Postagens populares

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Real recebe Barça para voltar a bater rival no Bernabéu e levar a Supercopa

   Desde 2008, merengues sofreram cinco derrotas em sete jogos contra os catalães em casa. Título também aliviaria princípio de crise após mau início

Por agência de notícias Madri

   Arjen Robben, Guti, Wesley Sneijder e Raúl González formavam o quarteto ofensivo do Real Madrid na última vitória sobre o Barcelona no Santiago Bernabéu. Como se supõe, já faz algum tempo. Era 7 de maio de 2008, em jogo que serviu para celebrar o título do Campeonato Espanhol com uma goleada por 4 a 1. Desde então, a torcida merengue não conseguiu deixar o seu estádio sequer com um sorriso no rosto diante do arquirrival. Teve, por exemplo, de aturar um 6 a 2 contra, além de outras quatro derrotas e dois empates. O histórico recente no clássico que acompanha a equipe de José Mourinho é mais um obstáculo para a decisão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira, a partir das 17h30m (de Brasília). Só resta aos merengues vencerem e levarem o título para amenizar o princípio de crise. O Esporte Interativo seguirá o jogaço ao vivo.

Lionel Messi Real Madrid Barcelona (Foto: Getty Images)
Lionel Messi observa a comemoração do Real na última vitória em clássicos no Bernabéu (Getty Images)

   A tabela da atual temporada é o primeiro fato para explicar o momento instável do Real Madrid. Após duas rodadas, Cristiano Ronaldo & Cia. somam apenas um ponto e têm, por exemplo, a pior campanha de times da capital. Ainda há a derrota sofrida no Camp Nou no jogo de ida, por 3 a 2, na última quinta-feira. Apesar da desvantagem, porém, o Real ganhou grande motivação com o gol marcado no fim do duelo por Di María, após falha de Valdés, quando a equipe era derrotada por 3 a 1. Pelo critério de gols fora de casa, triunfos por 1 a 0 e 2 a 1 darão o título aos merengues. O Barça joga pelo empate ou derrotas a partir de 4 a 3.
   A equipe de Tito Vilanova e Lionel Messi vive momento distinto. O clube largou o Espanhol com duas vitórias, a última com grande participação de seu maior craque: o argentino marcou os dois gols da virada sobre o Osasuna, no domingo.

Real com novidades

Kaká no treino do Real Madrid (Foto: EFE)
Kaká foi relacionado e poderá ir para o banco (EFE)

   Uma das novidades do Real Madrid para lutar pelo título pode ser o meia Luka Modric, recém-contratado ao Tottenham. O croata já teve sua documentação regularizada e está à disposição do treinador José Mourinho, apesar de sua escalação não estar confirmada.
   Quem tem grandes chances de aparecer no time titular é o zagueiro português Pepe, que ficou fora do jogo de ida e do duelo contra o Getafe, no domingo, após sofrer um trauma na cabeça ao se chocar com o goleiro Iker Casillas no duelo contra o Valencia. Com o retorno do defensor de origem brasileira, Raúl Albiol deve deixar a equipe titular.
   Sami Khedira e Karim Benzema são outros que devem pintar na equipe, após serem poupados no fim de semana. Outro assunto que causa expectativa é se Kaká terá a oportunidade de ao menos ficar no banco de reservas, já que foi relacionado para viajar com o grupo.

Di María Victor Valdés Barcelona Real Madrid (Foto: Getty Images)
Falha de Victor Valdés deu esperanças ao Real Madrid na Supercopa (Foto: Getty Images)
 
Barça também completo
    Depois de poupar jogadores na sofrida vitória por 2 a 1 sobre o Osasuna em Pamplona, Tito Vilanova deverá trazer seus principais titulares no clássico contra o Real Madrid. Xavi no lugar de Fabregas e Pedro na vaga de Tello ou Alexis Sánchez são retornos praticamente garantidos.

Messi, Osasuna x Barcelona (Foto: Agência AP)
Messi teve atuação decisiva no fim de semana (AP)

   As incertezas sobre a escalação catalã estão no sistema defensivo, onde Mascherano pode retornar à equipe para formar dupla com Piqué, após contusão no rosto de Puyol, e Adriano disputa vaga de titular com Jordi Alba. Na partida de ida, o lateral-esquerdo brasileiro começou entre os titulares.
   Dois nomes garantidos na partida de volta são Messi e Daniel Alves, que são os únicos integrantes do atual elenco que disputaram todos os duelos no campo rival desde a vitória por 6 a 2, em 2008. Este foi o jogo que embalou a sequência de cinco vitórias e dois empates no Bernabéu.
   Ao longo da história da Supercopa, que coloca frente a frente o campeão espanhol e o da Copa do Rei da temporada anterior, por 10 vezes o Barcelona levantou a taça, contra oito do Real Madrid. No ano passado, as equipes duelaram pela última vez na competição, com empate por 2 a 2 na ida, em Madri, e vitória dos catalães por 3 a 2, na volta, no Camp Nou.
 
Confira as prováveis escalações:
 
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Pepe e Coentrão; Khedira e Xabi Alonso; Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema. Técnico: José Mourinho.
 
Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Adriano (Alba); Busquets, Xavi e Iniesta; Alexis, Messi e Pedro. Técnico: Tito Vilanova.
 
Árbitro: Mateu Lahoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário