Disputa pega fogo no Senegal e na Nigéria
(African Football Media) Segunda-feira 18 de julho de 2011
Mesmo com o início da fase de grupos da Liga dos Campeões da África no último fim de semana, a bola rolou em vários campeonatos nacionais por todo o continente. A luta pela taça na Nigéria começa a ficar empolgante, já que o Kano Pillars encostou nos dois líderes da competição. A situação é parecida com a do Senegal, onde a reta final do torneio promete pegar fogo. Em Angola, o Kabuscorp segue na ponta, apesar de ter perdido na rodada, enquanto em Zâmbia, um empate foi suficiente para que o Red Arrows se mantivesse em primeiro lugar.
Campeonato Nigeriano: Kano Pillars pressiona os líderesO Shunshine Stars manteve a liderança graças à sua pequena vantagem no saldo de gols em relação ao Dolphin, que perdeu pela terceira vez nos últimos quatro jogos. O Stars folgou na rodada para jogar pela Copa da Confederação Africana, o que deu ao rival direto a chance de abrir três pontos na tabela. Porém, o Dolphin perdeu por 3 a 2 para o Kano Pillars, terceiro colocado, e os dois líderes se mantiveram empatados com 60 pontos, enquanto o Pillars chegou a 59.
O jogo da rodada: Dois pênaltis nos últimos cinco minutos deram ao Kano Pillars uma vitória fundamental sobre o Dolphin para continuar na briga pelo título. Mas não faltou emoção: Gambo Mohammed perdeu a primeira cobrança, aos 45 do segundo tempo, quando as duas equipes empatavam em 2 a 2. O árbitro marcou outra penalidade máxima a favor do time da casa aos quatro minutos dos descontos. Desta vez, Rabiu Ali converteu e garantiu o importante triunfo para o seu clube.
Nas manchetes: George Akpabio voltou a balançar as redes na rodada e é mais artilheiro do que nunca. Foram dele ambos os gols da vitória do Plateau United por 2 a 0 sobre o Warri Wolves. O atacante soma agora 14 e está a quatro de igualar o recorde de artilharia da competição em uma mesma temporada. Mesmo com o esforço dele, poré, o Plateau continua na zona de rebaixamento a cinco jogos do fim do torneio.
Campeonato Angolano: Sem saber como encostar no líderO Kabuscorp, primeiro colocado, sofreu a sua segunda derrota nos últimos três jogos, mas ainda tem uma vantagem de quatro pontos em relação aos adversários mais próximos, que parecem não saber muito bem o que fazer para encurtar a distância. Pouco inspirado na derrota para o Sagrada Esperança, o líder caiu pelo placar mínimo, gol de Mingo Sanda. No dia seguinte, o segundo colocado Petro Atlético não aproveitou a chance, ficando apenas no 1 a 1 em casa com o Recreativo da Caála.
O jogo da rodada: No topo da tabela há mais de dois meses, o Kabuscorp vem se mantendo na ponta graças à falta de regularidade dos principais rivais. O clube esteve perto de sair com um ponto do duro encontro com o Sagrada Esperança, mas sofreu o gol de Sanda aos 44 minutos do segundo tempo. A vitória valeu a 10ª posição aos donos da casa.
Nas manchetes: O técnico da seleção de Angola, Lito Vidigal, estava nas arquibancadas, mas os jogadores do Petro Atlético desperdiçaram a oportunidade de se destacarem. O clube precisou correr atrás do resultado, depois de sair perdendo em casa para o Recreativo da Caála, com gol de Femi aos 14 do primeiro tempo. Love Kabungula empatou aos 41 da etapa inicial e marcou o seu 13º na competição.
Campeonato Senegalês: Reta final se aproximaO líder Ouakam tem quatro pontos de vantagem sobre o Diaraf quando faltam oito rodadas para o fim do campeonato. Com uma vitória de 2 a 0 sobre o Guédiawaye, o clube voltou a vencer depois de perder o fôlego em dois empates consecutivos. Já o segundo colocado se manteve na briga com um triunfo, somando 35 pontos.
O jogo da rodada: O Diaraf encarou o Gorée no clássico da capital Dacar, realizado no Estádio Demba Diop, e virou o jogo depois de sair perdendo logo aos seis minutos, gol de Roger Gomis. O habilidoso Pape Sarr empatou na metade do primeiro tempo e a vitória saiu dos pés de Ciré Dia, aos 23 do segundo.
Nas manchetes: O Jeanne d'Arc, um dos clubes mais tradicionais do Senegal, deixou a zona de rebaixamento pela primeira vez nesta temporada ao derrotar o La Linguère de Saint-Louis pelo placar mínimo. O golaço de Moustapha Cissé aos 30 da etapa final foi um alívio para a torcida.
Campeonato Zambiano: Quase na metadeO Red Arrows está a apenas uma rodada do título simbólico do primeiro turno após o empate em 3 a 3 com o Nkwazi no fim de semana. O clube tem um ponto de vantagem sobre o segundo colocado, o Power Dynamos, e dois sobre o Konkola Blades, terceiro.
O jogo da rodada: Pela quinta vez seguida, Red Arrows e Nkwazi ficaram na igualdade, depois de terem se alternado à frente do placar. No intervalo, o marcador mostrava 2 a 2, com gols de Bruce Musakanya e Shedreck Malambo para o Arrows e de Derrick Mwansa e Kasongo Mwepya para o Nkwazi. Aos 30 do segundo tempo, Malambo voltou a dar a vantagem aos donos da casa, que pareciam prestes a garantir três pontos cruciais. Mas Mwansa voltou a empatar no minuto final e acabou com a esperança da torcida local.
Nas manchetes: Depois de uma decepcionante passagem pela África do Sul, Lottie Phiri voltou à Zâmbia mostrando o seu talento. Ele marcou dois na vitória do Power Dynamos por 3 a 1 sobre o Zanaco. O Dynamos ainda sonha com o título nesta temporada.
E o que mais?O Posta Rangers foi surpreendido em casa pelo KCB e deixou a liderança escapar para o Tusker no Quênia. O Platinum venceu o Zimanzi por 3 a 0 no fim de semana e manteve os dois pontos de vantagem sobre o Motor Action no Zimbábue. Em Moçambique, o líder Liga Muçulmana venceu fora de casa o Maxaquene, segundo colocado, por 2 a 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário