Uruguai é o primeiro nas semifinais
  O Uzbequistão foi uma das surpresas da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011, mas o Uruguai não quis saber de ver o rival asiático estendendo sua campanha no México. Neste domingo, a Celeste fez valer a força de sua camisa em Monterrey e a boa fase por que passa o futebol do país em geral para alcançar a semifinal do torneio.
Primeiro tempo
  Os primeiros cinco minutos apresentaram duas chances claras de gol para ambas as equipes. A primeira veio aos 3 minutos, com o Uzbequistão, em ótima enfiada de bola de Kholmurod Kholmurodov pelo centro de campo, encontrando Abbosbek Makhstaliev livre na área. O atacante girou rapidamente, mas acabou chutando fraco, para a defesa do goleiro. Aos 4 minutos, o Uruguai respondeu com uma arrancada de Elbio Álvarez pela faixa direita de campo. Ele deixou os defensores para trás e chutou cruzado, rasteiro, mas também sem muita força.
  A partir daí, as equipes desaceleraram, com um excesso de cautela em campo, talvez pela pressão ou ansiedade de estar tão perto da final, estudando muito o adversário. Aos poucos, o Uruguai foi tomando conta da posse de bola, investindo em tentativas de infiltração na área pelo chão ou em bolas alçadas, tentando povoar o campo ofensivo.
  Aos 28 minutos, então, saiu o primeiro gol. Depois de uma bola longa para a área uzbeque, Santiago Charamoni fez um ótimo domínio com o peito, ajeitou seu corpo com rapidez, e tocou, sem deixar a bola cair, com o pé esquerdo no canto direito para fazer um gol de muita categoria.

O Uzbequistão ainda teve duas chances boas até o fim da primeira etapa, com o meia Makhstaliev. Em duas ocasiões, ele contou com uma falha de posicionamento da defesa sul-americana, e, completamente livre na área, errou uma cabeçada para fora, e, depois, pediu uma boa defesa de Jonathan Cubero em chute com efeito.
Segundo tempoNa volta do intervalo, a equipe asiática não demonstrou o poder de reação esperado, para uma equipe que havia liderado o Grupo D, à frente de Estados Unidos e República Tcheca, e havia goleado a Austrália por 4 a 0 na fase de quartas de final.
No fim, foi o Uruguai que passou mais tempo no campo de ataque, com uma movimentação de bola mais refinada. E foi com uma troca de passes que o time chegou ao segundo gol, encontrando o atacante Rodrigo Aguirre no centro da área. Ele dominou, puxou para a perna esquerda e chutou forte, com a parte interna do pé, sem chances de defesa.
Ainda deu tempo para a Celeste perder um pênalti aos 76 minutos, com Guillermo Méndez. Em sua primeira jogada, depois de sair do banco de reservas, o meia-atacante tentou o drible na área, à esquerda, e foi derrubado por Muhsinjon Ubaydullaev. Ele, mesmo, bateu, mas o goleiro Ganisher Kholmurodov fez a defesa no canto esquerdo.

O que vem por aí
O Uruguai vai enfrentar nas semifinais o vencedor do confronto entre Brasil e Japão, que será disputado neste domingo em Querétaro.