Postagens populares

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

CR7 marca, celebra e ajuda Portugal a estrear com vitória fora de casa

   Seleção da Terrinha bate Luxemburgo de virada pelo Grupo F


   Nada de tristeza em Portugal. Cristiano Ronaldo esqueceu o 'fado' do Real Madrid e deu o tom inicial do 'vira' da sua seleção na estreia nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014. O craque fez o primeiro gol, que levou os lusos a reagir e ganhar por 2 a 1 de Luxemburgo, fora de casa, e mudou a postura que teve na última semana pelo clube espanhol, comemorando o lance. Postiga garantiu os três pontos depois. Nascido na 'terrinha', mas naturalizado luxemburguês, Daniel da Mota foi quem abriu o placar para os anfitriões.
   Na próxima terça-feira, pela segunda rodada do Grupo F, Portugal recebe o Azerbaijão no Estádio Municipal de Braga. Já Luxemburgo vai ao Reino Unido enfrentar a Irlanda do Norte.

Cristiano Ronaldo gol Portugual (Foto: Reuters)
Cristiano Ronaldo comemora gol de empate de Portugal (Foto: Reuters)
 
Portugal com base da Euro
   Como era esperado, o técnico de Portugal, Paulo Bento, levou a campo a mesma base que chegou às semifinais da Eurocopa: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Hélder Postiga e Cristiano Ronaldo.
   No entanto, mesmo contando com esse entrosamento e diante de uma equipe que nunca se classificou para uma Copa (e Euro também) – e que nas eliminatórias para o Mundial da África do Sul de 2010 atingiu a “marca” de 100 derrotas em jogos qualificatórios -, Portugal começou muito mal.

Daniel da Mota, Luxemburgo x Portugal (Foto: Agência Reuters)
Daniel da Mota comemora (Foto: Agência Reuters)

   Logo aos quatro minutos, a zaga lusitana vacilou e Aurelien Joachim chutou rente à meta do goleiro Rui Patrício.
 
Portugal leva gol de... Português
   Aos 14, não teve jeito. Nascido em Portugal, mas naturalizado luxemburguês, o meia Daniel da Mota, que defende um dos principais times do pequeno país europeu (F91 Dudelange), recebeu passe pelo lado esquerdo próximo à área e chutou forte, cruzado, sem chances para o goleiro da Terrinha. Belo e irônico gol.
   O gol sofrido despertou a seleção de Cristiano Ronaldo, que partiu em busca do empate. Aos 23, o camisa 7 do Real Madrid quase igualou em cobrança de falta.
 
CR7 empata
   A pressão acabou dando resultado aos 28. Após receber passe de Raúl Meireles, Cristiano Ronaldo, frente a frente com o goleiro Joubert, não perdoou e fez seu primeiro gol nos últimos 12 jogos de Portugal em eliminatórias da Copa (ele não marcou na campanha que classificou sua seleção para o Mundial de 2010).
   Na celebração, o gajo pareceu ter deixado a “tristeza” de lado e comemorou com um pouco mais de entusiasmo do que no último domingo durante a vitória de 3 a 0 do Real Madrid sobre o Granada – na ocasião, ele sequer esboçou um sorriso e alegou que estava chateado.

Charles Leweck de Luxemburgo e Cristiano Ronaldo de Portugal (Foto: Reuters)
Cristiano Ronaldo fez um gol e criou outras chances (Foto: Reuters)

   Antes do término do primeiro tempo, CR7 teve a chance de ampliar por duas vezes, mas, em ambas, acabou carimbando a trave.
 
Portugal pressiona e marca
   Na volta para o segundo tempo, o técnico Paulo Bento colocou a equipe mais para frente, sacando o volante Miguel Veloso e colocando em campo o atacante Varela.
   Com mais poder ofensivo, Portugal aumentou a pressão sobre a seleção de Luxemburgo e não demorou para virar o marcador. Após belo passe de João Moutinho, meia do Porto, o centroavante Postiga bateu com estilo e fez a festa de Portugal aos oito minutos.
   Em vantagem, a seleção lusa diminuiu um pouco o ritmo, mas ainda criou chances para ampliar. Nos minutos finais, sofreu um pouco de sufoco de Luxemburgo, mas conseguiu sair com os três pontos do estádio Josy-Barthel.

Elnur, Azerbaijão x Israel (Foto: Agência Reuters)
Azerbaijão e Israel empataram por 1 a 1(Reuters)
 
Rússia de Capello vence pelo Grupo F
   Antes de Portugal entrar em campo, a Rússia fez o jogo de abertura do Grupo F. Em Moscou, a seleção do técnico Fabio Capello derrotou sem maiores problemas a Irlanda do Norte por 2 a 0. Os gols foram de Fayzulin e Shirokov.
   Em outro jogo da chave, o Azerbaijão recebeu Israel no estádio Tofig Bahramov, na capital Baku, e ficou no empate de 1 a 1. Os visitantes saíram na frente com Natcho, aos cinco do segundo tempo. Mas, aos 15, Abisov igualou para os donos da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário