Briga acirrada na Ásia
(FIFA.com) Segunda-feira 18 de julho de 2011
A rodada da última semana serviu de alerta para boa parte dos líderes dos campeonatos asiáticos, que acabaram tropeçando nos seus respectivos compromissos. Na Coreia do Sul, o Jeonbuk Motors continuou perdendo terreno com o terceiro empate consecutivo, enquanto no Japão o Kashiwa Reysol acabou perdendo a ponta para o Yokohama Marinos ao ser derrotado pelo Kawasaki Frontale.
Já no Vietnã, o gigante local SLNA perdeu por 1 a 0 para o Binh Duong e permitiu uma aproximação ainda maior do T&T. Quem viveu história diferente foi o Nepal Police Club, que, apesar da derrota pelo placar mínimo para o vice-campeão Manang Marsyangdi, ficou com o bicampeonato da liga nepalesa pelo saldo de gols. Acompanhe pelo FIFA.com a análise do futebol pelo Oriente.
Campeonato Sul-Coreano: Líderes tropeçam, azarões avançamO atual líder Jeonbuk Motors ficou no empate em um gol com o rival Gwangju, enquanto o segundo colocado Pohang Steelers foi derrotado por 2 a 1 pelo Seul. O fim de semana serviu ainda para dar sequência ao bom momento das surpresas do campeonato. Busan I'Park e Chunnam Dragons bateram Sangju Sangmu e Daegu respectivamente, mas o resultado mais inesperado da rodada ficou por conta da goleada do Gyeongnam sobre o Daejeon Citizen por 7 a 1. Enquanto isso, o Ulsan Horangi, recém-coroado campeão da Copa da Liga, tornou-se o primeiro time a conquistar 400 vitórias na K-League ao bater o lanterna Gangwon por 2 a 1.
O jogo da rodada: Ex-atacantes da seleção sul-coreana, Hwang Sun-Hong e Choi Yong-Soo agora comandam Pohang Steelers e Seul respectivamente. Após empatarem no primeiro encontro, desta vez foi o time da capital que levou a melhor. O Seul abriu dois gols de vantagem logo no início do jogo com Dejan Damjanovic, que assumiu a artilharia com 13 gols. Ko Mu-Yeol descontou para os donos da casa, mas não conseguiu evitar a terceira derrota do Steelers na temporada.
Nas manchetes: Kim Shin-Wook e Lee Jin-Ho saíram do banco no segundo tempo para virar o jogo para o Ulsan, batendo o Gangwon por 2 a 1. Essa é a primeira vez na história do futebol profissional na Coreia do Sul que um clube chega à marca de 400 vitórias. O primeiro resultado positivo da equipe aconteceu no dia 8 de abril de 1984 em Busan, com um emocionante 3 a 2 sobre o Lucky Goldstar (precursor do Seul).
Campeonato Chinês: Guangzhou abre nove de vantagemDepois de uma rodada sem brilho que apresentou oito empates, o líder Guangzhou, dos brasileiros Cléo, Muriqui, Renato Cajá e do argentino Darío Conca, seguiu ditando o ritmo e balançou as redes do Nanchang Hengyuan em cinco oportunidades, aumentando para nove pontos a diferença na ponta da tabela. Já o segundo colocado Guoan não saiu do 0 a 0 com o Hangzhou Greentown, mas ainda aparece um ponto à frente do Liaoning, que não aproveitou o tropeço do time da capital e ficou no empate em um gol com o Shanghai Shenhua.
O jogo da rodada: Jogando em casa, o Shangai perdeu a chance de voltar a ficar entre os cinco primeiros. Wu Xi abriu o placar para os anfitriões pouco antes do fim do primeiro tempo, mas o excesso de gols perdidos na segunda etapa acabou punindo os mandantes, que acabaram sofrendo o empate do Liaoning pelos pés de Yang Xu, já na metade do segundo tempo.
Nas manchetes: Com o Guangzhou isolado na ponta, poucos duvidam que o clube fique com o título já no seu primeiro ano na liga chinesa. Com isso, a briga pela chuteira de ouro agora domina as atenções. Para a alegria da torcida do Guangzhou, a dupla de ataque formada pelos brasileiros Cléo e Muriqui está na disputa pelo prêmio individual. O primeiro lidera a artilharia com dez gols ao lado de Luis Salmerón, do Shanghai Shenhua, e o segundo segue na corrida com apenas um gol a menos.
Campeonato Japonês: Yokohama chega à ponta com Nagoya na cola
Com a derrota de 3 a 2 para o Kawasaki, o Kashiwa estacionou nos 34 pontos e perdeu a liderança para o Yokohama, que chegou à mesma pontuação após o empate em um gol com o Omiya Ardija, mas assume a ponta pelo saldo de gols. Após superar um fraco início de temporada, o atual campeão Nagoya Grampus vem retomando a fase de vitórias. A última delas veio nos 2 a 0 sobre o Montedio Yamagata, resultado que deixou o clube na terceira colocação com os mesmos 30 pontos do Kawasaki.
Com a derrota de 3 a 2 para o Kawasaki, o Kashiwa estacionou nos 34 pontos e perdeu a liderança para o Yokohama, que chegou à mesma pontuação após o empate em um gol com o Omiya Ardija, mas assume a ponta pelo saldo de gols. Após superar um fraco início de temporada, o atual campeão Nagoya Grampus vem retomando a fase de vitórias. A última delas veio nos 2 a 0 sobre o Montedio Yamagata, resultado que deixou o clube na terceira colocação com os mesmos 30 pontos do Kawasaki.
O jogo da rodada: O Kashiwa chegou à sua 17ª partida precisando muito dos três pontos para manter a ponta isolada da tabela, mas foram os donos da casa que tomaram a iniciativa. Takuro Yajima abriu o marcador aos cinco minutos de jogo e Yu Kobayashi ampliou aos 31. Os visitantes apertaram o ritmo no segundo tempo e descontaram aos nove minutos com gol contra de Kosuke Kikuchi. O empate veio aos 17, com Leandro Domingues, mas Juninho fechou o placar em cobrança de falta e deu a vitória ao Kawasaki.
Nas manchetes: O Ventforet Kofu foi protagonista da maior surpresa da rodada ao bater o Gamba Osaka por 4 a 3. O resultado colocou o time na 16ª colocação, ainda na briga contra o rebaixamento, enquanto o Osaka perdeu a chance de ficar entre os três primeiros.
E o que mais?No Vietnã, o SLNA manteve a liderança apesar da derrota por 1 a 0 para o Binh Duong. Já o segundo colocado T&T atropelou o Dong Thap por 7 a 1 e conseguiu diminuir a diferença do líder para quatro pontos.
O sábado marcou o fim da temporada no Nepal e o bicampeonato do Nepal Police Club. Esse foi o terceiro título nacional da equipe, que havia chegado ao feito pela primeira vez em 2007. Apesar de perder a última partida por 1 a 0 para o Manang Marsyangdi, resultado que deixou os dois times empatados com 44 pontos, o Nepal Police Club acabou erguendo a taça pelo saldo de gols.
A corrida pelo título em Cingapura pegou fogo depois que o Tampines Rovers assumiu a frente com apenas um ponto de vantagem sobre o Home United, mas quem vem roubando a cena é o Etoile. Desta vez, o time goleou o Balestier Khalsa dentro de casa por 3 a 0 e chegou à terceira colocação. O Etoile aparece quatro pontos atrás do líder, mas tem uma partida a menos. Com duas rodadas para o fim, tudo pode acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário