As eliminatórias para a Euro 2012 estão quase chegando ao fim. Após mais de um ano e 240 partidas disputadas nos nove grupos, 12 seleções já estão garantidas no torneio continental. Ao lado das anfitriãs Polônia e Ucrânia, Alemanha, Rússia, Itália, França, Holanda, Grécia, Inglaterra, Dinamarca e Espanha, vencedores dos seus grupos, além da Suécia, melhor segunda colocada, confirmaram presença na competição. As quatro vagas ainda em aberto serão decididas entre os oito selecionados que disputarão a repescagem.

   O FIFA.com observa os números, histórias e estatísticas mais importantes dos últimos 13 meses no torneio classificatório para a Eurocopa.
Germany's midfielder Mesut Oezil (R) is congratulated by teammates 
Duas campanhas invictas   
Alemanha e Espanha, justamente as duas finalistas da última Eurocopa, fizeram campanhas perfeitas nas eliminatórias, vencendo todos os seus jogos. Enquanto a atual campeã mundial e europeia estava no grupo com mais quatro equipes e, portanto, ganhou oito jogos, a Alemanha enfrentou cinco países e saiu de campo com o triunfo em seus dez duelos, um feito que nenhuma seleção havia conseguido antes.

Tropeço na última rodada 
    A Holanda poderia ter igualado a façanha dos alemães, mas acabou sendo derrotada justamente na sua última partida, contra a Suécia por 3 a 2. Mesmo assim, a vice-campeã mundial venceu o seu grupo e está classificada para a Euro 2012. Além disso, a Laranja Mecânica conta com o artilheiro das eliminatórias. Ninguém superou a impressionante marca de 12 gols em oito jogos de Klaas-Jan Huntelaar, do Schalke 04.

Recordes negativos 
   A seleção de San Marino foi a única das 51 participantes nas eliminatórias que não marcou nenhum gol. Pior: a equipe foi buscar a bola nas redes nada menos que 53 vezes, outro recorde. Mais três países não venceram nas eliminatórias: Andorra, Malta e Chipre.

Sorteio já tem data marcada 
   O sorteio dos quatro grupos da Eurocopa será realizado no dia 2 de dezembro de 2011 em Kiev, capital da Ucrânia. Além dos anfitriões, Polônia (Grupo A) e Ucrânia (Grupo D), os outros cabeças de chave dos Grupos B e C deverão ser, respectivamente, Espanha e Holanda.

Mais da metade já disputou Euro
    Entre as 53 seleções filiadas à UEFA, 27 já se classificaram para o torneio continental. Desde que Áustria e Polônia participaram da Eurocopa pela primeira vez em 2008, o número de equipes que já disputaram o torneio chegou a mais da metade. Os austríacos são os únicos que só conseguiram se classificar como país-sede.

Dois países buscam classsificação inédita 
   Estônia e Montenegro, duas seleções que nunca participaram da Euro, estão sonhando com a sua primeira classificação para um grande torneio internacional. As duas equipes ficaram na segunda colocação dos seus grupos e tentarão escrever história na repescagem. 

Bem-vindo ao clube dos cem
   Cento e nove jogadores de 37 nações europeias receberam ou receberão no próximo mês um chapéu e uma medalha como homenagem ao fato de já terem disputado cem ou mais partidas pelas suas seleções. Muitos dos atletas já estão aposentados há muito tempo, como Lothar Matthäus, Zinedine Zidane, Oleh Blokhin e Sir Bobby Charlton. O prêmio será entregue pela primeira vez nas duas últimas rodadas das eliminatórias.
 
Oito entram, quatro saem
    As partidas pela repescagem das eliminatórias para a Eurocopa acontecerão nos dias 11/12 e 15 de novembro. Além de Estônia e Montenegro, já mencionadas acima, estarão buscando uma vaga as seleções de Portugal, Croácia, Irlanda, República Tcheca, Turquia e Bósnia e Herzegovina. O sorteio para definir os confrontos será realizado na quinta-feira.

Mais de quase quatro gols por jogo
   O Grupo E foi o que teve a melhor média de gols das eliminatórias. Foram 118 gols no total em 30 partidas, uma média que chega quase a quatro por confronto. A Holanda, que estava justamente nesta chave, teve o melhor ataque do torneio classificatório, com 37 gols. Em segundo lugar veio a Suécia, que balançou as redes 31 vezes. No total, foram marcados 645 gols em 240 jogos.

Adeus aos técnicos
   Vários treinadores deixaram os seus cargos durante a disputa das eliminatórias, como Raimondas Zutautas (Lituânia), Lothar Matthäus (Bulgária), Dietmar Constantini (Áustria) e Zlatko Kranjcar (Montenegro).

Juntos para fazer história
   Este é o slogan oficial da Euro 2012 e, até o momento, 12 equipes já podem se preparar para embarcar para a Polônia e Ucrânia no ano que vem. Será a terceira vez que o torneio continental será organizado por duas nações. No ano 2000, Bélgica e Holanda foram as anfitriãs e, em 2008, foi a vez de Áustria e Suíça.