O fim de semana de eliminatórias e amistosos mundo afora ofereceu um prato cheio à mais recente análise estatística do FIFA.com, com os marcos alcançados por Ahmed Hassan, Iker Casillas e Gianluigi Buffon, os gols históricos da Inglaterra e Luis Suárez e o fim da longa invencibilidade do Japão.
 
LONDON, ENGLAND - NOVEMBER 15:  Gareth Barry of England (10) is congratulated by team mates as he sc2000   gols na história é o total acumulado pela seleção inglesa após a vitória de 1 a 0 sobre a Suécia ontem, resultado que pôs fim a um antigo tabu para os súditos da rainha. Infelizmente, o gol simbólico na partida de número 902 do English Team saiu por cortesia do zagueiro Daniel Majstorovic, que marcou contra a própria meta e interrompeu a sequência sueca de 12 jogos sem perder para a Inglaterra. O último triunfo britânico sobre a equipe escandinava havia acontecido em 1968, com oito empates e quatro derrotas registrados no período. E esta não foi a única vitória da equipe comandada por Fabio Capello na semana. Na sexta-feira, os ingleses fizeram 1 a 0 na Espanha e comemoraram o primeiro êxito diante de uma equipe que é atual detentora do título mundial desde que ganharam da Argentina em 1980. Frank Lampard foi o autor do gol e chegou a nove pelo seu país no novo Estádio de Wembley. O meia do Chelsea agora é o maior artilheiro da Inglaterra na mítica arena, ao lado de Peter Crouch. Joe Hart, por sua vez, está virando uma espécie de talismã: em 16 jogos com a camisa inglesa, o jovem goleiro ainda não amargou nenhuma derrota.
 
178   jogos pela seleção do Egito, o mais recente no revés de 2 a 0 diante do Brasil na segunda-feira, possibilitaram que Ahmed Hassan igualasse o recorde de partidas por uma equipe nacional. O meia de 36 anos do Zamalek, que estreou no selecionado egípcio em 1995, agora só vai precisar entrar em campo com os Faraós uma vez para superar a marca histórica do goleiro saudita Mohamed Al Deayea, que se despediu do futebol em 2006. Hassan, que ostenta quatro títulos da Copa Africana de Nações e foi eleito o melhor jogador do torneio em duas oportunidades, poderá atingir o marco de 179 jogos no próximo mês de fevereiro, quando os egípcios farão um tira-teima com os brasileiros no Cairo.
 
127   partidas debaixo das traves da Espanha é o número que deu a Iker Casillas um novo recorde nacional na terça-feira, no empate em 2 a 2 dos ibéricos na visita à Costa Rica. A mais recente participação do goleiro do Real Madrid na seleção, acontecida 11 anos e cinco meses após a sua estreia, fez com que ele ultrapassasse a marca estabelecida por Andoni Zubizarreta em 1998. Mas Casillas não foi o único arqueiro famoso a realizar um feito notável nos últimos dias. Gianluigi Buffon completou 112 jogos pela Itália e se igualou a Dino Zoff como o goleiro que mais defendeu a meta do país. Os únicos que entraram em campo mais vezes pela Azzurra são Fabio Cannavaro e Paolo Maldini, com 136 e 126 partidas, respectivamente.
 
17   meses e 20 jogos sem derrota é a duração da incrível série japonesa encerrada ontem, depois do gol solitário da Coreia do Norte em Pyongyang pelas eliminatórias para o Brasil 2014. Com exceção de confrontos definidos nos pênaltis, o Japão não perdia desde que caiu diante da Holanda, também pelo placar mínimo, na fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA em 19 de junho do ano passado. De lá para cá haviam sido 13 vitórias e sete empates, sendo que 16 das 20 partidas aconteceram sob a batuta do técnico italiano Alberto Zaccheroni. Além disso, o tropeço da terça-feira foi o primeiro dos campeões asiáticos em jogos oficiais contra adversários do continente desde os 2 a 1 frente à Austrália em junho de 2009. Contudo, a vitória norte-coreana não produziu maiores consequências. Antes mesmo de a bola rolar, o país já havia se transformado no primeiro participante da África do Sul 2010 a ser eliminado da corrida por uma vaga no próximo Mundial.
 
4   gols na vitória de 4 a 0 do Uruguai sobre o Chile na sexta-feira fizeram com que Luis Suárez se tornasse o primeiro jogador em 11 anos a balançar as redes mais de três vezes em partidas válidas pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo da FIFA. O atacante do Liverpool agora está na ilustre companhia de Romário. O Baixinho foi o último atleta a converter quatro tentos no mesmo jogo na zona da América do Sul, por ocasião da goleada de 6 a 0 contra a Venezuela em outubro de 2000. Após os gols da sexta-feira, Suárez precisa de mais seis para igualar o recorde uruguaio estabelecido recentemente pelo companheiro de ataque Diego Forlán e se tornar o maior artilheiro da história charrúa. Além disso, o jogador de 24 anos por pouco não se transformou no maior goleador da atual edição das eliminatórias. A honra ainda pertence a Lesly St. Fleur, das Bahamas, que anotou cinco dos 6 a 0 aplicados nas Turcas e Caícos em julho.