A nova temporada do Campeonato Português começou da mesma forma como a última terminou. O favorito e atual campeão FC Porto venceu com gol do brasileiro Hulk, artilheiro da edição anterior do torneio nacional com significativos 23 gols em 26 jogos. A vítima deste domingo foi o Vitória de Guimarães, que perdeu por 1 a 0 mesmo jogando em casa.
  Hulk não foi o único brasileiro que se destacou. O também atacante Kléber jogou bem, principalmente na etapa inicial, e criou as melhores jogadas dos portistas. Em uma delas, aos 45 minutos de bola rolando, foi derrubado na área por Leonel Olimpio. Pênalti que Hulk converteu com certa dose de sorte, já que o goleiro conseguir tocar na bola.
  Apontados como principais rivais na briga pela taça, Sporting e Benfica começaram o torneio tropeçando. Na sexta-feira, o Benfica jogou fora de casa e ficou no 2 a 2 com o Gil Vicente, enquanto o Sporting empatou por 1 a 1 com o Olhanense, em casa, no sábado. Ou seja, o FC Porto já larga com dois pontos de vantagem em relação aos concorrentes.

  Se aparentemente pouca coisa mudou dentro de campo, fora dele o FC Porto está começando uma nova fase. André Villas-Boas, técnico campeão da temporada 2010/2011, agora dirige o Chelsea e foi substituído por Vitor Pereira.
Veja todos os resultados da 1ª rodada:
Sexta-feira
Gil Vicente 2 x 2 Benfica
Sábado
Rio Ave 0 x 0 Braga
Sporting 0 x 0 Olhanense
Domingo
Marítimo 0 x 0 Beira-Mar
Feirense 0 x 0 Nacional
Vitória de Setúbal 2 x 1 Paços de Ferreira
Vitória de Guimarães 0 x 1 FC Porto

Segunda-feira
16h15 - União de Leiria x Académica