Postagens populares

quinta-feira, 29 de março de 2012

Liderado por 'louco romântico', Bilbao enfrenta goleador da Liga Europa

   Equipe do técnico Marcelo 'Loco' Bielsa visita o Schalke 04, que conta com o atacante Huntelaar, artilheiro da competição com nove gols

Por Fábio Lima Rio de Janeiro
 
   Sem levantar um caneco há 28 anos, o Athletic Bilbao surge como um dos favoritos ao título da Liga Europa depois de eliminar o gigante Manchester United nas oitavas de final. Nesta quinta-feira, os espanhóis enfrentarão o Schalke 04, do artilheiro Huntelaar, na Alemanha, pelo jogo ida das quartas, em mais um passo na busca da primeria conquista internacional de sua história. O sucesso na temporada se deve à união entre um treinador que tem uma visão romântica do futebol com um clube que, em 99 anos, sempre manteve-se fiel à sua história e ao seu povo.

Marcelo Bielsa Athletic Bilbao (Foto: Agência AP)
Marcelo Bielsa recusa-se a vestir ternos nas partidas (Foto: Agência AP)
 
Loucura e romantismo
   O argentino Marcelo Bielsa assumiu o comando do Athletic como promessa de campanha. O ex-jogador Josu Urrutia garantiu que contrataria o técnico caso fosse eleito presidente. Resultado: ganhou com a maior diferença de votos da história do clube. O treinador tem uma visão que foge da cultura de gastos milionários e não aceitaria ser contratado por endinheirados como Manchester City, Chelsea ou Real Madrid. O Bilbao, que contraria os padrões do futebol por ter em seu elenco apenas atletas com raízes no País Basco, acabou sendo o lugar ideal para que Bielsa pudesse cometer suas "loucuras".
- Há muitos elementos que resultam no contato com o Athletic. O trabalho com os jogadores da base, com jovens. O Athletic também responde a uma certa filosofia romântica, uma equipe de contracultura, que não contrata jogadores que não sejam bascos. Vejo um pouco de idealismo romântico nisso. Bielsa é um treinador que quando elege um lugar para trabalhar, pensa em muito mais coisas que um treinador normal, as exigências dele são muito maiores, com uma análise integral, sem preocupar-se apenas se a equipe tem um bom plantel - explicou o jornalista Román Iucht, autor da biografia "Tudo pelo futebol: Marcelo Bilesa, o último romântico", por telefone.

comemoração Athletic Bilbao (Foto: EFE)
Athletic está bem na Liga Europa e na Copa do Rei. Já no Espanhol... o time é apenas o 11º (Foto: EFE)
 
Um clube diferente
   Desde sua fundação, o Athletic sempre contou apenas com jogadores de sangue basco. A filosofia é seguida para valorizar as categorias de base. No atual elenco, dos 32 jogadores, 13 são crias do clube e apenas um não nasceu na Espanha. O zagueiro Amorebieta, que completará 27 anos no dia do jogo, é venezuelano, mas filho de pais que nasceram na cidade de Iurreta, no País Basco, mas mudaram-se para a América do Sul a trabalho.
   Além da Liga Europa, o Athletic conseguiu chegar à final da Copa do Rei. A decisão será realizada no dia 25 de maio, em Madri, e o rival será o Barcelona, equipe que indiretamente tem a influência de Bielsa. Antes de iniciar a carreira de treinador, Pep Guardiola fez uma visita ao argentino. Os dois passaram 11 horas reunidos para trocar experiências e analisar vídeos. Guardiola, assim como Alex Ferguson, do Manchester United, já rendeu-se ao "estilo Bielsa" do Athletic.
- Há muito de Bielsa na equipe. A busca pela recuperação da bola sempre com forte pressão no campo rival, a intensidade de jogo, é uma equipe na qual todos os jogadores estão em movimento permanente, buscando o ataque com a bola nos pés. Outra característica fundamental é a busca pela vitória com ética, respeitando o rival, sem exageros nas faltas - detalhou.

Marcelo Bielsa no comando do Atlhetic Bilbao (Foto: AFP)
Treinador também tem como característica acompanhar os jogos agachado na área técnica (Foto: AFP)
 
Louco por futebol
   Marcelo Bielsa vem de uma família que tem tradição no setor jurídico, mas tornou-se a ovelha negra ao optar pelo esporte bretão. Como jogador, defendeu seu clube de coração, o Newell's Old Boys, e outras equipes de menor expressão. O pai nunca viu o filho em ação com a alegação de ser torcedor do rival Rosário Central e por ter ficado desgostoso com o futebol moderno. Como técnico, sua primeira experiência foi em uma equipe universitária. A tentativa não deu certo porque Bielsa já apresentava as características que lhe renderiam o apelido de louco.
- Quando era jovem, Marcelo tinha uma maneira especial de viver o futebol. Quando decidiu ser treinador, isso ficou em evidência. Sua intensidade nos treinamentos virou uma coisa obsessiva. Dizem que não aceita as coisas "mais ou menos" feitas. Ele começou em uma equipe universitária e exigia profissionalismo de estudantes que eram amadores - lembrou Román.

  A maior loucura feita por Bielsa aconteceu em uma de suas primeiras experiências, quando passou a treinar as equipes da base do Newell's. A relação do técnico com o clube, onde conquistou três títulos nacionais, se tornou tão forte que o estádio da equipe de Rosário chama-se Marcelo Bielsa desde 2009.
- Quando estava se preparando para ser treinador, há uma história muito bonita. Ele viajou por toda a Argentina para recrutar jovens jogadores, chegando a fazer testes com 40, 50 pessoas para detectar possíveis atletas profissionais. Ele ficou seis meses cruzando o país, sem ter onde dormir. Muitas vezes passava a noite no próprio carro - acrescentou.
 
Goleador no caminho
   O Athletic Bilbao terá pela frente o artilheiro da Liga Europa. O atacante Huntelaar já marcou nove gols na competição. No Campeonato Alemão, o holandês é o vice-artilheiro, com 22 gols - um a menos que Gómez, do Bayern de Munique. O jogador vem de uma sequência de 14 gols nas últimas nove partidas.
   Os gols ajudam o Schalke 04 a realizar ótima campanha na Bundesliga, ocupando atualmente a terceira colocação, a nove pontos do líder Borussia Dortmund.

Comemoração Huntelaar Schalke  (Foto: AP)
Huntelaar realiza a melhor temporada da carreira (Foto: AP)
 
Espanhóis em ação
   Nos outros confrontos das quartas de final, mais espanhóis em ação. Campeão em 2010, o Atlético de Madri receberá o Hannover no Vicente Calderón. Os alemães marcaram nove gols nos últimos três jogos.
- Neste estágio é quando separamos os homens dos meninos. Espero que os jogadores possam responder adequadamente - afirmou o técnico Diego Simeone, do Atlético.

   O Valencia visita o AZ Alkmaar, que lidera o Campeonato Holandês. A equipe do atacante Jonas eliminou o PSV anteriormente e nunca perdeu para uma equipe holandesa. O Metalist, que tem o melhor ataque da competição com 25 gols marcados, enfrenta o Sporting em Lisboa. Os portugueses eliminaram o poderoso Manchester City nas oitavas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário