Você de novo?
  Quando peruanos e uruguaios estrearam pelo Grupo C da Copa América, no dia 4 de julho, poucos poderiam imaginar que as duas seleções voltariam a se encontrar em tão pouco tempo, e muito menos que o confronto valeria uma vaga na grande final. Mas quis um capricho do destino e o bom desempenho dentro campo que este inesperado e apaixonante duelo se confirmasse. O FIFA.com traz para você os detalhes desta semifinal.
O jogoPeru x Uruguai, La Plata, terça-feira, 19 de julho, 21h45 (horário de Brasília)
Em cena  Classificados respectivamente como segundo e terceiro colocados do Grupo C, Uruguai e Peru chegam à disputa com campanhas irregulares. A Celeste, que não contará com o suspenso Diego Pérez, só venceu o México na primeira fase, ainda que tenha mostrado toda a sua mística e frieza nas quartas de final contra a Argentina. Na oportunidade, o empate em 1 a 1 acabou provocando a decisão por pênaltis, trazendo à memória a inesquecível noite de 2 de julho de 2010, quando os uruguaios eliminaram Gana da Copa do Mundo da FIFA da mesma maneira.
  Já do lado peruano, a ausência dos lesionados Claudio Pizarro e Jefferson Farfán já foi superada. O destaque agora é o bom momento vivido por Juan Vargas e Paolo Guerrero, que lideram um plantel que tem feito do sistema tático uma arma letal. O retrospecto do Peru até aqui traz uma derrota, um empate e duas vitórias, contando a última e surpreendente sobre a Colômbia pelas quartas de final.
O dueloSergio Markarián x Uruguai  Poderíamos até falar de Paolo Guerrero e Diego Forlán como os principais líderes do embate que se aproxima, mas a situação de Sergio Markarián nos obriga a abrir uma exceção. Nascido em Montevidéu no dia 1º de novembro de 1944, o estrategista passou toda a infância e grande parte da vida adulta em solo uruguaio. Apesar disso, as reviravoltas da vida acabaram fazendo com que ele passasse uma parte importante da sua carreira profissional no Peru, país que defende como treinador desde 2010.
  Desde então, Markarián tem encontrado dificuldades do ponto de vista psicológico para enfrentar a Celeste. "Sempre foi duro fazer isso, é um fator de desconforto emocional", confessou ao FIFA.com em outubro do ano passado. "Naturalmente é sofrido, mas vou realizar o meu trabalho e fazer o melhor para o Peru. Mas nasci lá, amo o país e torço para que a seleção vá bem. Se eu vencer, terei satisfação profissional, mas depois do jogo fica a sensação de que amigos, compatriotas e familiares estão tristes. É complexo, complicado para mim", desabafou o técnico. Resta saber agora qual será a sua sensação ao final da partida contra a seleção de Oscar Tabárez.
Você sabia?  Somente uma vez uruguaios e peruanos protagonizaram um confronto mais decisivo que o desta terça-feira pela Copa América. Aconteceu no dia 12 de fevereiro de 1939, quando decidiram o título em Lima. Na oportunidade, a taça ficou com o Peru, que venceu por 2 a 1.
O número
4
— A quantidade de vezes que Peru e Uruguai se enfrentaram pela Copa América apenas na Argentina. A Celeste lidera o histórico com duas vitórias, enquanto os peruanos venceram uma vez. O empate aconteceu na primeira fase da edição atual, com placar de 1 a 1.
O que eles disseram  "O Uruguai cresce conforme vai avançando no torneio, tem isso: é capaz de façanhas enormes. É um dos grandes e está forte. Deus queira que avancemos à final, mas ainda falta muito."
Sergio Markarián, técnico do Peru
  "Será uma partida muito difícil, o Peru jogará de igual pra igual. Mas temos a obrigação de ir mais longe, uma espécie de compromisso com nós mesmos e com a nossa gente."
Oscar Tabárez, técnico do Uruguai