O FIFA.com faz um resumo da movimentação do fim de semana pelos campeonatos do continente americano. A rodada no Brasil teve vários golaços, enquanto os Estados Unidos assistiram à boa estreia do irlandês Robbie Keane. Já no México, o Chivas de Guadalajara tirou o Pumas da liderança.
Los Angeles Galaxy
EUA: Keane brilha na Califórnia  "Sempre existe pressão sobre os atacantes que estreiam em uma equipe. Ainda bem que superei isso rapidamente." Estas foram as palavras do irlandês Robbie Keane depois de ajudar a sua nova equipe, o Los Angeles Galaxy, a vencer os também californianos do San Jose Earthquakes por 2 a 0. O ex-jogador do Tottenham só precisou de 21 minutos para balançar as redes na sua estreia, completando uma boa jogada do compatriota David Beckham. Com o resultado, o Galaxy, clube mais badalado da competição, se manteve na liderança da Conferência Oeste e é a melhor equipe do quadro geral. Já no Leste, o Columbus Crew manteve o primeiro lugar depois de vencer por 2 a 1 o Philadelphia Union, que caiu para a quarta posição, seis pontos atrás do líder do grupo e um do Houston Dynamo, que derrotou o Real Salt Lake em um jogo emocionante. Apenas cinco pontos separam o segundo e o sexto colocados, o que deixa a tabela da conferência bastante embolada.
Vasco
Brasil: golaços e empates  Vários gols espetaculares marcaram o fim de semana no Brasil, que contou com dois clássicos regionais. Em um vibrante encontro entre Internacional e Flamengo, Leandro Damião e Ronaldinho, que voltou a ser convocado para a Seleção, marcaram golaços em um empate em 2 a 2 ao qual não faltou emoção. No clássico entre São Paulo e Palmeiras, que terminou em 1 a 1, Dagoberto recebeu lançamento perfeito de Rivaldo e marcou um gol de placa no Morumbi, enquanto Vasco e Fluminense também ficaram na igualdade pelo mesmo placar no Engenhão. Já o Corinthians desperdiçou a chance de abrir uma boa vantagem sobre os adversários e de conquistar por antecipação o título simbólico de campeão do primeiro turno ao ser surpreendido em casa pelo Figueirense por 2 a 0. Na próxima rodada, o Brasileirão terá mais clássicos, que, dessa vez, poderão mudar a situação no topo da tabela. Por ora, o Timão é líder, dois pontos a frente do Flamengo e três do São Paulo e do Vasco.
Racing Club
Argentina: líderes voltam a vencer  Os tradicionais Boca Juniors, Racing e San Lorenzo ganharam o segundo jogo consecutivo no recém-iniciado Torneio Apertura e aparecem entre os cinco primeiros da competição após três rodadas. Pablo Mouche marcou o gol da vitória do Boca sobre o Newell's Old Boys, em Rosário, quando faltavam apenas quatro minutos para o fim. Assim, o time da Bombonera assumiu a ponta da classificação no saldo de gols, apesar de ter os mesmos sete pontos do atual campeão Vélez Sarsfield, do Lanús e do Racing, que também ganhou fora de casa. Já o San Lorenzo, que levou a melhor no próprio estádio, aparece em quinto, com seis pontos – mesma quantidade do surpreendente Atlético Rafaela, que acaba de subir da segunda divisão e já acumula dois triunfos. O Independiente venceu o Estudiantes por 1 a 0 e manteve a pressão sobre o adversário, que só somou um ponto até agora. Nesta segunda-feira, o Colón encara o Olimpo fora de casa e pode se juntar ao quarteto de líderes.
América do México
México: um renovado Chivas assume a ponta  O atual campeão Pumas perdeu a primeira colocação depois de seis rodadas no topo da tabela. O renovado Chivas de Guadalajara é novo líder após vencer por 2 a 1 o Monterrey, que jogou com um a menos e não contou com o ídolo Humberto Suazo. O Pumas agora aparece dois pontos atrás do Chivas, que vem contando com grandes atuações de jovens como Marco Fabián, de 22 anos, que marcou na vitória sobre o Monterrey, e o elogiado Carlos Fierro, destaque do título mexicano no Mundial Sub-17. A perda da liderança foi duplamente dolorosa para o Pumas, que também foi derrotado pelo Puebla fora de casa pela primeira vez em mais de 14 anos. Cruz Azul e Tigres seguem de perto os dois primeiros colocados após os triunfos sobre Tijuana e San Luis, respectivamente. Já o poderoso América parece ter retomado o rumo depois dos tropeços do início da temporada. O clube da capital goleou o Atlas por 5 a 2 e alcançou a oitava posição.
Deportivo Quito
E o que mais?  O Deportivo Saprissa começou com o pé esquerdo na Costa Rica. O clube perdeu novamente, desta vez para o Cartaginés, e é penúltimo, com duas derrotas e dois empates. O Alajuelense lidera a tabela com quatro vitórias e uma igualdade.
No Equador, o Deportivo Quito manteve os 100% de aproveitamento ao vencer a Liga de Loja por 1 a 0. Com seis vitórias até o momento, o líder da competição já abriu seis pontos para a rival LDU, que venceu o El Nacional na capital por 3 a 2. O Barcelona derrotou o Imbabura por 3 a 2, enquanto o Emelec perdeu fora de casa por 2 a 0 para o Deportivo Cuenca.
  Para completar, na segunda rodada no Uruguai, Fénix, Cerro e Danubio chegaram aos mesmos seis pontos no topo da tabela após vencerem novamente no fim de semana.