Retranca que dá certo
  O Peru foi paciente, persistente e também contou com um pouco de sorte. Neste sábado, a equipe do técnico Sergio Markarián se colocou na retranca diante da favorita Colômbia, se segurou como pôde, foi à prorrogação e venceu, no fim, por 2 a 0 para se classificar às semifinais da Copa América pela primeira vez desde 1997, quando terminou com o quarto lugar.
  Em Córdoba, a equipe contou com pênalti desperdiçado por Falcao García, sofreu ainda duas bolas na trave, mas conseguiu segurar um empate em branco durante o tempo regulamentar para dar o bote na prorrogação, aproveitando-se de duas falhas do goleiro colombiano Luis Martínez. O Peru agora aguarda o vencedor do grande clássico platino entre Uruguai e Argentina, que será disputado ainda neste sábado, na cidade de Santa Fé.
  Os colombianos se classificaram no primeiro lugar do grupo A, invictos e à frente da anfitriã e favorita Argentina. Já o Peru passou de fase com muita dificuldade, na condição de terceiro colocado pelo grupo C, com quatro pontos ganhos, tendo ficado atrás de Chile e Uruguai.
  A expectativa era de que a Colômbia, comandada pelo artilheiro Falcao García, garantisse vaga sem encontrar muita dificuldade, mas o favoritismo não se confirmou quando a bola rolou. Os colombianos encontraram muita dificuldade para lidar com a forte marcação peruana, que às vezes tinha seus dez jogadores de linha recuados no campo defensivo, especialmente no primeiro tempo.
Chances desperdiçadas
  Depois de um empate sem gols na etapa inicial, a melhor chance de balançar a rede surgiu aos 20 minutos do segundo tempo, quando o colombiano Dayro Moreno foi puxado por Alberto Rodríguez na área e sofreu o pênalti. O centroavante Falcao Garcia cobrou, mas mandou à direita de Raúl Fernández, para fora. O time ainda acertou duas bolas no travessão, uma com Moreno e outra com Fredy Guarín. Mas não era seu dia de sorte, enquanto o Peru só ameaçava em chutes de fora da área.  
  A seleção de Markarián jogava no erro do adversário, no entanto, e foi assim que fez seu primeiro gol, aos 12 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Após cobrança de falta falta pelo lado esquerdo do campo, e o goleiro colombiano Luis Martínez largou a bola no segundo pau, e Carlos Lobatón bateu de primeira, forte, com o gol aberto à sua frente para inagurar o placar.
  Na tentativa do empate, a Colômbia saiu com tudo para o ataque, e ainda levou o segundo gol. Aos 111 minutos, Martínez saiu jogando mal com a bola nos pés, depois de um recuo. O atacante Jose Paolo Guerrero fez o roubo, entrou na área, e tocou para trás. O capitão Juan Vargas chegou com tudo, bateu forte e fechou a conta.