Os heróis da festa
  O Brasil conquistou o pentacampeonato da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA na Colômbia 2011. Em uma final dramática, os brasileiros derrotaram Portugal por 3 a 2 no Estádio El Campín em Bogotá. Um dos jogadores mais importantes para o triunfo foi o atacante Henrique, que recebeu dois prêmios individuais: a Bola e a Chuteira de Ouro adidas. Mas os portugueses também tiveram o seu talento reconhecido. Nelson Oliveira foi eleito o segundo melhor jogador do torneio e recebeu a Bola de Prata adidas, enquanto o goleiro Mika foi escolhido o melhor da sua posição no Mundial Sub-20. O FIFA.com apresenta a seguir todos os atletas premiados.
Bola de Ouro adidas: Henrique (Brasil)
  O brasileiro Henrique foi eleito o melhor jogador do torneio. Com os seus cinco gols, ele foi fundamental para a conquista do pentacampeonato na Colômbia 2011. Curiosamente, o futebolista do São Paulo não era titular no início da competição. No jogo de estreia contra o Egito, o artilheiro só entrou em campo aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Willian, mas mostrou um excelente rendimento em poucos minutos e convenceu o técnico Ney Franco a escalá-lo desde o início a partir da segunda partida. No segundo compromisso do Brasil, contra a Áustria, ele justificou a confiança do treinador marcando o primeiro gol do jogo. Depois disso, o jovem craque balançou as redes mais quatro vezes ao longo do torneio.
Bola de Prata adidas: Nélson Oliveira (Portugal)
  O rápido atacante foi uma das peças mais importantes do selecionado lusitano no caminho até a final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011. Com quatro gols, ele foi o artilheiro do seu país e participou dos dois gols da sua equipe na final. Primeiro, ele fez a assistência que resultou no gol de empate de Portugal, marcado por Alex. Em seguida, Nelson Oliveira acertou um chute cruzado quase sem ângulo para virar a partida para 2 a 1. O prêmio é um reconhecimento pelo seu excelente desempenho em todo o torneio.
Bola de Bronze adidas: Jorge Enríquez (México)
  Jorge Enríquez foi o maestro e o líder da seleção mexicana no Mundial Sub-20. O capitão do México conduziu a sua equipe à terceira colocação do torneio, participando de todas as partidas do seu país até a disputa do bronze em Bogotá. No jogo que valia a terceira colocação, Enríquez marcou o seu primeiro gol na Colômbia 2011, coroando o seu ótimo rendimento na competição. O meio-campista de 20 anos do Guadalajara é uma grande promessa do futebol mexicano e já havia integrado a seleção principal que disputou a Copa América na Argentina há alguns meses.
Luva de Ouro adidas: Mika (Portugal)
  Pelas suas grandes atuações, o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA (TSG) deu a Luva de Ouro adidas ao goleiro português Mika, eleito o melhor do torneio. O arqueiro só precisou buscar a bola no fundo das redes na final contra o Brasil. Ele permaneceu sem sofrer gols até os cinco minutos do primeiro tempo, totalizando 585 minutos sem ver as suas redes balançarem. Mika foi fundamental para o vice-campeonato de Portugal, protagonizando defesas impressionantes ao longo do torneio.
Chuteira de Ouro adidas: Henrique (Brasil/5 gols, 3 assistências)
  O Brasil teve um ataque muito forte na Colômbia 2011, marcando um total de 18 gols. O primeiro da lista da artilharia foi Henrique. O atacante de 20 anos marcou cinco gols e deu três assistências em toda a competição. Com isso, deixou para  trás a concorrência e mereceu receber a Chuteira de Ouro adidas. Na semifinal contra o México, o artilheiro marcou dois gols e garantiu a vaga do Brasil na decisão. Na fase de grupos, ele havia marcado um gol contra a Áustria e outro contra o Panamá. Nas oitavas, voltou a balançar as redes contra a Arábia Saudita.
Chuteira de Prata adidas: Álvaro Vázquez (Espanha/5 gols, 2 assistências)
  No jogo contra a Austrália, o espanhol Álvaro Vázquez marcou três gols apenas no primeiro tempo, o que contribuiu em muito para a vitória do seu país por 5 a 1 naquela partida pelo Grupo C. Nas quartas de final contra o Brasil, ele anotou o quinto e último dos seus tentos na Colômbia 2011. No entanto, naquele mesmo jogo, Vázquez foi de herói a vilão ao desperdiçar a cobrança de pênalti decisiva para a Espanha.
Chuteira de Bronze adidas: Alexandre Lacazette (França/5 gols, 1 assistência)
  O atacante francês Alexandre Lacazette foi o reserva mais eficaz do torneio. Ele entrou em campo três vezes e balançou as redes em todas elas. O jogador do Lyon foi decisivo para a França com os seus vários gols. Contra Coreia do Sul e Mali, ele já havia deixado claro que conhece o caminho das redes. Nas quartas de final contra a Nigéria, o futebolista de 20 anos foi fundamental para a vitória por 3 a 2, já que marcou dois gols na partida e garantiu a vaga do seu país nas semifinais. Na disputa pelo terceiro lugar, Lacazette colocou o seu nome na súmula pela quinta vez no torneio.
Prêmio FIFA Fair Play: Nigéria
  A seleção da Nigéria se destacou em dois aspectos na Colômbia 2011. O primeiro destaque é que os nigerianos tiveram o segundo melhor ataque do torneio, com 15 gols. Além disso, a equipe mostrou jogar com muita lealdade. Com apenas três cartões amarelos em cinco partidas, o selecionado africano foi de longe o mais leal da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA 2011 e recebeu por isso o Prêmio FIFA Fair Play.