“O Mundial Sub-20 é uma grande experiência. É a preparação ideal para quem sonha em chegar à seleção principal.” Para o brasileiro Danilo, a campanha dos meses de julho e agosto na Colômbia foi como uma espécie de vestibular bem-sucedido. Com as notas altas que tirou na competição, ele teve como recompensa a primeira convocação para a Seleção Brasileira adulta em um amistoso contra Gana, em setembro.
   No entanto, o defensor do Santos, comprado a peso de ouro pelo FC Porto, foi um dos raros jogadores a sair de uma seleção que disputou a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA diretamente para a principal. Por outro lado, muitos outros passaram pelo exigente processo seletivo da competição e retornaram a seus clubes assumindo papéis ainda mais importantes do que quando partiram.

   Ainda da seleção campeã mundial, por exemplo, os meias Oscar e Casemiro chegaram a Inter e São Paulo em um nível superior, com o primeiro alcançando a ótima marca de oito gols no Brasileirão. Em alta, os dois foram chamados para a Seleção no Superclássico das Américas contra a Argentina, juntando-se ao próprio Danilo, então titular da lateral direita.
   “O Mundial certamente contribuiu para a convocação”, explicou Oscar ao FIFA.com. “Muita gente considerou que fui um dos melhores lá. O Mano (Menezes) esteve com a gente, viu dois jogos e aprovou. Agora espero ficar por mais tempo na Seleção”, completou o jogador de 20 anos, único dos “sub-20” na lista para os amistosos contra México e Costa Rica, já com a presença dos jogadores que atuam no exterior.

   Ganhador do Bola de Ouro e da Chuteira de Ouro adidas, Henrique ficou na média ao retornar ao São Paulo, mas ao menos pôde comemorar a renovação de contrato e a atuação decisiva no heroico empate contra o Botafogo do último domingo. No Inter de Oscar, outro que subiu rapidamente foi Juan, agora titular na defesa colorada. Já o rival Grêmio viu o volante Fernando se tornar peça fundamental ao lado dos experientes Gilberto Silva e Fábio Rochemback, enquanto na Internazionale de Milão, Philippe Coutinho foi titular logo no primeiro jogo de Claudio Ranieri no comando da equipe.  

Investimentos e retornos   Entre os clubes europeus que mais aproveitaram a chegada dos calouros do Mundial Sub-20 está o FC Porto. Enquanto aguarda a vinda de Danilo e as estreias do argentino Juan Manuel Iturbe e do brasileiro Alex Sandro, a equipe já conta com o colombiano James Rodríguez em grande forma. Como um veterano, o atacante marcou nada menos que três gols em três jogos pela Liga ZON Sagres e deu uma assistência para o gol de Kleber contra o Shakthar Donetsk pela Liga dos Campeões, mostrando que pode ser um grande substituto para Falcao García.

   Já o rival Benfica começa a preparar terreno para Nélson Oliveira, grande nome de Portugal na campanha do vice-campeonato mundial, e para o espanhol Rodrigo, enquanto o luso Cédric está em boa fase no Académica, quarto lugar da Liga ZON Sagres, e Caetano segue com prestígio no Paços de Ferreira. Da lista de Ilídio Vale, o capitão Nuno Reis e Pelé acabaram se dando bem, mas no exterior: o zagueiro é titular indispensável do Cercle Brugge e o meia acertou sua transferência para o Milan.    

   No Atlético de Madri, aliás, Falcao tem como parceiro outro forte candidato a primeiro da classe: o espanhol Koke, quadrifinalista do Mundial e que voltou revigorado da Colômbia, alternando boas apresentações como titular da equipe. No Valencia, o nome da vez é Sergio Canales, desde já um dos pilares do time de Unai Emery, enquanto o Espanyol tem em Álvaro Vazquez, vice-artilheiro do Mundial, um titular quase indiscutível. Ainda em terras espanholas, o Real Sociedad parece estar extremamente satisfeito por ter recrutado Antoine Griezmann. Um dos titulares da França na campanha do quarto lugar na Colômbia, o meia seguiu em forma e estragou a festa do Barcelona no início de setembro ao marcar o gol do empate em 2 a 2.
   Outros compatriotas de Griezmann também queimaram etapas, três deles no Lyon. Enquanto Clément Grenier teve boa atuação e deu assistência para gol contra o Dínamo de Zagreb pela Liga dos Campeões, o reserva-artilheiro Alexandre Lacazette foi até titular contra o Bordeaux, enquanto Gueida Fofana assinou novo contrato e estreou pelo campeonato local. Usando a mesma linha do rival, o Lorient vem colhendo os frutos da contratação do perigoso atacante costa-riquenho, Joel Campbell, autor de uma assistência no empate com o Sochaux.
Sem o mesmo poderio econômico que os maiores clubes da Itália, o Lecce apostou na juventude do atacante colombiano Luís Muriel, autor de quatro gols no Mundial, e o apresentou com pompas à imprensa local, que até o comparou com Ronaldo pelas belas atuações no torneio. Também visando uma renovação do elenco, o Chelsea garimpou duas joias: Oriol Romeu, presente na vitória contra o Fulham pela Copa da Liga, e o novo “Chicharito” Ulises Dávila, repassado ao Vitesse, da Holanda, onde vem liderando o ataque da equipe.
De olho em Londres
E não foram apenas os clubes os grandes beneficiários do último Mundial Sub-20. Assim como o Brasil, a Nigéria também viu uma de suas maiores promessas subir rapidamente ao time principal. Confirmando as grandes expectativas, Ahmed Musa, destaque do VVV Venlo, da Holanda, entrou no segundo tempo no amistoso contra a Argentina e deu o passe para o único gol africano na derrota por 3 a 1.
Com alguns nomes das categorias de base, países como Egito e Arábia Saudita foram a campo para compromissos oficiais. Do lado africano, Mohamed Salah, Mohamed Al Neney e Ahmed Hegazi fizeram parte de uma seleção com idade olímpica no duelo contra Serra Leoa pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações, enquanto pelos asiáticos, Yahya Dagriri fez o gol de seu país no empate com Catar na primeira rodada das eliminatórias para o Torneio Olímpico de Futebol.
Londres 2012 aparece, então, como a próxima grande meta para os craques que despontaram na Colômbia. Algo que já mexia com a cabeça do Bola de Ouro Henrique desde o apito final em Bogotá, mesmo que as vagas remanescentes tenham agora uma concorrência ainda maior. “Todos no Mundial têm idade para jogar as Olimpíadas e sonham com o torneio. Precisamos seguir trabalhando, mas a esperança é de estar lá, por que não?” Que venha este novo vestibular.