A Internazionale de Milão chegou à Alemanha com a responsabilidade de vencer por quatro gols de diferença  para alcançar as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, mas nunca esteve sequer perto disso. Ao contrário, acabou sofrendo foi outra derrota na Arena AufSchalke, em Gelsenkirchen - por 2 a 1 - e assistiu à passagem histórica da equipe alemã às semifinais, em que enfrentará o Manchester United.
Mais uma vez muito bem postados defensivamente, os alemães seguraram os poucos ataques do clube italiano - que, efetivamente, só chegou com perigo ao gol de Manuel Neuer em duas ocasiões. Vez por outra o Schalke esboçava algum ataque, sobretudo com Raúl e José Manuel Jurado.
Pois foi justamente após uma tabela da dupla espanhola que os donos da casa abriram o placar. Jurado encontrou um buraco na desarticulada defesa da Inter e tocou para Raúl. O artilheiro driblou Julio Cesar e aumentou para 71 o seu recorde de gols na história da Liga dos Campeões.
A Internazionale conseguiu o empate no início do segundo tempo, com Thiago Motta. O holandês Wesley Sneijder bateu o escanteio, Lúcio tentou de cabeça e a bola sobrou para o volante marcar. Mas, ao invés de se inflamar no jogo, a Inter voltou a ficar passiva. O Schalke ainda chegou a um segundo gol: após receber passe belíssimo de Raúl, o zagueiro Benedikt Höwedes apareceu sozinho na cara de Julio Cesar para decretar o 2 x 1 final.
Schalke 04 2  x 1 Internazional
Arena AufSchalke, Gelsenkirchen (ALE)
13/4/2011 - 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (ESL)
Auxiliares: Primoz Arhar (ESL) e Marko Stancin (ESL)
Cartões amarelos: Lúcio (INT), Thiago Motta (INT), Ranocchia (INT); Raúl (SCH), Papadopoulos (SCH)
Gols: Raúl 45'/1ºT (1-0); Thiago Motta 4'/2ºT (1-1); Höwedes 37'/2ºT (2-1)
Schalke 04: Neuer, Uchida, Metzelder, Höwedes e Sarpei; Matip, Papdopoulos, Baumjohann (Draxler, 27'/2ºT) e Jurado (Schmitz 39'/2ºT); Raúl e Edu (Charisteas, 32'/2ºT). Técnico: Ralf Ragnick.
Internazionale: Julio Cesar, Maicon, Ranocchia, Lúcio e Nagatomo; Thiago Motta, Stankovic (Pandev, intervalo), Zanetti e Sneijder (Phillipe Coutinho 34'/2ºT); Eto'o e Milito. Técnico: Leonardo.