Postagens populares

sábado, 12 de maio de 2012

Galatasaray segura empate com o Fener e conquista 18° título turco

   Em jogo marcado por polêmicas no segundo tempo, equipe do brasileiro Felipe Melo fica no 0 a 0 e volta a vencer o torneio depois de quatro anos


Inan galatasaray senturk fenerbahçe (Foto: Agência Reuters)
Com vantagem na tabela, Galatasaray jogava pelo
empate na casa do adversário (Foto: Reuters)

   Depois de quatro anos de jejum, o Galatasaray está de volta ao topo do futebol turco. Aproveitando-se da vantagem de um ponto sobre o Fenerbahçe na tabela da fase final, o time do brasileiro Felipe Melo segurou o 0 a 0 no dérbi de Istambul, neste sábado, e sagrou-se campeão nacional pela 18ª vez.
   A conquista coroa uma grande reformulação pela qual o Galatasaray passou desde o começo da temporada. Com um novo presidente na gestão, os Leões contrataram o badalado treinador Fatih Terim e trouxeram reforços de peso como o volante Eboué, o goleiro Muslera e o volante Felipe Melo - que foi o vice-artilheiro do time no torneio, com 12 gols marcados.
 
O jogo:
   O primeiro tempo da partida foi equilibrado, com o Fenerbahçe criando as melhores chances já na reta final. Pelo Galatasaray, Elmander cabeceou após cruzamento de Felipe Melo e mandou por cima do gol.

   A etapa final começou com o mesmo equilíbrio em termos de finalizações. Mas o Fenerbahçe passou a ser mais ofensivo na partida justamente porque o empate era favorável ao Galatasaray.
   Enquanto isso, a torcida do Fener fazia a festa e algumas chamas puderam ser vistas na divisão entre o primeiro e o segundo andar das arquibancadas. Os bombeiros logo correram para conter o fogo, que não chegou a causar pânico nos torcedores.
   Já dentro das quatro linhas, o jogo esquentou bastante. Depois de cometer falta junto à linha de fundo, Issiar Dia recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso da partida. Pouco depois, uma falta dura do Fener acabou gerando uma confusão generalizada, onde os dois treinadores chegaram a invadir o gramado para conter os ânimos dos atletas.

Ujfalusi galatasaray senturk fenerbahçe (Foto: Agência Reuters)
Capitão do Galatasaray, Ujfalusi foi pivô de uma
confusão e depois acabou expulso(Foto: Reuters)

   O polêmico Felipe Melo dessa vez atuou como pacificador e retirou o capitão Ujfalusi - um dos pivôs da confusão - do meio da briga. Porém, o árbitro acabou aplicando um cartão amarelo no brasileiro e em Yobo, do Fener, sem demonstrar motivo claro.
   Com um a mais em campo, o Galatasaray começou a tocar a bola com tranquilidade e a torcida do Fenerbahçe passou a vaiar com muita força. Então, a dez minutos do fim, Ujfalusi cometeu falta no meio de campo e viu o segundo cartão amarelo, sendo expulso e igualando o número de jogadores para cada time.
   Os últimos minutos, então, foram de grande pressão do Fenerbahçe, que apostava nos cruzamentos para a área, mas esbarrava na boa atuação do goleiro Muslera. Em um desses lances, o arqueiro do Galatasaray se chocou com um adversário na área e aproveitou para ficar caído no gramado e ganhar algum tempo. E nem os cinco minutos de acréscimos dados pelo árbitro fizeram o placar se alterar, consagrando o Galatasaray campeão na casa do adversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário