A noite foi de comemoração para os dois times brasileiros que entraram em campo pela Copa Libertadores nesta quarta-feira: Cruzeiro e Santos venceram suas partidas e deram bons passos rumo à classificação às quartas de final da competição continental. Melhor equipe da primeira fase, a Raposa bateu o Once Caldas em Manizales, na Colômbia, por 2 a 1, e ficou em situação confortável para a partida de volta, na próxima quarta-feira, na Arena do Jacaré. Já o Peixe conquistou uma vitória simples sobre o América, na Vila Belmiro, mas parte em vantagem para o jogo de volta, no México.
Arrasador na fase de grupos, o Cruzeiro chegou à sua décima vitória seguida na temporada e de quebra acabou com a invencibilidade do Once Caldas jogando em casa contra equipes brasileiras. Mesmo sem Thiago Ribeiro e Pablo, os mineiros conseguiram segurar o ímpeto dos donos da casa durante toda a primeira etapa e chegaram ao primeiro gol aos 27 minutos do segundo tempo, com Wallyson, após bom lance de Ortigoza.
O paraguaio, aliás, entrou no decorrer da segunda etapa para mudar a história do jogo. Depois de ajudar a equipe a abrir o placar, o jogador foi lançado com categoria por Montillo e invadiu a área antes de tocar na saída de Martínez, aos 38, ampliando a vantagem do Cruzeiro. No fim, Nuñes aproveitou falha da defesa cruzeirense e, de cabeça, descontou para os colombianos já aos 43 da etapa final.
O Cruzeiro volta agora suas atenções para o Campeonato Mineiro. No domingo, a Raposa encara o América-TO em Sete Lagoas pela segunda partida da semifinal. Na próxima quarta-feira, a equipe recebe o Once Caldas na Arena do Jacaré para definir a vaga nas quartas de final.
Na Vila Belmiro, o Santos venceu o América do México por 1 a 0 e joga por um empate no jogo de volta, próxima terça-feira, em Querétaro, no México. O América precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto - caso vença pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis. Antes da partida de volta, entretanto, o Peixe enfrenta o São Paulo pela semifinal do Campeonato Paulista. 
Prestes a encarar o Pumas em um confronto decisivo pelo Campeonato Mexicano, o América poupou alguns de seus titulares e foi pouco agressivo na Vila Belmiro. Bem postado na marcação, o time dificultou a vida dos donos da casa, que só chegaram ao gol aos 38 minutos: Neymar puxou belo contra-ataque pela esquerda, fugiu da marcação de três mexicanos e tocou para Ganso, que dominou e acertou um belo chute colocado no canto esquerdo. Depois de uma segunda etapa morna, a equipe brasileira confirmou a vitória na primeira partida, que terminou com a expulsão de Layún, após lance duro em Neymar, aos 46 minutos.
Também nesta quarta, Estudiantes (ARG) e Cerro Porteño (PAR) não saíram do 0 a 0 na Argentina, enquanto Jaguares (MEX) e Junior Barranquilla (COL) empataram em 1 a 1 no México.