Postagens populares

sábado, 11 de agosto de 2012

Supercopa: 'carrasco' Borussia
busca fazer do Bayern seu tri-vice

   Vencedores no Campeonato e na Copa da Alemanha, time de Dortmund quer se consolidar como grande algoz e fazer dos bávaros fregueses

borussia dortmund comemora título campeão alemão (Foto: Reuters)
O Borussia conquistou, além do Campeonato, a
Copa da Alemanha sobre o Bayern (Foto: Reuters)

   A sala de troféus dos dois clubes deixa clara a diferença. Enquanto o Bayern de Munique tem quatro Liga dos Campeões e 22 Campeonatos Alemães, o Borussia Dortmund tem apenas um campeonato europeu e oito títulos nacionais. No entanto, o time preto-e-amarelo tem se consolidado como grande carrasco dos bávaros: na última temporada, foram dois títulos tendo o Bayern como segundo colocado - o Campeonato e a Copa da Alemanha. E é buscando fazer do time de Munique seu tri-vice que o Borussia vem para a Supercopa da Alemanha, neste domingo, às 15h (de Brasília), na Allianz Arena.
   Além da oportunidade de ganhar seu terceiro título sobre o Bayern em três meses, o Borussia Dortmund defenderá uma invencibilidade de cinco jogos contra os bávaros. Por isso, o zagueiro Felipe Santana acredita que os rivais terão toda a disposição para começar a temporada se livrando da recente freguesia, enquanto o Dortmund vê na Supercopa o segredo para um bom começo de temporada.
- Título é título. No ano passado, a gente perdeu para o nosso grande rival, o Schalke 04 e queremos ganhar essa taça. Já do lado do Bayern, além do título, tem aquela pontinha de revanche e quebra de tabu.Agora eles vêm com tudo pra vencer a gente. Vamos dizer que o Bayern está um pouco com os nervos à flor da pele, para mostrar que esse ano vai ser diferente – disse o brasileiro.

Felipe Santana, Borussia Dortmund x Kaiserslautern (Foto: AFP)
Felipe Santana está no Borussia desde 2008 (Foto: AFP)

   No entanto, a impressão de Felipe Santana não é compartilhada por quem está vivendo o dia-a-dia do clube bávaro. No Bayern de Munique desde o começo da temporada, o zagueiro Dante aos poucos vai tendo suas impressões dentro do clube e acredita que a Supercopa não traz qualquer pressão para o elenco – mesmo diante do retrospecto ruim contra o time de Dortmund.
- Acho que a Supercopa é um jogo como outro. Nós queremos ganhar todos, mas não acho que exista pressão. Estamos trabalhando e nos concentrando para o Campeonato Alemão e para a Liga dos Campeões. Ganhar sempre nos interessa, mas não acho que exista pressão a mais. Acho que não tem nenhum gosto especial. Importante seria, por já começarmos a temporada ganhando um jogo oficial, e já contra o Dortmund. Mas isso não vai dizer nada para o Campeonato e para o resto da temporada – desdenhou o brasuca, que atuava no Borussia Mönchengladbach.

Rafinha e Dante do Bayern de Munique na pré-temporada  (Foto: Divulgação)
Dante (à esquerda) se juntou aos brasucas Rafinha e Luis Gustavo no Bayern (Foto: Divulgação)

   O jogo de domingo será o primeiro oficial em que o Borussia Dortmund não poderá contar com o “Messi japonês”, Shinji Kagawa, que se transferiu para o Manchester United. No entanto, o time também poderá botar em campo seu grande reforço para a temporada, o atacante Marco Reus, contratado junto ao Borussia Mönchengladbach.
   Do outro lado, o Bayern de Munique também deve ter um estreante no gramado. O atacante Mario Mandzukic – um dos destaques da Euro 2012 – deve ser o titular do time bávaro, já que Mario Gómez fará uma cirurgia e ficará parado por seis semanas.

Drogba pênalti Chelsea Bayern (Foto: Getty Images)
O Bayern também foi vice-campeão na Champions
League, derrotado pelo Chelsea (Getty Images)

   Apesar de Dante acreditar que a Supercopa não terá grande influência na temporada, começar a caminhada em 2012/13 levantando uma taça pode ter grande importância para o Bayern de Munique. Isso porque o time busca se recuperar de um grande golpe sofrido no dia 19 de maio: a perda da final da Liga dos Campeões para o Chelsea dentro da Allianz Arena. Mas o zagueiro recém-chegado acredita que o episódio triste já está ficando para trás.
- Acho que a ferida ficou para todo mundo. Perder dentro de casa é duro, mas acho que está se fechando. Os jogadores não falam mais sobre isso, é caso passado. Mas você sabe que sempre fica aquela pontinha de dor pelo o que aconteceu no passado. Espero que isso não tire a confiança de cada jogador – afirmou Dante.

   Enquanto isso, Felipe Santana pensa que a receita para manter o Bayern em sua recente sina de vice-campeonatos é a concentração – tudo para compensar a falta de ritmo, fato normal para um time que acaba de deixar a pré-temporada.
- Claro que se tratando de Bayern, você tem que estar com os dois pés atrás, quietinho, pois é a grande potência da Alemanha. Mas no dois últimos anos, a gente conseguiu mostrar nosso estilo de jogo e conquistou os dois campeonatos. Por se tratar de um jogo só, tem que tomar todos os cuidados. Sabemos que ainda não estamos com 100% quanto à parte física, mas vamos compensar isso com concentração e fazer o que sabemos fazer de melhor – encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário