West Ham ficará com o Estádio Olímpico
(PA) Quinta-feira 3 de março de 2011
AFP
O governo britânico e a prefeitura londrina deram hoje a sua aprovação à recomendação da Companhia para o Legado do Parque Olímpico (OPLC, na sigla em inglês) para que o West Ham fosse escolhido como futuro inquilino do Estádio Olímpico, em detrimento do Tottenham. O plano original era que o local tivesse a sua capacidade reduzida para 25 mil pessoas e se tornasse a sede do atletismo britânico.
O prefeito de Londres, Boris Johnson, alegou que a decisão evitaria que o estádio se transforme em um "depósito de poeira" e garantiria seu futuro. Além disso, o fato de que a pista de corrida será mantida asseguraria que o local continuasse sendo usado para a prática de diferentes esportes. "Tenho certeza de que o West Ham dará um futuro seguro para o estádio", afirmou o prefeito da capital inglesa. "Assim, o emblemático projeto da sede dos Jogos Olímpicos de 2012 será mantido para que as futuras gerações possam admirá-lo."
"Há apenas dois anos, nos defrontávamos com a possibilidade de o local se tornar um depósito de poeira, por receber somente competições ocasionais de atletismo", argumentou Johnson. "Porém, agora podemos esperar que uma incrível arena multiuso surgirá no centro da nossa comunidade. Será um local que poderá receber partidas de futebol e outros esportes, além de shows e eventos pensados especificamente para a população local e as escolas."
Johnson também prometeu que faria tudo ao seu alcance para ajudar o Tottenham a se mudar para uma nova casa. "O processo de escolher o melhor candidato para o estádio foi extremamente minucioso e atraiu propostas excepcionais de dois grandes clubes de futebol de Londres", explicou. "Gostaria de tranquilizar o Tottenham e lembrar que continuamos prontos para apoiar qualquer plano que o clube deseje apresentar para atender às suas necessidades futuras de um estádio."
A OPLC deu preferência ao West Ham alegando que a proposta do clube cumpria mais a fundo os cinco critérios estabelecidos. Uma das exigências era de que o estádio reabrisse o quanto antes após os Jogos de 2012, mas o plano do Tottenham era demoli-lo e reconstruí-lo como uma arena exclusivamente dedicada ao futebol.
O secretário do governo municipal, Bob Neill, confirmou que tanto ele quanto o ministro dos Esportes e dos Jogos Olímpicos, Hugh Robertson, haviam aprovado a recomendação. "Isso completa a primeira fase deste processo", disse Neill. "Agora, a OPLC pode iniciar as negociações com o consórcio formado pelo West Ham e o distrito de Newham para acertar o arrendamento do Estádio Olímpico em termos que não só sejam aceitáveis para o governo britânico e a prefeitura de Londres como também garantam o bom uso dos recursos públicos."
"Estamos felizes com o avanço conseguido", comentou o secretário. "Além disso, ficamos muito satisfeitos de que tenhamos alcançado este marco bastante significativo para definir o legado de longo prazo do Parque Olímpico."
Figura importante na candidatura do West Ham, a vice-presidente do clube, Karren Brady, se disse contente em saber que a sua instituição deu mais um passo para receber as chaves do estádio para a temporada 2013-14. "Estou satisfeita e orgulhosa com o fato de que o prefeito de Londres e o governo britânico apoiaram hoje o parecer da OPLC de que o West Ham e a Câmara de Newham têm a proposta ideal para ficar com o Estádio Olímpico", afirmou Brady.
"Sou grata a ambos pelo apoio e pelo claro reconhecimento da força de uma candidatura financeiramente segura e baseada na comunidade, que além de tudo contribuirá em muito à reabilitação da zona leste de Londres", continuou a dirigente. "Também agradeço pessoalmente a Margaret Ford e a Andy Altman, da OPLC, pela maneira cuidadosa e profissional com que ambos conduziram este processo. Estou ansiosa para trabalhar com ambos no futuro e para transformar o sonho deles em realidade."
Alguns torcedores do West Ham manifestaram insatisfação com a ideia de ter um campo com uma pista de atletismo ao redor, mas Brady prometeu entregar-lhes um estádio "espetacular", do qual poderão se orgulhar. "Recebemos uma grande responsabilidade aqui no West Ham", garantiu. "O apoio unânime da OPLC nos animará ainda mais a cumprir as promessas que fizemos em relação ao legado dos Jogos Olímpicos. Em muitos sentidos, o trabalho duro começa agora. O tiro de largada foi dado e já estamos a todo vapor. O Estádio Olímpico deixará todos orgulhosos. Será uma arena multiuso, para diferentes esportes e eventos, e se transformará em uma grande atração local e internacional. Não decepcionaremos."
A Câmara de Newham, parceira do West Ham na proposta, também mostrou a sua satisfação com a notícia. "Gostamos de saber que o governo reconheceu a força da nossa proposta", disse Robin Wales, prefeito do distrito. "Buscamos garantir benefícios para a nossa comunidade e contribuir para a criação de um legado significativo tanto para a zona leste de Londres como para a cidade e o país."
"Estamos trabalhando em parceria com o West Ham nos detalhes comerciais da nossa candidatura conjunta e aguardaremos ansiosamente a entrega dos contratos por parte da OPLC no final deste ano", concluiu Wales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário