Fiorentina. Quem se deu bem foi a Lazio, que se manteve em quarto lugar ao golear fora de casa o Catania por 4 a 1, com mais um gol e boa atuação de Hernanes.
Os três primeiros: Milan (71), Napoli (65), Internazionale (63)
Os três últimos: Sampdoria (32), Brescia (30), Bari (21)
Artilharia: Antonio di Natale (26), Edinson Cavani (25), Marco di Vaio (19)
O número: 2 — A vitória do Palermo contra a Roma foi apenas a segunda da equipe desde o dia 6 de fevereiro. A outra foi sobre o Milan.

Ligue 1: Olympique perto da ponta
A disputa pela liderança está acirrada no Campeonato Francês. O líder Lille tropeçou pela segunda semana seguida, desta vez apenas empatando em 1 a 1 com o Bordeaux, e deixou a concorrência se aproximar. Quem gostou foi o Olympique de Marselha, que derrotou o Montpellier por 2 a 1 no domingo e está a apenas um ponto do primeiro colocado. Para o atual campeão, foi também uma prévia da final da Copa da Liga da França, que acontecerá no próximo domingo justamente contra o Montpellier.
Enquanto isso, as esperanças de título do Rennes diminuíram muito após a derrota por 2 a 1 para o Lorient. O Lyon também tropeçou e perdeu por 1 a 0 do Paris Saint-Germain, que voltou a vislumbrar uma vaga nas competições europeias ao passar para o quarto lugar. Já o lanterna Arles-Avignon caiu diante do Valenciennes pelo placar mínimo e já está matematicamente rebaixado.
Os três primeiros: Lille (59), Olympique de Marselha (58), Lyon (53)
Os três últimos: Caen (35), Lens (29), Arles-Avignon (13)
Artilharia: Moussa Sow (21), Kevin Gameiro (17), Youssef El-Arabi (16)
O número: 5 — Após uma vitória em casa por 2 a 1 para o Nancy, o Saint-Étienne chegou a cinco jogos sem perder. Antes disso, o clube havia sofrido quatro derrotas consecutivas.

Bundesliga: Goleada em Munique
Na primeira partida após a demissão do técnico Louis van Gaal, o Bayern de Munique obteve uma impressionante goleada por 5 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, com três gols de Mario Gómez, que abriu na artilharia do campeonato. Mesmo que não tenha mais chances de título, o resultado foi importante para a equipe da Baviera, que voltou à terceira colocação na Bundesliga, a última a garantir uma vaga para a Liga dos Campeões da Europa, e, melhor ainda, recuperou o moral abalado por resultados frustrantes nos últimos meses.
Para o Bayer, que vinha subindo e sonhando cada vez mais com a possibilidade de conquistar a taça, o tropeço foi péssimo e praticamente selou sua condição de segundo colocado. Isso porque o líder Borussia Dortmund voltou a vencer e abrir uma vantagem de oito pontos após fazer 3 a 0 no Freiburg. Já na luta contra o rebaixamento, o Wolfsburg se manteve em situação complicada. O campeão alemão de 2008-09 contou com os brasileiros Diego, Grafite e Josué como titulares, mas apenas empatou em 2 a 2 com o St. Pauli em casa e seguiu na 16ª colocação, a longínquos quatro pontos do primeiro rival que hoje se salvaria.
Os três primeiros: Borussia Dortmund (69), Bayer Leverkusen (61), Bayern de Munique (55)
Os três últimos: Wolfsburg (29), St. Pauli (29), Borussia Mönchengladbach (26)
Artilharia: Mario Gómez (22), Papiss Cissé (20), Theofanis Gekas (16)
O número: 25 — Atual técnico do Bayer Leverkusen, Jupp Heynckes viajou a Munique para enfrentar o Bayern 13 vezes como jogador e 12 como técnico, mas nunca venceu. Ao término da temporada, ele muda de lado e parte para a Baviera para assumir o comando do maior campeão da Alemanha.

E o que mais?
A reta final do Campeonato Holandês está cada vez mais emocionante, já que o atual campeão Twente apenas empatou em 1 a 1 com o De Graafschap e cedeu a liderança ao PSV, que venceu o Heracles por 2 a 0. Os dois clubes agora estão empatados com 65 pontos, enquanto o Ajax, que derrotou o NEC por 2 a 1, tem um ponto a menos.
Outra surpresa no alto da tabela aconteceu na Sérvia, onde o líder Partizan foi derrotado por 1 a 0 pelo Vojvodina e o seu concorrente Estrela Vermelha empatou em número de pontos após vencer o Metalac por 1 a 0.
Na Turquia, o líder Trabzonspor foi derrotado por 1 a 0 pelo atual campeão Bursaspor, mas permanece na liderança com 69 pontos, dois a mais do que o Fenerbahçe.
 
Copa da Inglaterra
O sonho do Manchester United de conquistar a tríplice coroa chegou ao fim. Nas semifinais da Copa da Inglaterra, a poderosa equipe comandada por Alex Ferguson foi derrotada por 1 a 0 pelo seu rival local, o Manchester City. Yaya Touré foi o autor do gol que garantiu a vaga dos Citizens na final do prestigiado torneio em Wembley. O adversário será o Stoke City, que goleou o Bolton por nada menos do que 5 a 0.