Se na preparação durante a semana, jogadores como Réver e Leonardo Silva, dupla de zaga do Atlético Mineiro, ou Fábio Ferreira, becão do Botafogo, ouvissem de seus treinadores que seu desempenho na segunda rodada do Campeonato Brasileiro seria crítico para determinar a vitória, provavelmente eles pensariam num carrinho salvador, não? Ou quem sabe no desarme do jogo aéreo adversário? Mas que nada. O sábado foi de artilharia para eles.
Na jornada que abre a segunda etapa de uma longa maratona, na  qual o matador Leandro Damião, do Internacional, passou em branco, foram os zagueiros que se esbaldaram e definiram os triunfos do Galo por 3 a 1 sobre o Avaí, na Ressacada, e do Bota por 1 a 0 sobre o time reserva do Santos, no Engenhão.
Leonardo Silva, vejam só, marcou logo dois gols: o primeiro, com o pé direito, valeu pelo empate e o terceiro, de cabeça, para definir o placar. Réver fez o segundo, também de cabeça. Todos em conseqüência de jogo aéreo em lances de bola parada. “A gente quer brigar para ser a defesa menos vazada, mas se pinta a oportunidade, a gente está lá para fazer. Temos que aproveitar a altura do nosso time”, afirmou Leonardo.
Atlético Mineiro
Já Fábio Ferreira fez o seu também aproveitando um cruzamento, com categoria. Após a disputa no segundo pau, a bola voltou para o centro da área, encontrando o zagueiro bem posicionado e pronto para um arremate certeiro, feito um centroavante.
Dois jogos, duas vitórias
O Atlético Mineiro é o líder do Brasileirão neste momento, garantindo os seis pontos que disputou até aqui. Na primeira rodada, a equipe havia batido o Atlético Goianiense por 3 a 0 na Arena do Jacaré. O técnico Dorival Júnior certamente está satisfeito.
Esse é o mesmo caso do São Paulo, que superou o Figueirense em casa

por 1 a 0, de modo dramático. Talvez alguns torcedores já estivessem de
São Paulo
saída do Morumbi nesta noite, quando o jovem meia-atacante Lucas anotou o gol da vitória, com dois minutos de acréscimos. Com um pouco de sorte, por a bola sobrar em sua direção depois de um chutão de Rhodolfo, e, depois, com muita personalidade, por fazer a jogada individual e tentar o chute de fora da área, o garoto vai crescendo a passos largos para dar fôlego a Paulo César Carpegiani no cargo.
A primeira vez...
A derrota para o Botafogo foi a primeira que o Santos sofreu sob o comando de Muricy Ramalho, encerrando uma série de 15 partidas de invencibilidade. Lembrando novamente que o time paulista foi para campo com sua equipe B, devido à preparação para o jogo de volta contra o Cerro Porteño pelas semifinais da Copa Libertadores da América. Do grupo que vem sendo
Botafogo
aproveitado no torneio continental, apenas os reservas Alan Parick, Pará, Bruno Aguiar e Keirrison foram utilizados.
Copa do Brasil é passado
Se o Avaí acabou derrotado em casa à sequência de sua eliminação pelo Vasco na semifinal da Copa do Brasil, o Ceará, outro que caiu no torneio, despachado pelo Coritiba, reagiu bem e conseguiu um ótimo resultado ao vencer o Internacional por 1 a 0, no Beira-Rio. O gol foi do veterano Iarley, um velho conhecido da torcida colorada, afinal. Um dos favoritos ao título do Brasileirão 2011, o Inter soma apenas um ponto em dois jogos, tendo empatado com o desfalcado Santos na estreia.