A história do jogador da seleção alemã André Schürrle se parece muito com um conto de fadas – a única diferença é que ela é real, e não o fruto da imaginação de um engenhoso escritor. Em 2009, então com 18 anos, Schürrle fez a sua estreia na Bundesliga pelo Mainz. Apenas dois anos mais tarde, o atacante foi contratado por cerca de dez milhões de euros para defender o Bayer Leverkusen, um valor recorde para a transferência de um futebolista com apenas 19 anos para um clube alemão. Desde então, ele também passou a ter vaga garantida na seleção da Alemanha.
   "Todo jogador precisa encontrar o seu próprio caminho", afirmou Schürrle ao FIFA.com. "Obviamente, é preciso renunciar a muitas coisas desde jovem. Além disso, é necessário ter uma força de vontade indestrutível e ser capaz de se divertir com as dificuldades diárias para se tornar um melhor jogador. Eu encontrei o meu caminho e sempre treinei todos os dias tanto quanto possível."
Hoje com 20 anos de idade, Schürrle é um dos vários futebolistas alemães que surgiram recentemente e passaram a causar sensação tanto nos gramados germânicos quanto no cenário internacional.
   O surgimento de tantos craques na Alemanha foi impressionante, mas Schürrle tem uma boa explicação para isso. "Acredito que tem muito a ver com o trabalho dos olheiros da Federação Alemã de Futebol, o qual se iniciou há cerca de dez anos", comentou o atacante. "Os talentos são reconhecidos ainda muito jovens e passam a ser incentivados tanto com treinamentos individuais quanto com treinos dentro do grupo.  Nos clubes, o trabalho com as categorias de base também está sendo muito incentivado. E eu também tirei proveito disso."

Início moderado em Leverkusen
    Depois de trocar o Mainz pelo atual vice-campeão alemão, nem tudo vem dando completamente certo para o jovem jogador. Após oito rodadas da Bundesliga, o Bayer Leverkusen está apenas na nona colocação e foi eliminado da Copa da Alemanha na primeira rodada pelo Dínamo de Dresden, da segunda divisão.
   "Ainda tenho fôlego de sobra para evoluir, e a temporada acabou de começar", comentou Schürrle, analisando as suas primeiras semanas no estado da Renânia do Norte-Vestfália. "Estabelecemos grandes objetivos para a equipe. Com o nosso elenco, precisamos ser capazes de subir na tabela. Recentemente, desperdiçamos três pontos contra o Colônia (derrota por 4 a 1 em casa). Também foi difícil digerir a eliminação da Copa da Alemanha. Passamos muito tempo pensando nisso. Em geral, o que está faltando é constância."
   Apesar das dificuldades com o Bayer, o atacante de 1,84 metro de altura está se sentindo muito bem na sua nova cidade, mesmo que não esteja em uma fase tão boa quanto nas duas últimas temporadas. No Mainz, Schürrle era uma das principais peças da equipe, enquanto em Leverkusen ele ainda está procurando o seu espaço. Até o momento, o jogador ainda não marcou nenhum gol na Bundesliga. Além disso, recebeu um cartão vermelho na partida contra o Colônia.
   "Percebe-se que o Bayer é um clube absolutamente de ponta", comentou o rápido atacante. "No Mainz, as coisas eram mais familiares e um pouco menores, embora também fossem muito profissionais. Mas no Bayer tudo é um pouco maior, a começar pelos nomes do elenco."
   Na Liga dos Campeões, o Bayer está lutando por uma vaga nas oitavas de final. Depois de estrear com derrota por 2 a 0 em Londres contra o Chelsea, o Bayer derrotou o Genk por 2 a 0 na sequência e está na segunda colocação do Grupo E, logo atrás do time inglês. No dia 19 de outubro, o vice-campeão do torneio em 2002 terá pela frente um duelo decisivo contra o Valencia para ver quem ficará com a vaga na próxima fase.
   Para Schürrle, a sua estreia no principal torneio continental da Europa no Estádio Stamford Bridge foi a realização de um sonho de criança, como ele contou ao FIFA.com. "O jogo contra o Chelsea foi um delírio", afirmou. "Sempre sonhei com isso desde a época em que eu me sentava com os meus pais no sofá e ouvia o hino da Liga dos Campeões tocando na televisão. Depois da Copa do Mundo, a Liga dos Campeões é o que há de maior. Foi um momento muito especial jogar em Londres."

Nome certo na seleção alemã
    Outro dia muito emocionante para o atacante foi o 17 de novembro de 2010. Na cidade de Gotemburgo, Schürrle vestiu pela primeira vez a camisa da seleção alemã principal. Cerca de um ano mais tarde, tornou-se indispensável para o selecionado do técnico Joachim Löw.
   "Sinto-me 100% como um jogador da seleção e me firmei definitivamente na equipe", disse Schürrle, descrevendo a sua situação na Nationalelf. "Temos um selecionado realmente muito forte, com o qual é possível conquistar grandes objetivos. Tudo está indo bem dentro e fora de campo. O técnico e toda a comissão técnica estão fazendo um grande trabalho conosco, o que nos traz muito orgulho."
   Quatro gols em oito partidas pela Alemanha são um aviso contundente aos seus concorrentes a uma vaga no ataque do selecionado germânico e refletem o quanto Schürrle está se sentindo à vontade na equipe. "Tudo está ótimo", afirmou o jogador, esbanjando confiança. "Estou com uma média de gols muito boa, mas agora preciso tentar manter o meu desempenho no futuro. Em boa parte dos jogos, iniciei no banco de reservas, mas o meu objetivo obviamente é ser titular. Acredito que tenho boas chances de começar jogando se eu continuar seguindo o meu caminho naturalmente. Mas é claro que a concorrência é muito grande."
   Nos dias 7 e 10 de outubro, Schürrle receberá mais duas chances de mostrar serviço na seleção alemã. Agora que a Alemanha já garantiu uma vaga na Eurocopa 2012, a equipe terá ainda mais tranquilidade para as partidas contra Turquia e Bélgica. O atacante já está até pensando no torneio continental do ano que vem, que será realizado na Polônia e na Ucrânia.
   "A Alemanha está sempre entre os favoritos ao título nos grandes torneios", afirmou o simpático jogador, com a cabeça voltada para o futuro. "Queremos levar o troféu da Eurocopa para casa. Mas será uma tarefa muito difícil, já que cinco ou seis outros países também terão esse objetivo e contam com qualidade suficiente para vencer o torneio. Pessoalmente, jogar a Eurocopa será um momento de grande destaque na minha carreira, mas também teremos muito trabalho pela frente."