Com uma vitória na estreia sobre o Bayern de Munique, e invencibilidade nos três primeiros jogos, o Borussia Monchengladbach começou o Campeonato Alemão como a sua grande surpres. Neste domingo, porém, enfrentando mais um dos grandes clubes do país, o Schalke 04, a equipe sofreu sua primeira derrota, fora de casa, por 1 a 0.
  Após um primeiro tempo equilibrado, e sem gols, coube ao experiente atacante Raúl garantir a vitória da equipe azul em sua arena. Dentro da área, o avante parou no goleiro Marc-Andre ter Stegen, mas o próprio espanhol oaproveitou o rebote e empurrou para as redes, definindo o terceiro triunfo do Schalke em quatro jogos disputados pela Bundesliga 2011-2012.
  Deste modo, o Borussia Monchengladbach parou nos sete pontos e perdeu a oportunidade de retomar a ponta do Alemão, que agora tem Bayern de Munique, Werder Bremen e o próprio Schalke com nove pontos, dividindo a liderança a primeira posição.
  Na próxima rodada, a equipe de Raúl vai enfrentar o Wolfsburg, fora de casa, em busca da quarta vitória consecutiva. Já o Borussia tenta a reabilitação ao receber o Kaiserslautern, time que ainda não venceu e está em penúltimo, com apenas dois pontos.