Australiano ao estilo Valderrama
  Quase uma década se passou desde a última vez que o ídolo colombiano Carlos Valderrama e a sua inconfundível cabeleira desfilaram pelos gramados do planeta.  Mas no próximo mês, quando a bola rolar para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Colômbia 2011, muita gente poderá matar as saudades através de um sósia que vem do outro lado do globo. Com ascendência afegã e nicaraguense, o meio-campista australiano Mustafa Amini pode até não ser parecido com o craque em campo, mas o seu cabelo "afro" certamente é.
  Se Amini conseguir reproduzir pelo menos um pouco da genialidade de Valderrama, a Austrália com certeza será uma seleção a ser observada neste Mundial. Os jovens socceroos encaram Equador, Espanha e Costa Rica, e, com tanto sabor latino no Grupo C, uma dose de belos passes inspirados no futebol de El Pibe, como é conhecido o colombiano, seria muito bem-vinda. A verdade é que o jovem australiano surgiu para o futebol em um espaço de tempo muito curto, fruto de um estilo de armar o jogo não muito diferente do craque sul-americano.
  A revelação de 18 anos chama ainda mais atenção graças às madeixas ruivas e encaracoladas, que deram a ele um status cult perante os seus seguidores no campeonato australiano. Prova disso é a devoção dos torcedores do Central Coast Mariners, que vêm utilizando as "perucas do Amini" para apoiar o jogador. A influência da cabeleira é tão grande que os seus companheiros de equipe fizeram uma aposta para que ele não cortasse o cabelo até o final do torneio na Colômbia 2011.
Rápida ascensão  Mas isso não quer dizer que o jogador, natural da cidade de Sydney, seja só aparência e nada de conteúdo, já que vem demonstrando muito talento pelo clube e pela seleção. E apesar do porte físico não muito avantajado, Amini se mostra tão à vontade entre os atletas mais velhos que fica fácil esquecer que ele só estreou na liga nacional no último mês de outubro.
  Há pouco tempo, Amini fechou contrato com o campeão alemão Borussia Dortmund, mas ainda irá defender os Mariners por mais uma temporada antes de seguir para a Europa. "Ele com certeza sabe jogar e é realmente um grande talento", elogiou o técnico da equipe alemã, Jürgen Klopp, conhecido pela habilidade em reconhecer novos craques.
  E como já seria de se esperar, o jogador está muito feliz com a mudança para um dos gigantes da Bundesliga, onde poderá atuar ao lado de outra revelação da seleção da Austrália, o goleiro Mitchell Langerak. "Estou muito empolgado em defender o Borussia Dortmund, que é um clube grande e tem uma torcida fantástica", exaltou Amini. "Mas primeiro quero fazer uma boa temporada pelo Mariners e ir bem na Copa do Mundo Sub-20 na Colômbia."
  Amini, que é fluente em farsi e espanhol, foi a referência do meio de campo da seleção australiana que por pouco não levou a última edição do Campeonato Asiático Sub-19, ficando apenas com uma das vagas para o Mundial Sub-20 deste ano. Apesar da juventude, Amini vem demonstrando tanta habilidade que já foi chamado até para a seleção sub-23, que recentemente começou a disputar as eliminatórias para o Torneio Olímpico de Futebol de 2012.
  Quem ajudou o jovem na sua primeira temporada pelo Campeonato Australiano foi um jogador com boa experiência justamente na Copa do Mundo Sub-20 da FIFA. Trata-se de Patricio Pérez, campeão com a seleção argentina na Holanda 2005, quando era o substituto de ninguém menos que Lionel Messi.
  Agora chegou a vez de Amini mostrar a que veio no cenário internacional. O técnico dos jovens socceroos acredita que o futebol do meio-campista remete ao estilo clássico de um ex-jogador do Ajax, o finlandês Jari Litmanen. "Estamos procurando por jogadores técnicos, que além de habilidade tenham boa noção de jogo", disse Jan Versleijen ao FIFA.com. "O Mustafa tem tudo isso, o que provavelmente facilitou para que ele pudesse disputar a A-League já aos 17 anos, apesar do maior porte físico dos adversários."