A Copa Ouro, vários jogos de eliminatórias para copas continentais e a desvalorização da primeira fase de partidas da Copa do Mundo da FIFA 2010 foram responsáveis por uma grande movimentação no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola neste mês.

  Entre as dez melhores seleções, somente as duas primeiras colocadas, Espanha e Holanda, mantiveram as posições. O Brasil, terceiro colocado no mês passado, perdeu pontos e duas colocações, passando a ocupar agora o quinto lugar.

  O México ganhou 19 posições graças à conquista da Copa Ouro e chegou ao nono posto, assumindo um lugar entre as dez melhores seleções pela primeira vez desde julho de 2007.

 
Uruguai
Movendo-se em direção oposta está o Uruguai, que perdeu 11 posições e agora ocupa o 18º lugar, depois de ter sido especialmente prejudicado pela desvalorização dos seus bons resultados na fase de grupos da África do Sul 2010. A próxima Copa América, porém, dará a todas as seleções sul-americanas ampla oportunidade de conquistarem mais pontos.
  Montenegro (que galgou oito posições e está em 16º) e Costa do Marfim (em 14º, após subir sete posições) alcançaram as suas melhores classificações desde que o ranking foi criado.
Montenegro
  Várias seleções africanas também tiveram progressos importantes, entre elas Zimbábue (87º, subindo 39 posições), Libéria (125º, subindo 32), Comores (164º, subindo 24), Serra Leoa (95º, subindo 23) e República Centro-Africana (91º, subindo 22).
Costa do Marfim
  Ao todo, foram disputadas 131 partidas de seleções principais desde a edição anterior do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola: 61 amistosos, 22 partidas da Copa Ouro e 48 de eliminatórias para copas continentais. Isso eleva a 286 o número total de jogos deste ano.

  A expectativa será particularmente grande em relação à próxima edição da classificação mundial, que servirá como base para o sorteio das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, a ser realizado no dia 30 de julho no Rio de Janeiro.