Depois de quatro confrontos equilibrados pelas quartas de final, a Copa Libertadores chega a seu penúltimo estágio com ares de Mercosul: Santos, Cerro Porteño, Vélez Sarsfield e Peñarol representam, respectivamente, Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai - os quatro membros fundadores do Mercado Comum do Sul - na fase semifinal da competição continental. O FIFA.com traz um resumo da rodada.
O jogo da semana
Universidad Católica 2 x 1 Peñarol
Gols: Fernando Menezes (17/1ºT), Roberto Gutiérrez (23/2ºT) - Universidad Católica; Fabián Estoyanoff (39/2ºT) - Peñarol
A Universidad Católica ficou em situação delicada depois da dura derrota por 2 a 0 sofrida no jogo de ida, mas ainda assim esteve perto de reverter a situação diante do Peñarol, em Santiago. Só que a vitória por 2 a 1 não foi suficiente para evitar a eliminação e manter vivo o sonho do primeiro título da competição continental.
A necessidade de vencer por três gols de diferença depois do mau resultado em Montevidéu empurrou a Católica ao ataque e tranformou a confronto em um jogo aberto e emocionante. Os chilenos abriram o placar aos 17 minutos com Menezes e encheram a torcida de esperança aos 23 da segunda etapa, quando Gutiérrez ampliou. A alegria, entretanto, durou pouco: um gol de Estoyanoff aos 39 minutos, quando a decisão da vaga já se encaminhava para a disputa de pênaltis, garantiu aos uruguaios a primeira classificação à semifinal em 24 anos, para enfrentar o Vélez Sarsfield.
E o que mais?
O Santos entrou em campo precisando apenas de um empate para garantir sua vaga na semifinal, mas manteve em mente que qualquer deslize no Pacaembu seria aproveitado pelo Once Caldas - a eliminação do favorito Cruzeiro em casa na fase anterior provou que não se pode mesmo dar chances aos perigosos colombianos. Depois de abrir o placar com um belo gol de Neymar aos 11 minutos, a equipe brasileira cedeu o empate aos 29 e passou por momentos de sufoco no fim do jogo, com direito a cobrança de pênalti desperdiçada pelo camisa 11. Apesar da pressão, o Santos segurou o resultado e carimbou o passaporte para a próxima fase da disputa.
   O rival da equipe brasileira será o Cerro Porteño, que bateu o Jaguares por 1 a 0 no jogo de volta, em casa, depois de empatar a primeira partida em 1 a 1. Mesmo jogando por uma igualdade sem gols, o time paraguaio partiu para o ataque diante de um La Olla Azulgrana lotado e foi recompensado aos 26 minutos do segundo tempo graças à falha do goleiro Fabián Villaseñor. Pedro Benítez estava no lugar certo, na hora certa, para aproveitar a saída desastrada do arqueiro mexicano após cobrança de escanteio e garantir a vitória.
O Vélez já havia colocado um pé na próxima fase ao bater o Libertad por 3 a 0 em Buenos Aires. Comandado por um inspirado Maxi Morález, apenas confirmou a classificação com uma bela vitória de virada por 4 a 2, no Defensores del Chaco, em Assunção. Autor de dois gols, o camisa 10 ajudou a equipe a se garantir na semi pela primeira vez desde 1994, quando conquistou o título da Copa Libertadores. Franco e Fernández marcaram os outros gols argentinos no Paraguai.
O craque da rodadaMaxi Morález (Vélez Sarsfield)
Por mais que sua equipe tivesse praticamente assegurado a vaga, Maxi Morález fez a diferença, deixando sua marca duas vezes no segundo duelo com o Libertad. O atacante foi fundamental para esfriar o ímpeto do time paraguaio ao longo da partida: igualou o marcador aos 45 do primeiro tempo, apenas um minuto após os rivais abrirem o placar com Rojas, e voltou a empatar o jogo aos 22 da segunda etapa, depois de Maciel colocar novamente o Libertad em vantagem.
O número
12 -
Em quatro jogos nos mata-matas, o aparentemente insaciável ataque do Vélez Sarsfield igualou a quantidade de gols que anotou nos seis da fase de grupos, com uma incrível média de três por partida.
O que eles disseram
"Não precisamos melhorar nada. O time está jogando muito. Fizemos uma bela partida. É que aconteceu de ser assim, no empate. Podem ver que o Once Caldas só fez o gol em uma jogada de bola parada. Nós dominamos, nosso goleiro não trabalhou. Já o dos caras teve problema demais", Neymar, atacante do Santos.