Embora os triunfos de Barcelona, Milan, Manchester United, Borussia Dortmund e Lille tenham dominado as manchetes do planeta futebol, algumas decisões igualmente emocionantes aconteceram na ponta de baixo das principais ligas da Europa. Diversos clubes tradicionais precisaram lutar para se manter na elite, enquanto nos campeonatos de segunda divisão a batalha para subir também foi acirrada.
Agora que estão definidos praticamente todos os promovidos e rebaixados da temporada — à exceção da terceira equipe que subirá na Espanha e na Itália —, o FIFA.com resume o vaivém que trouxe alegria ou desgosto para alguns torcedores do Velho Continente.
Torcida do Birmingham
Premier League
A primeira divisão inglesa poucas vezes assistiu a uma corrida contra a degola tão dramática e imprevisível quanto a de 2010/11. Nada menos que 12 clubes entraram na reta final da campanha sob risco de rebaixamento e, embora o West Ham tenha confirmado o seu destino na penúltima rodada, cinco equipes precisaram esperar pelo último dia do campeonato — apelidado de "domingo da sobrevivência" na Inglaterra — para conhecerem o seu futuro. Blackburn, Wigan e Wolverhampton sobreviveram, mas por pouco. Caíram o Birmingham, que havia vencido a Copa da Liga há alguns meses, e o Blackpool, time de grande torcida no país. Quem chega para substituí-los é o Queens Park Rangers, que venceu a segunda divisão e volta à elite pela primeira vez desde 1996, e o vice-campeão Norwich, que conquistou dois acessos consecutivos sob o comando do técnico escocês Paul Lambert. Além disso, pela primeira vez desde a criação da Premier League, em 1992, a competição contará com um clube do País de Gales. O Swansea garantiu presença no Campeonato Inglês depois de vencer o play-off contra o Reading por 4 a 2 em uma partida emocionante na última segunda-feira.

Quem sobe: Queens Park Rangers, Norwich e Swansea
Quem cai: Birmingham, Blackpool e West Ham
Deportivo La Coruña

La Liga

Embora tenha terminado entre os três primeiros em cinco temporadas consecutivas há não muito tempo atrás, o Deportivo La Coruña amargou o rebaixamento em 2010/11. A derrota por 2 a 0 para o Valencia na última rodada selou o destino do campeão espanhol de 2000, que irá para a segunda divisão pela primeira vez em duas décadas. O clube terá a companhia de Hércules e Almería, equipes que já haviam se conformado com a queda há algumas semanas. Outro nome tradicional da Espanha, o Betis, voltará à elite após dois anos na segundona. O Rayo, time sediado no bairro de Vallecas, em Madri, também garantiu o acesso. Já a terceira vaga será decidida entre Granada, Elche e Celta de Vigo no próximo fim de semana — o Barcelona B, atual terceiro colocado, não pode ser promovido.

Quem sobe: Betis, Rayo e um time a confirmar
Quem cai: Deportivo La Coruña, Hércules e Almería
Sampdoria

Serie A

A Sampdoria deu uma prova de que a sorte pode mudar rapidamente no mundo do futebol. Depois de perder Antonio Cassano e Giampaolo Pazzini, o time de Gênova passou da Liga dos Campeões da UEFA à segunda divisão no espaço de uma temporada. O Brescia e o lanterna Bari, que registrou apenas cinco vitórias nos 38 jogos da campanha, também estarão na Série B no próximo semestre. Já para as torcidas de Atalanta e Siena, 2010/11 terminou em festa. Os dois clubes subiram depois de passarem apenas um ano no andar de baixo. O terceiro promovido será Novara, Padova, Reggina ou Varese, que disputarão os play-offs em breve.

Quem sobe: Atalanta, Siena e um time a confirmar
Quem cai: Sampdoria, Brescia e Bari

Bundesliga

A temporada foi de sufoco para alguns dos principais times da Alemanha. Wolfsburg, Schalke 04 e Werder Bremen encerraram 2010/11 no limite da zona de rebaixamento. Já o Borussia Monchengladbach se manteve na elite fazendo 2 a 1 na soma dos placares de um play-off tenso contra o Bochum. Eintracht Frankfurt e St. Pauli, por sua vez, não tiveram a mesma sorte. Ambos caíram depois de passarem respectivamente sete e 12 jogos sem vitória na reta final do Alemão. Agora, darão lugar ao Hertha Berlim, que venceu o campeonato da segunda divisão com nove pontos de sobra, e ao Augsburg, que alcançou a elite germânica pela primeira vez na sua história.

Quem sobe: Hertha Berlim e Augsburg
Quem cai: Eintracht Frankfurt e St. Pauli
Monaco

Ligue 1

O rebaixamento do Monaco provavelmente foi o mais surpreendente da temporada europeia, considerando o histórico e a tradição da equipe do principado. O clube caiu pela primeira vez desde 1976 e se tornou o primeiro finalista de Liga dos Campeões a ser rebaixado em função da própria campanha. O heptacampeão francês confirmou o descenso apenas na última rodada da Ligue 1, enquanto o Lens já havia perdido as esperanças e o Arles-Avignon estava condenado há muito tempo — venceu apenas uma vez nos primeiros 35 jogos que fez em 2010/11. A Ligue 2 também teve um desfecho histórico, com o campeão Évian e o vice Dijon conquistando promoção inédita. O trio é completado pelo Ajaccio, que pôs fim a nove anos de segundona.

Quem sobe: Évian, Ajaccio e Dijon
Quem cai: Monaco, Lens e Arles-Avignon