Retrospectiva 2011: Barça dá aulas e se consolida como melhor do mundo
Clube catalão conquistou cinco dos seis campeonatos que disputou, entre eles o Mundial contra Santos. Tevez, River e Balotelli também foram notícia
Se em 2010 havia um José Mourinho no meio do caminho, 2011 foi o ano em que o Barcelona superou todos os seus rivais. É bem verdade que o Real Madrid, do próprio treinador português, pôde comemorar um triunfo decisivo, na Copa do Rei, mas o saldo terminou completamente favorável ao clube catalão. Foram ao todo cinco títulos em seis competições para Lionel Messi, Xavi & companhia, sem deixar sua filosofia um instante de lado. Que diga o Santos, vítima na final do Mundial de Clubes, no último 18 de dezembro, em goleada sofrida por 4 a 0.
Ao longo do ano, a equipe comandada por Josep Guardiola se especializou em dar aulas. O Manchester United, em uma final de Liga dos Campeões, também foi presa. Sem comentar os adversários, quase sempre imponentes, no Campeonato Espanhol. De goleadas em goleadas, o Barça chegou ao recorde de 170 gols marcados em 2011, superando o recorde do rival Real Madrid (167) no mesmo período.
Mas 2011 não foi apenas de alegrias. O clube argentino River Plate, gigante em seu país, conheceu o rebaixamento pela primeira vez na história. Já o atacante Carlitos Tevez, depois de um começo animador com o título da Copa da Inglaterra, pelo Manchester City, se desentendeu com o técnico Roberto Mancini, terminou o ano encostado, à procura de um clube. O companheiro de clube, Mario Balotelli, também chamou a atenção com um comportamento peculiar fora de campo. Para o bem e para o mal.
Barcelona posa com o troféu Liga dos Campeões após vitória sobre o Manchester United (Getty Images)
O personagem
Tevez se recusa a deixar o banco de reservas na
derrota do City: saída pelos fundos (Reprodução)
derrota do City: saída pelos fundos (Reprodução)
O problema, no entanto, ainda estava por vir. Em setembro, durante partida contra o Bayern de Munique, na Alemanha, o argentino recusou-se a sair do banco de reservas. O caso foi o estopim na relação entre Mancini e Tevez, e desde então ele sequer foi a campo. O Milan é o seu provável destino a partir de janeiro.
Dia-Chave
26 de junho
Pela primeira vez em seus 110 anos de história, o River Plate foi rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Argentino. O empate por 1 a 1 com o Belgrano, em um abarrotado Monumental de Nuñez, deixou a torcida revoltada e provocou um prejuízo no estádio e nos arredores da capital Buenos Aires. Atualmente, o River é vice-líder da “Nacional B”, a Segundona.
Torcedor do River Plate desolado com o rebaixamento na Argentina (Foto: agência AP)
A revelação
Thiago Alcântara fez bonito pelo Barça (Foto: AFP)
Thiago Alcântara, o brasileiro que nasceu na Itália e se naturalizou espanhol foi o grande nome da pré-temporada do Barcelona. E, mesmo com maior concorrência de Fàbregas, Xavi, Iniesta e outros na temporada regular, o filho de Mazinho conseguiu espaço para chamar a atenção pelo bom futebol. A técnica e a criatividade são duas de suas virtudes.
A decepção
Nem prece de David Luiz deu certo para Torres (AP)
O mercado podia estar inflacionado, o Chelsea poderia estar desesperado com o fechamento do mercado de transferências, mas nada justificou pagar R$ 133 milhões ao Liverpool para ter Fernando Torres. A sexta maior contratação da história – e maior da Inglaterra –, no entanto, rendeu muito abaixo do que se esperava. Levou 14 jogos para marcar pela primeira vez com a nova camisa e, ao todo, soma 22 partidas e somente cinco gols. É o reserva mais caro do planeta.
Mario faz campanha para uso consciente de fogos
Mario Balotelli acumulou histórias ao longo de sua passagem pelo Manchester City. Enquanto em campo tornou-se uma peça relativamente importante - inclusive com dois gols na goleada por 6 a 1 sobre o rival Manchester United -, fora dele ficou marcado por episódios inusitados e polêmicos. Em outubro, um incêndio causado por fogos de artifício destruiu parte de sua residência. Ele, é claro, pôs a culpa em um amigo e depois teve de aconselhar crianças em uma campanha para o uso consciente do material.
Os números
Messi | Cristiano Ronaldo | Barcelona |
---|---|---|
57 jogos e 55 gols. Lionel Messi só não fez chover com a camisa do Barcelona. | 51 jogos e 52 gols. Cristiano Ronaldo é dono de média ainda melhor pelo Real Madrid. | 170. É o número de vezes que o Barcelona foi às redes em 2011, batendo o recorde do rival. |
A imagem
Uruguai faturou a Copa América em decisão sobre o Paraguai (Foto: Agência Reuters)
O mico
Chamada do GLOBOESPORTE.COM para eliminação de Manchester United e City na Champions (Foto: AP)
“Sempre que o treinador aborda um jogo o seu discurso toma logo outras proporções. Nós não queremos aumentar a pressão sobre o jogo e preferimos que tudo decorra tranquilamente. Deste modo, foi tomada esta decisão, algo que já aconteceu anteriormente”. Aitor Karanka comenta a presença calada do treinador José Mourinho na véspera de uma partida contra o Barcelona, em abril, pelo Campeonato Espanhol. O técnico português compareceu à entrevista coletiva, mas preferiu não falar, o que gerou a revolta dos jornalistas que estavam na sala de imprensa do Real Madrid. Como protesto, boa parte deles deixou o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário