Os altos investimentos do Manchester City nas últimas temporadas já serviram no mínimo para acabar com um incômodo jejum: após 35 anos, a equipe voltou a celebrar um título, graças à vitória por 1 a 0 sobre o Stoke City, na decisão da Copa da Inglaterra, neste sábado, em Wembley.

O gol do marfinense Yaya Touré decidiu a conquista a favor dos Citizens e completou a festa para a cidade de Manchester - cuja outra metade, a vermelha, do United - já havia comemorado horas antes quando os Red Devils asseguraram o título inglês ao empatar em 1 a 1 com o Blackburn Rovers.
O primeiro tempo foi disputado em ritmo morno. Poucas chances perigosas foram criadas. Na melhor de todas, Carlos Tévez lançou Mario Balotelli. O italiano de origem ganesa dominou e tentou o giro em cima do zagueiro, que cortou. Na sobra, David Silva pegou de primeira. Porém, a bola subiu e a chance de abrir o placar foi para fora.
A etapa complementar foi bastante parecida com a primera. Os últimos 45 minutos foram marcados por outra chance incrível desperdiçada por David Silva: Tévez foi lançado, ganhou na corrida e tocou para a entrada da área para o espanhol, que permitiu a chegada dos defensores.
Em um chutão para a frente, veio a melhor oportunidade do Stoke. Kenwyne Jones ficou frente a frente com Joe Hart. Fechando bem o ângulo, o goleiro defendeu. Finalmente, após boa jogada de Balotelli, a bola sobrou para Yaya Touré. O marfinense pegou forte, de primeira, para marcar o gol do título dos Citizens.
Com vaga garantida na próxima edição da Liga dos Campeões da UEGA, o título da Copa da Inglaterra é a cereja do bolo para um clube que é apontado como o mais rico do mundo e tem gastado uma fortuna em contratações nos últimos anos.
Com o empate, mais cedo, entre Manchester United e Blackburn - 1 a 1 - pelo Campeonato Inglês, os Diabos Vermelhos faturaram o título da competição. Dessa forma, é a primeira vez na História do futebol inglês que dois clubes da mesma cidade são campeões em um mesmo dia. Somente na temporada de 1967-1968 Manchester viveu um êxtase parecido. Enquanto os Diabos Vermelhos conquistaram a primeira Liga dos Campeões, os Citizens levaram pela última vez a Liga Inglesa.