Na edição de setembro do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola, a Hungria subiu 18 posições, alcançando a 27ª colocação. Desde a criação do Ranking em 1993, os húngaros estão pela primeira vez entre as 30 melhores seleções do planeta.
   A melhora aconteceu principalmente graças aos bons resultados da vice-campeã mundial de 1954 nos últimos meses. Depois de duas derrotas em março contra a Holanda pelas eliminatórias para a Eurocopa 2012, a Hungria colecionou apenas vitórias desde então.
   Em junho, a equipe comandada pelo técnico Sandor Egervari derrotou Luxemburgo por 1 a 0 e San Marino por 3 a 0. Mas ainda mais impressionantes foram os triunfos contra Islândia (4 x 0), Suécia (2 x 1) e Moldávia (2 x 0) nos meses seguintes.
Surpresa nas eliminatórias para a Eurocopa
   "Ninguém acreditava que tínhamos condições de vencer a Suécia, mas acreditamos em nós mesmos e contamos com o apoio da torcida", afirmou o autor do gol da vitória, Gergely Rudolf, que chegou a seis gols depois da importante vitória contra os suecos e assumiu a quarta colocação na artilharia do torneio classificatório.
   As duas últimas vitórias permitiram que a Hungria começasse a sonhar de forma bastante realista com a participação na Euro 2012. Com 18 pontos, a seleção do capitão Zoltan Gera está na terceira colocação do Grupo E, atrás apenas de Holanda e Suécia. O país tem plenas condições de chegar à segunda colocação, o que lhe garantirá pelo menos uma vaga na repescagem.

   Para isso, no entanto, será preciso ter uma ajuda da "Laranja Mecânica" e da Finlândia, as quais em outubro enfrentam a seleção sueca. Além disso, a Hungria precisará dos três pontos na sua última partida contra os finlandeses. "Quase ninguém esperava que conseguíssemos nos classificar neste grupo", comentou o atacante Imre Szabics. "Agora, temos mais do que apenas uma chance, mas as outras seleções precisam tropeçar."
Retorno às glórias do passado
   A Hungria não disputa um grande torneio há mais de 25 anos. Na última vez em que jogaram uma Copa do Mundo da FIFA, no México 1986, os húngaros foram eliminados ainda na fase de grupos. Já a última participação húngara na Eurocopa foi ainda mais remota, na Bélgica 1972. Na ocasião, os magiares alcançaram a quarta colocação, mas depois disso não tiveram mais sucesso nas eliminatórias para o Mundial nem para o torneio continental.
   Agora, no entanto, tudo indica que a equipe está pronta para dar o próximo passo. Quando Egervari assumiu como técnico no lugar do holandês Erwin Koeman, a Hungria estava na 62ª colocação do Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola. O país também fez uma boa participação nas eliminatórias para a África do Sul 2010, mas acabou sendo superado por Dinamarca e Portugal.
   Dez vitórias e quatro derrotas depois, a equipe subiu 35 posições no Ranking da entidade máxima do futebol mundial. A situação entre os europeus é ainda melhor, já que o país está na 18ª posição — outra marca histórica.
Mescla de juventude e experiência
   Para a Hungria, ainda mais importante do que a colocação no Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola é o fato de que o trabalho árduo dos últimos meses foi recompensado com vitórias. O técnico Egervari conseguiu colocar em prática uma boa mescla entre jogadores jovens, cheios de vontade, e atletas mais experientes.
   O goleiro Gabor Kiraly, o capitão Gera, o armador Tamas Hajnal e o goleador Rudolf formam a espinha dorsal da equipe. Além deles, outros importantes talentos são Balázs Dzsudzsák, Roland Juhász, Adam Szalai e Szabics, que também estão desempenhando um importante papel na ascensão húngara. Para completar, vários jovens e promissores atletas estão despontando, e tudo indica que estarão entre os magiares no futuro.
   Se isso se concretizar, a Hungria também entrará com grandes esperanças na disputa das eliminatórias para o Brasil 2014. Para chegar lá, entretanto, precisará passar por um grupo que conta com Holanda, Turquia, Romênia, Estônia e Andorra. A décima participação húngara em um Mundial poderá ser um triunfo histórico para o país, e os jogadores húngaros certamente farão de tudo para que isso se torne realidade.