Canadá e Haiti atropelam rivais

RESUMO DA RODADA — Com amplas goleadas, Canadá e Haiti se consolidaram na liderança de seus respectivos grupos na segunda fase das eliminatórias da CONCACAF para o Brasil 2014. Em compensação, Trinidad e Tobago não se deu nada bem na visita que fez à modesta seleção das Bermudas, perdendo para a adversária pelo segundo torneio classificatório consecutivo. O FIFA.com repassa a movimentação da noite desta sexta-feira na América do Norte, na América Central e no Caribe.

Partida em destaque
Bermudas 2 x 1 Trinidad e Tobago
 
   A seleção das minúsculas ilhas das Bermudas parece se transformar quando tem de enfrentar Trinidad e Tobago. Nas eliminatórias passadas, o conjunto do território britânico acabou provocando a eliminação do adversário com uma inspirada vitória em casa. Nesta sexta-feira, vários dos heróis daquela partida — em particular, John Nusum e o capitão Khano Smith — repetiram a dose. Os bermudenses contaram com a ausência de Kenwyne Jones, talismã do conjunto trinitário, e fecharam a noite com um surpreendente 2 a 1, retomando o fôlego com sua primeira vitória no Grupo B. Já os trinitários sofreram sua primeira derrota e perderam a liderança para Guiana. Além disso, os favoritos da chave têm Bermudas apenas três pontos atrás na tabela. Agora, a seleção de Trinidad precisa reencontrar o bom futebol se pretende se classificar, já que apenas o vencedor do grupo passa de fase. Na próxima terça-feira, ela enfrenta o lanterna Barbados, em busca do triunfo.

Outros jogos
   
El Salvador manteve a liderança do Grupo A com uma tensa vitória fora de casa por 2 a 1 sobre a República Dominicana, que jogou com um a menos a maior parte do tempo na cidade de San Cristóbal. Na partida que fechava a chave, o Suriname se firmou no segundo lugar derrotando as Ilhas Cayman pelo placar mínimo, e aparece a dois pontos dos salvadorenhos.
   Guiana aproveitou a derrota de Trinidad e Tobago no Grupo B e deixou Barbados virtualmente sem chances com uma vitória fácil por 2 a 0 fora de casa. Anthony Abrams e Chris Nurse marcaram os gols da partida nos últimos 17 minutos de um jogo que pode ter posto um ponto final nas esperanças barbadenses.
Semifinalista da última Copa Ouro, o Panamá se isolou na ponta do Grupo C após golear Dominica por 5 a 0, deixando a adversária sem pontuar na chave. Blas Perez e Luis Tejada balançaram as redes e permitiram que a seleção do técnico Julio Dely Valdés chegasse aos seis pontos em dois jogos.
   No Grupo D, o Canadá manteve a primeira colocação com uma sacolada por 7 a 0 — uma das duas da rodada — sobre a pequena ilha caribenha de Santa Lúcia, na casa da adversária. O destaque ficou por conta de Simeon Jackson, que fez três gols. Quatro pontos atrás dos canadenses aparece São Cristóvão e Nevis, que empatou em 1 a 1 com Porto Rico, terceiro lugar.
   A Guatemala, líder do Grupo E, não teve problemas para derrotar São Vicente e Granadinas por 3 a 0. Mario Rodríguez marcou dois para a favorita da chave e Dwight Pezzarossi completou o placar. No outro jogo, Granada se recuperou e venceu Belize por 4 a 1, embolando a segunda colocação, que tem agora três selecionados.
   Para completar, no Grupo F, o Haiti deu sequência a sua grande fase arrasando as Ilhas Virgens Americanas por 7 a 0. Apesar de mostrar algum progresso recente, a adversária dos haitianos está na lanterna da chave, sem pontuar e com incríveis 21 gols sofridos até o momento. Antígua e Barbuda segue na briga, já que venceu Curaçao por 1 a 0 e empatou em pontos com o Haiti na liderança.

O craque da rodada
Simeon Jackson (Canadá)
 
   Potente, robusto e veloz, o craque canadense no setor ofensivo brilhou contra Santa Lúcia, marcando nada menos do que três vezes e ajudando o país a manter os 100% de aproveitamento. Nascido em Kingston, capital da Jamaica, Jackson defende o Norwich City, da Inglaterra, e vem tendo boas atuações ultimamente. A noite desta sexta-feira na cidade de Gros Islet foi sem dúvida inesquecível para o atleta de 24 anos, que marcou seu hat trick em um intervalo de apenas 20 minutos, ainda no primeiro tempo. Quando Jackson foi substituído aos 22 da etapa final, a torcida local deve ter suspirado aliviada.

O que eles disseram
   
"Gostei da seriedade que meu conjunto mostrou hoje, mais até do que o placar. Levamos tudo muito a sério quando tínhamos a posse de bola e nos mantivemos assim. Esperamos consolidar a liderança na terça-feira, mas a Nicarágua é uma adversária difícil, que resistirá de todas as maneiras."
Julio Dely Valdés, técnico do Panamá, após a vitória de sua seleção por 5 a 0 sobre Dominica

O número
17
— É o total de gols que o Haiti, líder do Grupo F, marcou nas três partidas que fez até o momento — uma média de 5,6 por jogo. Os haitianos somam três a mais do que o Canadá, segundo da lista nesse quesito.

Eliminatórias da CONCACAF – Terceira rodada da segunda fase
Sexta-feira, 7 de outubro
República Dominicana 1 x 2 El Salvador
São Vicente e Granadinas 0 x 3 Guatemala
Belize 1 x 4 Granada
Barbados 0 x 2 Guiana
Ilhas Virgens Americanas 0 x 7 Haiti
Dominica 0 x 5 Panamá
Santa Lúcia 0 x 7 Canadá
Ilhas Cayman 0 x 1 Suriname
Bermudas 2 x 1 Trinidad e Tobago
Porto Rico 1 x 1 São Cristóvão e Nevis
Curaçao 0 x 1 Antígua e Barbuda