Noite do Brasil e de Oscar
RESUMO DO DIA — Neste 20 de agosto, em Bogotá, o Brasil venceu Portugal na prorrogação e chegou ao seu quinto título no Mundial Sub-20. Com isso, a Seleção volta a erguer a taça que não conquistava desde 2003.
  Assim como na abertura da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011, realizada há 21 dias, o gramado do Estádio El Campín voltou a sofrer com um temporal no último dia de competição, desta vez minutos antes do início da disputa pelo terceiro lugar. Parecia que tudo ia terminar como começou, mas a chuva deu uma trégua.
  Na luta pela medalha de bronze, o México foi superior à seleção francesa. Os astecas saíram atrás, o que já havia acontecido diante de Camarões nas oitavas de final, mas acabaram virando o marcador. Este foi o melhor resultado do selecionado mexicano na categoria desde 1977, quando chegou à final. Mas os Bleus devem deixar o torneio de cabeça erguida, já que realizaram a melhor campanha do país no Mundial Sub-20. Isso que a França acabou ostentando a famigerada marca de pior defesa da competição entre os 24 participantes, ao lado de Costa Rica e Guatemala, com 12 gols sofridos no total.
  A invejável bagagem dos finalistas era promessa de um grande espetáculo. Isso porque os brasileiros já haviam conquistado quatro títulos da categoria, e os portugueses dois. O duelo de um só idioma acabou sendo melhor para Brasil, que se tornou pentacampeão também no sub-20, se aproximando dos seis títulos conquistados pela vizinha Argentina. De quebra, os jogadores puderam se vingar da derrota para Portugal na disputa de pênaltis há exatos 20 anos, além de finalmente deixarem para trás o fracasso diante de Gana na final de dois anos atrás, também decidida nas penalidades.
Os resultadosDisputa do terceiro lugarMéxico 3 x 1 França
FinalBrasil 2 x 2 Portugal (3 a 2 para o Brasil na prorrogação)
O golOscar (6/2ºT prorr.), Brasil x Portugal   Segundo tempo da prorrogação, jogo empatado. Oscar, um dos melhores jogadores em campo, aparece pela direita na entrada da grande área. Ele lança a bola em direção ao segundo pau e acaba encobrindo o goleiro Mika, fazendo um belo gol que definiria a partida. Pode até não ter ficado claro se o brasileiro quis cruzar ou se ele realmente viu o arqueiro português adiantado, mas o que é certo é que este gol será lembrado como aquele que garantiu ao Brasil o pentacampeonato mundial.
Momentos marcantesFlashback  O jogo valia o terceiro lugar na competição, mas lembrou muito o encontro entre México e Colômbia pelas quartas de final. A França saiu na frente, mas os mexicanos empataram com um chute fraco da intermediária que o goleiro Jonathan Ligali acabou aceitando por debaixo das penas, praticamente um replay de quando os colombianos igualaram o placar naquele dia 13 de agosto. Depois disso, mais um repeteco. Assim como no segundo gol marcado sobre os donos da casa, Ulises Dávila cobrou escanteio e Edson Rivera cabeceou forte, balançando a mesmíssima rede no Estádio El Campín.
Motivação portuguesa  O capitão Nuno Reis faz questão de motivar os companheiros dentro de campo, e tem uma técnica própria para isso. Na final, depois que portugueses e brasileiros apertaram as mãos, após o hino nacional, ele chamou os colegas de equipe e cumprimentou um a um, passando todo o seu incentivo. O gesto pode ter funcionado, mas apenas até os seis minutos do segundo tempo da prorrogação.
Por pouco  Portugal precisava de 19 minutos sem ver as suas redes balançarem para bater o recorde de 634 minutos sem levar gols, marca da categoria registrada justamente pelo Brasil entre 1985 e 1987. Mas, apoiados pela torcida colombiana, os jogadores brasileiros abriram o placar logo aos cinco minutos de jogo, fazendo o gol mais rápido da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA ao lado do tento de Barkero, em 1999. O detalhe interessante é que a finalização de Oscar foi desviada pelo português Sérgio Oliveira, quase como se os lusitanos precisassem dar uma forcinha para enganar o goleiro Mika.
O número
5
— A quantidade de gols marcados na final entre Brasil e Portugal é a mais alta já vista em uma decisão da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Antes disso, as edições de 1977, 1979, 1981 e 1999 haviam terminado com um total de quatro gols cada. Cinco também é o número de títulos conquistados pela Seleção Brasileira, que fica atrás apenas da Argentina, campeã em seis oportunidades.
O que vem por aí?  A próxima Copa do Mundo Sub-20 da FIFA será realizada em 2013 na Turquia. Já a próxima competição da FIFA este ano é a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, que acontece na cidade de Ravena na Itália entre os dias 1º e 11 de setembro. Fique ligado.