A Inglaterra empatou com Montenegro e garantiu presença na Euro 2012, elevando para sete os países classificados ao torneio que será organizado por Ucrânia e Polônia no ano que vem. Além dos anfitriões e dos ingleses, Alemanha, Espanha, Itália e Holanda já haviam carimbado passaporte.
   Com os resultados desta sexta-feira, Suécia e Montenegro estão matematicamente assegurados nas repescagens que distribuirão as últimas quatro vagas. A rodada final da competição preliminar será disputada na próxima terça-feira. O FIFA.com resume a movimentação do dia.

Ashley Young of England celebrates scoring the opening goalO jogo
Montenegro 2 x 2 Inglaterra
Gols: Elsad Zverotic (45/1ºT) e Andrija Delibasic (45+1/2ºT) - Montenegro; Ashley Young (11/1ºT) e Darren Bent (31/1ºT) - Inglaterra

   
Tudo começou como um sonho para os ingleses. Alinhados em um 4-4-2 inusual, os homens de Fabio Capello logo assumiram o controle da partida e criaram diversas oportunidades diante de uma defesa paralisada. Ashley Young abriu o placar após receber passe de Darren Bent e, 20 minutos depois, devolveu a gentileza aproveitando uma abertura genial de Wayne Rooney. Pouco antes do intervalo, Elsad Zverotic descontou e acordou a seleção montenegrina, que pressionou os britânicos no começo da etapa complementar. A cara do jogo mudou com a expulsão de Rooney, quase aos 30 do segundo tempo. E foi nos acréscimos que Andrija Delibasic, atacante do espanhol Rayo, garantiu ao seu país um merecido empate e a vaga na repescagem.

Grupo A: Turquia 1 x 3 Alemanha
Os outros jogos
Grupo A
Azerbaijão 1 x 4 Áustria
Turquia 1 x 3 Alemanha
Bélgica 4 x 1 Cazaquistão

    Com a autoridade habitual, os alemães deram espetáculo na Turquia em um jogo que teve novo gol de Mario Gomez. Já os belgas golearam os cazaques e assumiram a vice-liderança da chave, com um ponto a mais que os turcos. Contudo, enquanto a seleção turca recebe o modesto Azerbaijão na última rodada, a Bélgica encara confronto perigoso na Alemanha.

Grupo B: Eslováquia 0 x 1 Rússia
Grupo B
Armênia 4 x 1 Macedônia
Eslováquia 0 x 1 Rússia
Andorra 0 x 2 Irlanda

    Os russos, que fecharão a sua campanha em Moscou contra Andorra, deram um passo importante para a classificação ao derrotarem os eslovacos fora de casa. O autor do gol foi o meia Alan Dzagoev, do CSKA. A vaga na repescagem será decidida em Dublin entre irlandeses e armenos, com os mandantes precisando apenas de um empate.

Grupo C
Grupo C: Sérvia 1 x 1 Itália
Irlanda do Norte 1 x 2 Estônia
Sérvia 1 x 1 Itália

    Surpreendidos pelo gol contra de Claudio Marchisio no primeiro minuto de bola rolando, os sérvios acabaram amargando um empate com a Itália. A Azzurra levou a campo uma equipe formada por seis jogadores da Juventus. Já a Estônia deu continuidade à sua impressionante campanha vencendo na Irlanda do Norte com dois gols de Konstantin Vassiljev. O triunfo levou os estonianos ao segundo lugar da chave com um ponto a mais que a Sérvia e vantagem no confronto direto, pois venceram por 3 a 1 e empataram em um gol. Para avançarem à repescagem, os sérvios precisarão ganhar na visita à Eslovênia.

Grupo D: França 3 x 0 Albânia
Grupo D
Bósnia e Herzegovina 5 x 0 Luxemburgo
Romênia 2 x 2 Bielorrússia
França 3 x 0 Albânia

    Franceses e bósnios, que ocupam as primeiras colocações da chave, se impuseram em casa e mantiveram tudo igual na tabela. A ordem final da classificação será decidida na terça-feira no Stade de France. Vale destacar que a Bósnia e Herzegovina protagonizou a maior goleada do dia ao fazer cinco gols nos luxemburgueses.

