AFP
(clic na imagem para ver o tamanho original)

A Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011 teve a sua primeira noite de fortes emoções nesta quarta-feira, dia 27 de abril, com a realização do esperado sorteio final no Centro de Convenções da cidade de Cartagena. No evento, os 24 países participantes puderam conhecer os seus adversários e as sedes onde disputarão a primeira fase do torneio, que terá início no dia 29 de julho com o confronto entre a Seleção Brasileira e a equipe do Egito, cidade de Barranquilla.
Contando com 600 convidados e 200 jornalistas, a cerimônia foi marcada por cores e muita emoção. A apresentação da música oficial da competição, "Nuestra Fiesta", de Jorge Celedón e Jimmy Zambrano, acompanhada de um colorido e numeroso grupo de dança, deixou todos no clima do Mundial.
"A Colômbia tem a força de vontade necessária para organizar o melhor Mundial de Juniores da história da FIFA", assegurou Luis H. Bedoya Giraldo, presidente da Federação Colombiana de Futebol e do Comitê Organizador Local. Depois dele, falaram também Jack Warner, vice-presidente da FIFA e presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos Calderón. "Este torneio significa demais para o país: em termos de estrutura, em termos de turismo, para as crianças e jovens. Vamos mostrar ao mundo o país fantásticos que temos", declarou o mandatário colombiano.
Tudo estava pronto para o prato principal: o sorteio das bolinhas que confirmariam os grupos do torneio. Um vídeo com os melhores momentos das últimas edições do certame antecedeu a entrada de Gordon Savic, que conduziu o sorteio ao lado da prefeita Judith Pinedo e de figuras como Oscar Córdoba e Carlos Valderrama, que já defenderam a Colômbia na Copa do Mundo da FIFA, além da talentosa colombiana Yoreli Rincón, que disputará o Mundial Feminino deste ano na Alemanha.
Surpresas e novidades
Atual vice-campeã da competição - quando foi derrotada por Gana, nos pênaltis, na edição do Egito 2009 -, a Seleção Brasileira enfrentará justamente os Faraós em sua estreia pelo Grupo E. Além dos egípcios, a chave tem o Panamá e a Áustria, que ficou com a última vaga em jogo no Campeonato Europeu Sub-19 da UEFA. Os brasileiros comandados pelo técnico Ney Franco, campeões sul-americanos sub-20 no início do ano, esperam contar com gente como Neymar e Lucas para tentar buscar seu quinto título mundial na categoria e o primeiro desde a edição de 2003, nos Emirados Árabes Unidos.

Já a seleção portuguesa tentará repetir as históricas campanhas vitoriosas de 1989 e 91 num grupo que promete ser acirrado, com a presença do Uruguai, vice-campeão sul-americano, de Camarões, além de uma equipe da OFC (Confederação de Futebol da Oceania), que será definida nos próximos dias, no torneio eliminatório disputado em Auckland, na Nova Zelândia.
Os grupos ficaram definidos da seguinte maneira:
Grupo A (Bogotá/Cáli)
Colômbia (COL)
França (FRA)
Mali (MLI)
Coreia do Sul (KOR)
Grupo B (Cáli/Bogotá)
Portugal (POR)
Uruguai (URU)
Camarões (CMR)
Campeão da Oceania (a ser definido)
Grupo C (Manizales/Pereira)
Austrália (AUS)
Equador (ECU)
Costa Rica (CRC)
Espanha (ESP)
Grupo D (Armenia/Pereira)
Croácia (CRO)
Arábia Saudita (KSA)
Nigéria (NGA)
Guatemala (GUA)
Grupo E (Barranquilla/Cartagena)
Brasil (BRA)
Egito (EGY)
Áustria (AUT)
Panamá (PAN)
Grupo F (Medellín/Cartagena)
Argentina (ARG)
México (MEX)
Inglaterra (ENG)
Coreia do Norte (PRK)