Difícil não é chegar ao topo, mas permanecer lá. A máxima é antiga, mas resume bem a dura vida de artilheiro. A poucas rodadas do fim dos campeonatos europeus, o uruguaio Diego Forlán, Chuteira de Ouro da Europa em 2008/09, quando marcou 32 gols pelo Atlético de Madri, e o compatriota Luis Suárez, goleador máximo do ano passado com 35 gols pelo Ajax, não aparecem nem entre os dez primeiros da atual temporada.
A ausência da dupla segue a "regra". A exceção que a confirma é Lionel Messi, único remanescente da lista dos três principais artilheiros do continente no ano passado, contabilizados apenas os gols válidos pelas ligas nacionais. Nesta temporada, aliás, o Bola de Ouro FIFA 2010 vem protagonizando um duelo espetacular com o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid: eles têm cinco e três gols de vantagem, respectivamente, sobre os adversários.
O FIFA.com faz um giro pela Europa e mostra quem ocupa o topo da artilharia nos principais campeonatos nacionais e está, consequentemente, na briga pela Chuteira de Ouro do continente. Antes, vale ressaltar que, entre o primeiro e o décimo colocados do ranking, já são 11 gols de diferença. Uma distância continental.
Dois duelos "caseiros"
Afora os gols anotados na Liga dos Campeões da UEFA, Messi e Cristiano Ronaldo têm voado baixo no ranking de goleadores do Campeonato Espanhol. O craque do Barça marcou 31 gols (quatro de pênalti) em 30 partidas, o que representa uma assombrosa média de 1,03 por jogo. Além disso, ainda fez história no último sábado, contra o Osasuna, ao balançar as redes pela 50ª vez na temporada — somadas todas as competições — e bater o recorde que Ferenc Puskás detinha desde 1959/60.
Embora tenha passado alguns jogos no departamento médico, Cristiano Ronaldo tem conseguido seguir o argentino de perto, com 29 gols (sete de pênalti) em 30 partidas, média de 0,97. Um dos artilheiros da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, David Villa parece mesmo destinado a assistir ao duelo na confortável terceira posição, com 18 gols em 32 jogos (média de 0,56), um desempenho, porém, mais do que respeitável.
Logo atrás da dupla de rivais do futebol espanhol, vem o duelo entre um veterano e um jovem talento do Campeonato Italiano. Antonio di Natale, de 33 anos, é um goleador renomado, dono de uma invejável média de mais de 20 gols por temporada nos últimos anos. Na atual, ele já fez 26 (cinco de pênalti) em 32 jogos (0,81) pela Udinese, contra 29 em 35 partidas em 2009/10. Dez anos mais novo, mas não menos eficaz, o uruguaio do Napoli Edinson Cavani também tem 26 gols, mas em 33 confrontos. Quem também vem em ótima forma é o camaronês Samuel Eto’o, com 20 gols (cinco de pênalti) pela Internazionale, bem acima de outros nomes consagrados como o sueco Zlatan Ibrahimovic, que tem 14 com a camisa do Milan, ou Francesco Totti, de 34 anos, que soma 12 com a Roma.
O quinto colocado da artilharia europeia é o pesadelo dos goleiros no Campeonato Alemão. Apesar da temporada opaca do Bayern de Munique, Mario Gómez foi responsável por 23 gols da equipe (um de pênalti), desempenho muito acima do obtido pelos ilustres companheiros Thomas Müller (10 gols) e Arjen Robben (9). Aos 25 anos, Gómez é um dos três jogadores em toda a história a ter conseguido quatro hat tricks na mesma temporada da Bundesliga, mas agora ele só tem três rodadas para tentar alcançar os líderes. A temporada, por outro lado, não tem sido boa para Lukas Podolski, autor de 12 gols, enquanto Raúl (também 12) mostrou que continua tão perigoso quanto nos tempos de Real Madrid.
Artilheiros de primeira viagem
Uma das referências do ataque do Porto ao lado do colombiano Falcao Garcia, Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, lidera a artilharia em Portugal, país que tem três representantes nas semifinais da Liga Europa. O brasileiro fez 22 gols em 25 partidas e ainda deu 13 assistências. Não são poucos os clubes europeus de olho no atacante nos últimos meses.
Na Premier League, lugar de artilheiro é em Manchester. Embora as atenções estivessem voltadas para Didier Drogba (11 gols), Wayne Rooney (10) e Fernando Torres (10), foi o búlgaro do Manchester United Dimitar Berbatov que assumiu o papel de goleador, marcando 21 gols, dois a mais que o argentino Carlos Tévez, do rival Manchester City. Atrás da dupla de estrangeiros, mas já distante da disputa pela Chuteira de Ouro europeia, aparece Darren Bent, do Aston Villa, primeiro inglês da lista.
Assim como Berbatov, o artilheiro do Campeonato Francês é uma verdadeira surpresa. Afinal, ninguém esperava que o senegalês do Lille Moussa Sow (21 gols, nenhum de pênalti) liderasse as estatísticas a esta altura da competição. O escocês Kenny Miller, por sua vez, também deixou a sua marca 21 vezes nesta temporada, mas com a particularidade de ter feito 12 com a camisa do Glasgow Rangers até o dia 21 de janeiro e, em seguida, mais nove pelo Bursaspor, da Turquia.
Fechando o Top 10 europeu, o norte-irlandês do Linfield Peter Thompson faz a sua primeira aparição, com 20 gols (nenhum de pênalti), enquanto que o suíço do Basel Alexander Frei, velho habitué das listas de artilheiros, marca presença aos 31 anos, com 20 gols em 28 partidas. Mais atrás, porém com bastante destaque, aparece o meia Alex, do Fenerbahçe. Com seus 21 gols até o momento, ele é o segundo brasileiro da lista.