Grupo E: Holanda 1 x 0 Moldávia
Grupo E
Finlândia 1 x 2 Suécia
Holanda 1 x 0 Moldávia

    Graças aos três pontos conquistados na Finlândia com gols de Sebastian Larsson e Martin Olsson no comecinho de cada tempo, os suecos estarão na repescagem. Mesmo que percam da Holanda na terça-feira e sejam alcançados pela Hungria na classificação, os suecos levam vantagem nos critérios de desempate contra os húngaros, com vitória por 2 a 0 e derrota por 2 a 1. Os holandeses, por sua vez, chegaram à nona vitória em nove jogos, mas não sem dificuldades diante do bom selecionado moldávio. O único gol da partida saiu dos pés de Klaas-Jan Huntelaar.
Grupo F: Grécia 2 x 0 Croácia

Grupo F
Letônia 2 x 0 Malta
Grécia 2 x 0 Croácia

    Os gregos fizeram a lição de casa derrotando os croatas com gols de Yeoryos Samaras e Theofanis Gekas no segundo tempo de um duelo bastante quente. Eles agora têm dois pontos de frente sobre o adversário. A definição da chave ficou para a última rodada, em que a equipe da Grécia viaja à Geórgia e a Croácia recebe a Letônia.
Grupo G: País de Gales 2 x 0 Suíça

Grupo G
País de Gales 2 x 0 Suíça

    Depois de derrotarem os montenegrinos, os galeses levaram a melhor sobre os suíços. Aaron Ramsey, de pênalti, e Gareth Bale marcaram os gols da vitória que decretou a eliminação da Suíça.

Grupo H
Chipre 1 x 4 Dinamarca
Portugal 5 x 3 Islândia
Grupo H: Portugal 5 x 3 Islândia

    Os dinamarqueses não deram a menor chance aos cipriotas, anotando quatro gols nos primeiros 20 minutos de jogo. O destaque da partida foi o incansável Dennis Rommedahl, que balançou as redes duas vezes. Já os portugueses tomaram um susto depois de voltarem do vestiário vencendo por 3 a 0, dois de Nani. Hallgrimur Jonasson aproveitou o relaxamento lusitano e também fez dois gols, mas Portugal tinha as armas necessárias para acelerar o jogo e colocar a bola na rede outras duas vezes. A classificação final será decidida em Copenhague na terça-feira, embora a dupla de líderes esteja ameaçada pela Noruega, que tem três pontos a menos e recebe o Chipre.

Grupo I: Rep. Tcheca 0 x 2 Espanha
Grupo I
República Tcheca 0 x 2 Espanha
Liechtenstein x Escócia (sábado)

    Os atuais campeões do mundo também defenderam a sua invencibilidade nas eliminatórias com a vitória em Praga. Os tchecos permitiram que os espanhóis ditassem o ritmo do jogo na maior parte do tempo, embora precisassem dos três pontos. Os escoceses, que jogam em Liechtenstein no sábado, terão a oportunidade de assumir a vice-liderança e seguir sonhando com a repescagem.

O jogador
    O atacante Adrian Mutu renasceu das cinzas mais uma vez ao assinar os dois gols da Romênia no empate em 2 a 2 com a Bielorrússia. Em março deste ano, ele já havia anotado dois tentos contra Luxemburgo na partida que marcou o seu retorno à seleção dois anos depois de ser banido pelo resto da vida por indisciplina, em 13 de outubro de 2009. Cortado pelo técnico Victor Piturca no último dia 11 de agosto pelo mesmo motivo, Mutu conseguiu novamente dar a volta por cima no jogo contra os bielorrussos. Que ninguém duvide que o jogador ainda vai dar o que falar.

O gol
Juan Manuel Mata, 6/1ºT, República Tcheca 0 x 2 Espanha

    A defesa tcheca ainda tentava se situar na partida quando Xavi encaixou um daqueles passes milimetrados que são especialidade sua. Graças à bola açucarada, Juan Manuel Mata surgiu sozinho e implacável diante do companheiro de Chelsea Petr Cech.

O número
40
— As partidas de Fabio Capello no comando da Inglaterra. O italiano apresenta agora um balanço de 26 vitórias, oito empates e seis derrotas, o que representa o melhor desempenho de um técnico à frente do English Team.

Dê a sua opinião
Quem é a grande revelação das eliminatórias?