A Holanda, que no sábado disputará um amistoso contra a Seleção Brasileira em Goiânia, está com os olhos voltados para 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo da FIFA. Os "Laranjas" vivem ainda a expectativa pela renovação do contrato do técnico Bert van Marwijk.
Os holandeses, finalistas na África do Sul 2010, farão uma temporada de treinos na América do Sul até 10 de junho e já têm marcado um outro amistoso, desta vez contra o Uruguai, na próxima quarta-feira.
"Nossa estadia aqui não é mera casualidade", afirmou Van Marwijk. "É importante que os jogadores fiquem juntos após o fim da temporada de seus clubes, para estreitar os laços. Nosso objetivo em ficar no Brasil é porque também já estamos pensando no futuro e queremos nos adaptar às condições de jogo brasileiras", explicou o técnico.
Van Marwijk, de 59 anos, tem contrato até junho de 2012, quando acontece a UEFA Euro na Polônia e Ucrânia. "No momento, só tenho um objetivo: ganhar a Eurocopa", frisou o técnico, que esta semana disse que poderia ser interessante fechar com "um grande clube europeu" após 2012. Os jogadores e a Federação holandesa, no entanto, querem a renovação do contrato até o Mundial do Brasil.
O ex-técnico do Feyenoord de Rotterdã e do Borussia Dortmund apresenta um bom retrospecto a frente dos "Laranjas". Em três anos, o sucessor de Marco van Basten sofreu apenas duas derrotas: em um amistoso contra a Austrália e na final da Copa do Mundo 2010, quando perdeu para a Espanha.
"Ele é um técnico que sempre consegue melhorar o jogo dos atletas. Não é apenas um líder, mas um verdadeiro treinador em campo, com uma estatégia brilhante. Espero que fique até 2014", afirmou esta semana o atacante Robin van Persie, em entrevista à revista Voetbal International.
"A equipe finalista do Mundial 2010 com certeza estará mais competitiva e experiente em 2014. No entanto, ainda temos que melhorar e superar a Espanha, mas estou convencido de que podemos. Acredito que Van Marwijk também pense assim", especulou o meia Rafael van der Vaart em declarações ao jornal Algemeen Dagblad.
O caminho até 2014 passa por Goiânia, quando a Holanda enfrenta um Brasil ainda "traumatizado" pela eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo 2010, um confronto vencido pelos "Laranjas" por 2-1.
"Será tudo, menos um jogo amistoso porque o Brasil quer a revanche. Vamos partir para ganhar e dizer para os brasileiros que, mesmo na casa deles, somos perigosos", garantiu Van Marwijk, que veio ao Brasil com desfalques no time: o goleiro Maarten Stekelenburg e os volantes Mark van Bommel, Wesley Sneijder e Van der Vaart.