Holanda garante vaga e título europeu
  
   A disputa finalmente chegou ao fim. Com o fim da Euro Sub-17 no domingo, estão definidas as 24 seleções que disputarão a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA México 2011. As últimas seis vagas ficaram para Holanda, República Tcheca, Alemanha, Dinamarca, França e Inglaterra.
O torneio continental disputado na Sérvia teve oito seleções em dois grupos e classificou as três primeiras de cada chave ao Mundial. Pelo Grupo A, a Inglaterra, que defendia o título, enfrentou a França (campeã europeia em 2004), a Dinamarca e a anfitriã Sérvia. Já pelo Grupo B, a Alemanha (campeã europeia em 2009) teve pela frente a Holanda, que acabou chegando na final, a República Tcheca (vice-campeã em 2006) e a Romênia, que estreou na competição.
Dinamarca e Holanda vencem grupos
No Grupo A, a Dinamarca surpreendeu ao derrotar os anfitriões por 3 a 2, a Inglaterra por 2 a 0 e a França pelo escore mínimo e chegar às semifinais como o único país com 100% de aproveitamento. Os ingleses, por sua vez, tiveram uma vida difícil e só conseguiram sair da lanterna da chave na última partida, contra a Sérvia. Além disso, o English Team foi beneficiado pela derrota dos franceses contra a seleção dinamarquesa.
Após duas derrotas e um empate contra a França, a Sérvia terminou apenas na quarta colocação, ficando assim de fora da Copa do Mundo Sub-17 da FIFA.
O Grupo B também tinha tudo para ser extremamente equilibrado, mas a Holanda acabou ficando com a primeira colocação antes da última rodada. Os jovens talentos da Laranja mostraram muita solidez na defesa e não sofreram nenhum gol nos três primeiros jogos. A equipe derrotou a Alemanha por 2 a 0 e a Romênia por 1 a 0, empatando apenas com a República Tcheca quando a liderança já estava assegurada.
A Alemanha entrou como uma das favoritas ao título, mas quase ficou de fora da disputa após a derrota para a Holanda e o empate com os tchecos. No entanto, o selecionado germânico venceu a Romênia no último jogo e garantiu não apenas a vaga na semifinal, mas também a sua classificação para o México 2011.
A festa é cor de laranjaO objetivo principal dos quatro semifinalistas, uma vaga no Mundial Sub-17, já estava garantido. Faltava apenas disputar o título europeu. Na primeira semifinal, a Holanda encarou a Inglaterra. Embora os britânicos tenham jogado melhor, foram os holandeses que chegaram à sua terceira final europeia da categoria graças a um gol de Kyle Ebecilio, jovem jogador do Arsenal. No outro jogo, a Alemanha superou a Dinamarca por 2 a 0.
Na final, em uma reedição da decisão de 2009 (vencida pela Alemanha por 2 a 1 após prorrogação), os holandeses se reencontraram com os germânicos. A Laranja era a favorita, já que havia vencido o confronto direto por 2 a 0 na primeira fase e ainda hão havia sofrido nenhum gol no torneio.
No entanto, foram os alemães que saíram na frente no primeiro tempo e recuperaram a dianteira depois que os holandeses empataram. A Holanda voltou a deixar tudo igual e, na segunda etapa, Albert Stuivenbergs fez três gols e garantiu ó título da Euro Sub-17 para o selecionado holandês. "Depois de termos chegado tão perto há dois anos, desta vez tivemos revanche e ficamos com o título", comentou Stuivenberg após a partida.
Com isso, uma interessante estatística se confirmou. Exceto pela Espanha (2007 e 2008), nenhum país conseguiu conquistar o título duas vezes em dez edições do torneio continental. Quatro jogadores dividiram a artilharia com quatro gols cada: Samed Yesil (Alemanha), Hallam Hope (Inglaterra), Tonny Trindade de Vihena e Kyle Ebecilio (ambos da Holanda) .
Pouco tempo para se preparar
A Eurocopa mal terminou, mas as seleções já precisam se concentrar para o grande show no México. Nesta terça-feira, 17 de maio, a partir das 13h (horário de Brasília), já será realizado na Cidade do México o sorteio dos grupos para a Copa do Mundo Sub-17 da FIFA 2011.
Os seis representantes da zona europeia (Holanda, Alemanha, República Tcheca, Dinamarca, França e Inglaterra) foram os últimos países definidos para o Mundial que acontece entre 18 de junho e 10 de julho.
Os representantes asiáticos são Coreia do Norte, Austrália, Japão e Uzbequistão. A África terá Burkina Faso, Costa do Marfim, Congo e a estreante Ruanda. A Nova Zelândia defenderá a zona da Oceania, enquanto que pela América do Sul estarão presentes Argentina, Brasil, Equador e Uruguai. Jamaica, Canadá, Panamá e EUA, além do anfitrião México, são as seleções classificadas da América do Norte, América Central e Caribe.