As duas rodadas finais das eliminatórias para a Euro 2012, nos próximos dias 7 e 11 de outubro, distribuirão as seis últimas vagas diretas e definirão os oito classificados à repescagem.
   Já garantidas estão Alemanha, Espanha, Itália e Holanda, que confirmaram o favoritismo e aguardam os novos adversários ao lado das anfitriãs Polônia e Ucrânia. Na sexta-feira, Grécia e Croácia (Grupo F) e Montenegro e Inglaterra (Grupo G) farão duas verdadeiras finais pela liderança das chaves. O FIFA.com analisa os outros destaques.
Georgios Samaras of Greece (L) vies with Josip Simunic (C) and Ognjen Vukojevic of CroatiaO jogo
Grécia x Croácia, Grupo F, Estádio Georgios Karaiskakis, Pireus, 15h45 (horário de Brasília)

   
A equação deste confronto decisivo pelo Grupo F é simples: o vencedor dependerá apenas de si para se classificar automaticamente, enquanto o perdedor deverá seguir para a repescagem. Apesar do tropeço na visita à Geórgia em 26 de maio, com a derrota pelo placar mínimo, e do empate sem gols em casa no jogo de ida, os croatas desembarcam na Grécia com um ponto de vantagem. "Vamos ganhar na Grécia e garantir a nossa classificação", anunciou o técnico Slaven Bilic, que convocou cinco jogadores do Dínamo de Zagreb. Já os gregos não perderam nenhuma partida desde a Copa do Mundo da FIFA 2010 e a chegada do treinador português Fernando Santos. A seleção helênica vem de impressionantes oito vitórias e seis empates em grande parte graças à solidez da sua defesa, que sofreu apenas quatro gols em oito jogos.

As outras partidas
 
Grupo A
Azerbaijão x Áustria
Turquia x Alemanha
Bélgica x Cazaquistão

    Os alemães, com vaga garantida desde o dia 2 de setembro, serão o fiel da balança na disputa pela repescagem entre belgas e turcos, os próximos adversários da Mannschaft. O clima será quente na Turk Telekom Arena de Istambul, onde a equipe comandada por Guus Hiddink irá para o tudo ou nada.

Grupo B
Armênia x Macedônia
Eslováquia x Rússia
Andorra x Irlanda

    Quatro seleções ainda brigam pelas duas primeiras colocações. Os russos têm dois pontos de frente sobre os irlandeses e três a mais que armenos e eslovacos. Portanto, a Rússia larga com ligeira vantagem na visita à Eslováquia, que vem de surpreendente goleada por 4 a 0 em casa contra a Armênia. Mas o técnico Dick Advocaat certamente não esqueceu a derrota por 1 a 0 em Moscou diante da equipe eslovaca, inconstante como a chave em que se encontra.

Grupo C
Irlanda do Norte x Estônia
Sérvia x Itália

    Com os italianos já classificados, a segunda chance será disputada entre Sérvia, Estônia e Eslovênia. Os sérvios têm um ponto de vantagem sobre os estonianos e três sobre os eslovenos, além de uma partida a menos. Caso derrotem a Azzurra, praticamente garantem presença na repescagem. Na ida, o jogo em Gênova foi interrompido devido a um tumulto provocado pela torcida sérvia.

Grupo D
Bósnia e Herzegovina x Luxemburgo
Romênia x Bielorrússia
França x Albânia

    Separadas por um ponto, França e Bósnia e Herzegovina devem decidir o primeiro lugar da chave no duelo de 11 de outubro em Paris. Contudo, enquanto os bósnios não encaram grandes riscos na partida em casa contra Luxemburgo, a equipe de Laurent Blanc terá muitos desfalques ao receber os albaneses, sobretudo no ataque, com as lesões de Karim Benzema, Franck Ribéry e Kévin Gameiro. Bafétimbi Gomis e Djibril Cissé foram convocados de última hora com a missão de garantirem três pontos indispensáveis para os Bleus.

Grupo E
Finlândia x Suécia
Holanda x Moldávia

    A seis pontos dos holandeses, que defenderão a invencibilidade recebendo a Moldávia, os suecos vão à Finlândia levando na bagagem a goleada de 5 a 0 no primeiro jogo. Se vencer, a Suécia abrirá três pontos sobre a Hungria e seguirá para a repescagem antes mesmo da última rodada, pelo critério dos gols marcados no confronto direto (vitória por 2 a 0 e derrota por 2 a 1).

Grupo F
Letônia x Malta

Grupo G
País de Gales x Suíça
Montenegro x Inglaterra
    Os ingleses contam com seis pontos e um jogo a mais que Montenegro, com quem só precisam empatar para garantir a primeira posição da chave. O técnico Fabio Capello precisou deixar Steven Gerrard e Rio Ferdinand em casa, já que ambos se recuperam de lesão, mas confia na nova geração liderada por Phil Jones, Danny Welbeck, Micah Richards e Andy Carroll. Branko Brnovic, por sua vez, terá o retorno de Savo Pavicevic (suspenso), Marko Basa, Miodrag Dzudovic e Milan Jovanovic (todos lesionados). Caso vençam, os montenegrinos brigarão pela liderança em 11 de outubro na Suíça.

Grupo H
Chipre x Dinamarca
Portugal x Islândia

    É provável que a chave só se defina na última rodada. Dinamarqueses e lusitanos têm os mesmos 13 pontos que a Noruega, mas com um jogo a menos. O calendário será ajustado após as partidas contra cipriotas e islandeses. Se Dinamarca e Portugal vencerem, decidirão o primeiro posto em Copenhague na terça-feira.

Grupo I
República Tcheca x Espanha
Liechtenstein x Escócia

    Os tchecos precisam de três pontos para seguirem sonhando com a repescagem, já que possuem dois de frente sobre a Escócia, além de um saldo de gols relativamente confortável. O único problema da equipe comandada pelo técnico Michal Bilek é que o adversário será simplesmente a Espanha, que continua invicta nas eliminatórias.

Fique de olho
   
Com Karim Benzema contundido, Bafétimbi Gomis volta ao comando de ataque da França após dois anos ausente do selecionado. Atualmente um dos artilheiros do Campeonato Francês, com seis gols em nove jogos, o "Pantera" do Lyon demonstrou recentemente na Liga dos Campeões da UEFA que a sua habilidade não deve nada à sua força física. O jogador de 26 anos marcou um golaço contra o Dínamo de Zagreb, mandando a bola para o fundo da rede com um voleio perfeito. Gomis registra cinco partidas e dois gols com a seleção principal da França.

O número
17-15-6 — Co-artilheiro da África do Sul 2010, o atacante espanhol David Villa totaliza 17 chutes no gol e 15 para fora desde o começo das eliminatórias para a Euro 2012, com seis tentos anotados. Futebol exige perseverança.

O que eles disseram
"Milagre só acontece para quem acredita."
Branko Brnovic, técnico de Montenegro

Dê a sua opinião
Montenegro pode surpreender na partida contra a Inglaterra?