quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Galatasaray empata no primeiro grande teste de Drogba e Sneijder

   Mesmo jogando na Turquia, Schalke 04 é superior e agora pode empatar sem gols em casa que garantirá a vaga nas quartas de final

   Na tão aguardada estreia europeia de Drogba e Sneijder com o Galatasaray, o time turco sentiu a pressão por uma boa atuação, permitiu que o Schalke 04 dominasse mesmo jogando em Istambul e saiu de campo com um amargo empate por 1 a 1 em jogo válido pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. A partida de volta será realizada no dia 12 de março, em Gelsenkirshen, na Alemanha.
   O Gala brilhou na janela de transferências de janeiro. Contratou Drogba e Sneijder e logo passou a favorito no confronto contra o Schalke, que venceu apenas uma vez nas últimas 12 partidas, demitiu o técnico Huub Stevens – Jens Keller assumiu – e está em queda livre no Campeonato Alemão, ocupando atualmente a nona colocação.
   O marfinense começou bem, marcou em sua estreia com apenas cinco minutos em campo na última sexta-feira e mostrou que já é um dos líderes do time. Nesta quarta, trabalhou bastante saindo da área para dar assistências, deixando os companheiros na cara do gol em várias oportunidades. Já Sneijder, vem tendo dificuldades para se adaptar. Contra os alemães, teve atuação apagada e foi substituído no intervalo.

Drogba na partida do Galatasaray contra o Schalke (Foto: AFP)
Drogba lamenta uma das chances perdidas pelo Galatasaray (Foto: AFP)
 
Schalke comanda, mas golaço põe turcos em vantagem
   Esperava-se que o Galatasaray dominasse a partida, mas não foi bem assim. O Schalke deixou o jogo equilibrado e terminou o primeiro tempo com maior posse de bola. Drogba esteve mais solto, servindo, curiosamente, como principal armador da equipe turca. Sneijder, que deveria exercer a função, ainda se mostra tímido e pouco apareceu.
   O Gala saiu na frente aos 12 minutos com uma jogada bem trabalhada. Felipe Melo roubou a bola e a deixou com Drogba. O atacante, bem marcado, logo tocou para Inan, que acionou Yilmaz no ataque. O atacante deu um lençol no marcador, ficou de frente para o gol e teve tranquilidade para marcar. A resposta do Schalke veio três minutos depois. Após cobrança de escanteio, Höwedes cabeceou, a bola sobrou livre para Huntelaar praticamente na linha do gol, mas o holandês não conseguiu empurrá-la para dentro da rede.
   Os donos da casa tiveram uma chance perfeita para ampliar e a perda acabou lhes custando caro. Aos 17 minutos, Drogba chutou cruzado, o goleiro espalmou para o meio da área, e Altintop, sozinho, conseguiu errar o gol, chutando no travessão. A partir daí, só deu Schalke, que pressionou até conseguir o empate.

Michel Bastos na partida do Galatasaray contra o Schalke (Foto: EFE)
Michel Bastos sofreu com a marcação turca (Foto: EFE)
 
Farfán faz a diferença, e time alemão empata
   Farfán, o melhor do Schalke 04 no primeiro tempo, teve seu esforço premiado aos 44. O peruano, que dava muito trabalho pela direita, deixou dois zagueiros para trás como se Usain Bolt estivesse disputando corrida com lutadores de sumô e encontrou Jones sozinho na entrada da área. O americano não despediçou e deixou tudo igual.
   Na volta do intervalo, o técnico Fatih Terim fez uma substituição polêmica. Tirou Sneijder e colocou Amrabat. O panorama, contudo, seguiu o mesmo. O Schalke continuava superior, buscando mais o gol. A equipe quase conseguiu a virada aos nove minutos. Farfán recebeu cruzamento, fuzilou para o gol, mas Riera evitou quase em cima da linha. Os alemães pediram pênalti.
   Enquanto Farfán brilhava, Huntelaar teve uma atuação para ser esquecida. Em sua última tentativa, aos 28 da segunda etapa, o holandês recebeu cruzamento açucarado do peruano, mas mesmo de frente para o gol, chutou muito longe. Acabou sendo justamente substituído logo após o lance. Parecia, mas o Gala não estava entregue.

Jermaine Jones comemora gol do Schalke contra o Galatasaray (Foto: EFE)
Jermaine Jones garantiu o empate na casa dos turcos (Foto: EFE)
 
Gala tenta se reerguer
   Drogba voltou a fazer sua parte como distribuidor de passes, mas Yilmaz parece ter depositado toda sua energia no golaço que fez. O marfinense, de cabeça, deixou o companheiro de ataque pronto para marcar, mas o turco perdeu outra chance espetacular. Na jogada seguinte, Sarioglu aproveitou rebote de escanteio, chutou com o peito do pé, mas o goleiro fez grande defesa.
   Os defensores do Galatasaray conseguiram anular Farfán e Michel Bastos, mas o ataque não conseguiu mais criar grandes oportunidades. O empate deixou a fanática torcida turca com gosto amargo na boca. Os alemães, que pareciam estar com a temporada perdida, já veem a luz no fim do túnel. Promessa de fortes emoções para o jogo de volta.

Galatasaray 1 x 1 schalke 04
Muslera, Sarioglu (Bulut), Kaya, Nounkeu, Riera, Felipe Melo, Ínan, Altintop (Eboué), Sneijder (Amrabat), Yilmaz e Drogba. Hildebrand, Höger, Höwedes, Matip, Kolasinac, Jones, Neustädter, Draxler (Barnetta), Michel Bastos, Farfán e Huntelaar (Pukki).
Técnico: Fatih Terim Técnico: Jens Keller
Gols: Yilmaz, aos 12 do primeiro tempo, e Jones, aos 44 do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Muslera, Amrabat, Nounkeu e Inan (Galatasaray); Jones, Kolasinac e Höger (Schalke 04).
Estádio: Türk Telekom Arena. Data: 20/02/2012. Árbitro: William Collum (ESC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário