Uruguai começa vencendo

   Nesta sexta-feira teve início a primeira rodada das Eliminartórias para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e, no estádio Centenário, o Uruguai derrotou a Bolívia por 4 a 2.
   Antes de pensar em enfrentar o Paraguai na terça-feira, a equipe recebeu a Bolívia, considerada o 'patinho feio' das Eliminatórias e, para evitar sustos, começou exercendo pressão. Com gols dos ídolos Edinson Cavani, Luis Suárez e Diego Lugano, que marcou duas vezes, a Celeste Olímpica garantiu seus três primeiros pontos. Cardozo e Marcelo Moreno, de pênalti, marcaram o gol da Bolívia, que já foca na reação diante da Colômbia.

O jogo
   
Bastaram três minutos para o Uruguai abrir o placar dentro do estádio tomado pela torcida. Após cobrança de escanteio, a bola resvalou em um jogador da Celeste e sobrou livre para Luis Suárez abrir o plcar.Aos 13, a equipe chegou próxima ao segundo gol, mas esqueceu de reforçar a marcação e viu Cardozo deixar tudo igual após bela trama armada pelo flanco. Sem se importar com a fortaleza boliviana, que se reduziu a marcar, o Uruguai voltou a ficar em vantagem aos 25, quando os papeis se inverteram, Forlán cruzou para Lugano cabecear e marcar.
   Mesmo com o domínio da partida, os uruguaios tomaram dois cartões amarelos e foram pressionados. Quem sentiu foi o goleiro Muslera. Justamente depois de uma reposição, a bola chegou para Maxi Pereira, que cruzou da direita e correu para o abraço com o companheiro Cavani, que finalizou para o gol.
   A boa vantagem construída no primeiro tempo deu tranquilidade ao atual campeão continental na outra parte do jogo. No instante em que Cavani deixou o time, aos 26 do segundo tempo, para a entrada de Cristián Rodríguez, o Uruguai conseguiu um bom contra-ataque e o assistente Forlán assinou outro cruzamento da direita para o zagueiro Lugano aparecer e anotar o quarto.
   Aos 33, Lugano teve uma oportunidade de fazer seu hat-trick, mas Flores salvou em cima da linha. Três minutos depois, foi Marcelo Moreno quem completou um cruzamento da esquerda para grande defesa de Muslera. O bom futebol e a correria empreendida no segundo tempo deram resultado aos bolivianos, que fizeram o outro gol justamente com o ex-jogador do Cruzeiro, de pênalti.