Postagens populares

terça-feira, 19 de abril de 2011

Goleadores em alta em semana decisiva

(FIFA.com) Terça-feira 19 de abril de 2011
A análise estatística semanal do FIFA.com traz as marcas alcançadas pelos incansáveis Clarence Seedorf e Graham Alexander, os três gols de Mario Gomez e Denis Stracqualursi e a reconciliação dos maiores astros do superclássico espanhol com o caminho das redes.
 
1000 partidas no futebol inglês era uma marca que apenas um jogador de linha havia atingido até o último sábado. Tony Ford agora divide a façanha com o capitão do Burnley, Graham Alexander, que completou o seu milésimo jogo na vitória de 2 a 1 sobre o Swansea. O escocês de 39 anos, que coincidentemente atuou ao lado de Ford no Scunthorpe United no início da década de 1990, acumulou a cifra ao longo de 20 temporadas no esporte profissional, disputando mais de 150 confrontos em cada um dos quatro clubes que defendeu. Se ainda não bastasse, o volante vestiu a camisa da Escócia em 40 oportunidades desde que debutou na seleção aos 30 anos e, na última temporada, se tornou o estreante mais velho da história do Campeonato Inglês. Mas Alexander não foi o único atleta a inscrever o seu nome no livro dos recordes da Inglaterra no fim de semana. O holandês Dirk Kuyt anotou o gol mais tardio da Premier League ao empatar para o Liverpool no duelo com o Arsenal quando o relógio indicava 56 minutos e 48 segundos da etapa complementar.
 
395 jogos pelo Milan renderam mais um recorde à coleção do holandês Clarence Seedorf. Nenhum atleta estrangeiro disputou tantas partidas pelo clube italiano quanto o meio-campista, que superou a marca do sueco Nils Liedholm no sábado passado. Seedorf comemorou o feito em grande estilo, marcando o seu 55º tento na Série A na goleada de 3 a 0 sobre a Sampdoria. Os rossoneri sofreram apenas um gol no Estádio San Siro nos últimos 12 confrontos válidos pelo campeonato nacional e agora ostentam o melhor ataque e a defesa menos vazada do país, com 59 gols a favor e 23 contra. Aliás, o fim de semana não poderia ter sido mais festivo para o time do técnico Massimiliano Allegri. Isso porque a rival Internazionale sofreu a sua terceira derrota seguida, completando 252 minutos sem balançar as redes na competição, enquanto o Napoli perdeu de 2 a 1 para a Udinese e chegou a seis jogos sem vitória contra os Zebrette no Italiano.
 
4 hat tricks receberam a assinatura de Mario Gomez na atual temporada, fazendo do atacante do Bayern de Munique o terceiro jogador a conseguir o feito na mesma campanha da Bundesliga e o primeiro a realizá-la em 34 anos — o último a marcar três gols em uma partida em quatro ocasiões na mesma temporada havia sido o ídolo do Colônia, Dieter Müller. Gomez, que começou jogando ao lado de Miroslav Klose pela primeira vez desde 2009, acumula agora sete trincas de gols na primeira divisão germânica, cifra superada por apenas sete atletas na história do futebol alemão. Contudo, o tento que abriu o placar para o Bayern na goleada de 5 a 1 sobre o Bayer Leverkusen foi do volante Simon Rolfes e representou o quarto gol contra de que o maior campeão da Alemanha se beneficiou em 2010/11 — mais do que todos os outros times da Bundesliga. Embora o placar final tenha agradado a torcida bávara, o Leverkusen limitou o Bayern a apenas 39% de posse de bola. O time não participava tão pouco de um jogo desde novembro de 2008.
 
3 gols de um mesmo jogador contra o Boca Juniors em plena Bombonera é uma façanha para poucos. Na verdade, passaram-se exatamente 14 anos até que o herói do triplete do Tigre, Denis Stracqualursi, conseguisse igualar a proeza obtida pela última vez por Guillermo Barros Schelotto. O atacante do Gimnasia marcou para sempre a reinauguração do Estádio do Boca, no dia 6 de maio de 1995, balançando a rede três vezes na goleada de 6 a 0 do time de La Plata. Alguns meses mais tarde, claro, Schelotto foi contratado pelos xeneizes e se tornou um dos maiores ídolos do clube portenho, vencendo seis Campeonatos Argentinos e quatro Libertadores. Ainda é incerto o que o futuro reserva para Stracqualursi, mas o astro do empate em 3 a 3 do último domingo foi artilheiro do Apertura e está novamente no topo da lista de goleadores do Clausura com oito gols, dos quais seis foram marcados nos quatro jogos mais recentes.

0 gol contra o Barcelona, zero gol contra times comandados por José Mourinho: este era o retrospecto que Cristiano Ronaldo e Lionel Messi encerraram no sábado, no primeiro dos quatro superclássicos entre Real Madrid e Barcelona das próximas semanas. O atacante português nunca havia balançado as redes do time catalão nos seis duelos anteriores com Manchester United e Real, mas quebrou o tabu de pênalti no final do dérbi, chegando a 41 gols na temporada. O camisa 7 madridista também marcou contra o Tottenham no começo da semana, tornando-se o quarto jogador da história do Real a superar o marco de 40 gols na mesma temporada, depois de Ferenc Puskás (47 em 1959/60), Alfredo Di Stéfano (43 em 1956/57) e Hugo Sánchez (43 em 1986/87 e 42 em 1989/90). Messi, por sua vez, também converteu penalidade para por fim à série de 12 partidas sem gol contra equipes de Mourinho. O penal transformou o argentino no segundo maior artilheiro do Barça no clássico, igualado com Estanislau Basora com oito tentos e a quatro do recordista César Rodríguez. Além disso, com os pênaltis dos dois craques, o Estádio Santiago Bernabéu assistiu ao primeiro empate em jogos válidos pelo Campeonato Espanhol em mais de dois anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário