A janela de transferências do verão europeu está chegando à metade e, em plenas férias dos jogadores, atinge o seu período de maior movimento. O FIFA.com resume as principais idas e vindas da primeira quinzena de julho.
  Roma parece ser o destino da moda. A Lazio acaba de receber o goleiro da seleção italiana Federico Marchetti, vindo do Genoa, e o atacante francês Djibril Cissé, que chega do Panathinaikos. E enquanto o arqueiro uruguaio Fernando Muslera deixou o clube para jogar no Galatasaray, o albanês Lorik Cana decidiu fazer o caminho inverso. Na casa dos rivais Giallorossi também tem novidade. A Roma trouxe o argentino Erik Lamela, revelação de 19 anos do River Plate.
  Outro jovem em ascensão do futebol argentino está de mudança para a Itália. O meia-atacante Ricky Álvarez, que foi campeão nacional com o Vélez Sarsfield recentemente, vestirá a camisa da Internazionale — assim como o lateral direito Jonathan, de 25 anos, que venceu a Copa Libertadores pelo Santos. Já o Napoli não precisou ir tão longe em busca de reforços: o time contratou o uruguaio Miguel Britos junto ao Bologna e o suíço Gökhan Inler, que estava na Udinese.
  Quarto colocado e sensação da Série A em 2010/11, o time de Udine vem tendo dificuldades para manter o elenco. Enquanto o atacante chileno  Alexis Sánchez negocia com o Barcelona, o zagueiro colombiano Cristián Zapata fechou contrato com o Villarreal. Ao contrário da Udinese, o Málaga está de portas abertas. A equipe acertou com o holandês Joris Mathijsen e com o espanhol Isco para a próxima temporada, além de Ruud Van Nistelrooy, Nacho Monreal, Jérémy Toulalan e Joaquín.
  Na capital da Espanha as coisas andam mais calmas, mas as somas movimentadas são igualmente expressivas. O lateral do Benfica Fábio Coentrão assinou com o Real Madrid por 30 milhões de euros, enquanto o zagueiro argentino Ezequiel Garay deixa o clube merengue para defender as Águias. O também argentino Pablo Piatti, por sua vez, trocou o Almería pelo Valencia. Já o zagueiro Miranda se despede do São Paulo para voltar à Europa. Cinco anos após a sua experiência no Sochaux, o brasileiro jogará no Atlético de Madri. No Sevilla, o reforço é o bósnio Emir Spahic, que estava há dois anos no Montpellier.
  Na França, aliás, o mercado da bola também se agita. Recém-promovido à Ligue 1, o Évian-Thonon registra as chegadas dos meio-campistas Jérôme Leroy (Rennes) e Sidney Govou (Panathinaikos) e do ganês Jonathan Mensah. Já o Monaco, rebaixado à Ligue 2,  perdeu o goleiro Stéphane Ruffier para o Saint-Étienne, que por sua vez não contará com o atacante Emmanuel Rivière neste segundo semestre. O jogador se transferiu para o Toulouse.
  O momento certamente não é de sossego entre os artilheiros do Campeonato Francês. O nigeriano Ideye Brown, autor de 15 gols em 2010/11, saiu do Sochaux para jogar no Dínamo de Kiev. O marroquino Youssef El-Arabi, que fez 17 gols pelo Caen na última temporada, atuará no saudita Al Hilal. Já o francês Jeremie Aliadière foi repatriado pelo Lorient após 12 anos na Inglaterra, enquanto o burquinense Jonathan Pitroipa chega ao Rennes vindo do Hamburgo.
  O mercado alemão, em contraste, vive instantes de calmaria. O centro das movimentações por enquanto é o Wolfsburgo, que deixou o lateral direito Sascha Rieter ir para o Colônia e trouxe para a vaga o bósnio Hasan Salihamidzic. O jogador de 34 anos passou as últimas quatro temporadas com a Juventus na Itália, após nove no Bayern. E por falar no gigante de Munique, o clube acaba de contratar Jérôme Boateng, que aparecia na lateral direita ou na zaga do Manchester City.
  O time tratou de compensar a perda imediatamente e trouxe o francês Gaël Clichy e o montenegrino Stefan Savic. Além do City, outras equipes promovem uma verdadeira dança de defensores na Terra da Rainha. O lateral esquerdo John Arne Riise retorna à Premier League, deixando a Roma para jogar no Fulham. Entre os zagueiros, Roger Johnson foi do Birmingham para o Wolverhampton e Jonathan Woodgate do Tottenham para o Stoke. Já o Sunderland assinou com Wes Brown e John O’Shea, que chegam do Manchester United.
  O Queens Park Rangers voltará à elite da Inglaterra ostentando dois jogadores que já foram convocados para a seleção do país: Kieron Dyer, experiente meia-atacante de 32 anos, e Jay Bothroyd, que estreou com o English Team no final do ano passado, quando disputava a segunda divisão com o Cardiff. Vale destacar também as transferências do meio-campista escocês Charlie Adam do Blackpool para o Liverpool e do goleiro omani Ali Al Habsi do Bolton para o Wigan.
  Na Holanda, a revelação Georginio Wijnaldum, armador de 20 anos formado no Feyenoord, defenderá as cores do PSV. O rival Ajax, por sua vez, registra a chegada do atacante islandês Kolbeinn Sigthorsson, mas perdeu o meio-campista Demy de Zeuw para o Spartak de Moscou.
  No Brasil, o Fluminense recebeu quase sete milhões de euros pela venda do meia argentino Dario Conca para o Guangzhou Evergrande, atual líder do Campeonato Chinês. O valor é recorde no país mais populoso do mundo. Para encerrar, registremos o novo desafio que o inglês Robbie Fowler, de 36 anos, e o brasileiro Zé Roberto, de 37, viverão na Tailândia e no Catar. Eles acertaram respectivamente com Muangthong United e Al Gharafa.