Os campeões das principais ligas nacionais da Europa já estão todos definidos, após a consagração do Lille na penúltima rodada do Campeonato Francês. Já na Inglaterra, na Itália e na Espanha, o fim de semana serviu para distribuir as últimas vagas nos torneios continentais e para determinar os clubes que permanecerão na elite na próxima temporada. O FIFA.com resume os acontecimentos mais importantes dos últimos dias no Velho Continente.

Ligue 1: Consagração do Lille em ParisUma semana depois de derrotar o Paris Saint-Germain na final da Copa da França, o Lille empatou em 2 a 2 com o mesmo adversário no Estádio Parc des Princes e garantiu também o título de campeão nacional. Esta foi a segunda vez que o clube comemorou o campeonato e a copa na mesma temporada, após a dobradinha de 1946. Já o PSG, que briga por vaga na próxima Liga dos Campeões da UEFA, não conseguiu aproveitar o empate sem gols do Lyon em casa diante do Caen e permanece na quarta colocação. Enquanto isso, o Olympique de Marselha se firmou na vice-liderança empatando com o Valenciennes em 2 a 2.
A uma rodada do fim do campeonato, Rennes e Sochaux garantiram classificação à Liga Europa no próximo semestre. No outro extremo da tabela, o lanterna Arles-Avignon venceu a primeira partida como visitante em 2010/11 batendo o Lens por 1 a 0. Já o Monaco derrotou o Montpellier fora de casa também pelo placar mínimo, mas permanece na zona de rebaixamento. No entanto, oito clubes estão a três pontos ou menos da equipe do principado, guardando o suspense para a 38ª rodada. Até mesmo o décimo colocado Toulouse, que voltou de Bordeaux com uma vitória por 2 a 0, ainda tem chances matemáticas de cair.
Os três primeiros: Lille (73), Olympique de Marselha (67), Lyon (61)
Os três últimos: Monaco (44), Lens (35), Arles-Avignon (20)
Artilharia: Moussa Sow (22), Kevin Gameiro (21), Youssef El-Arabi (17)
O número: 57 O último título de campeão francês do Lille datava de 1954. Em 57 anos de jejum, o time foi rebaixado em seis oportunidades e chegou a cair para a terceira divisão em 1969.

Premier League: United festeja em casaO Manchester United encerrou a sua campanha com vitória de 4 a 2 em casa sobre o Blackpool, mesmo poupando titulares para a final da Liga dos Campeões no dia 28 de maio contra o Barcelona. Com o resultado, os Red Devils puderam festejar junto à torcida o título conquistado na rodada anterior. Já para a equipe do técnico Ian Holloway, a derrota em Old Trafford selou a queda para a segunda divisão.
O Chelsea conservou a segunda colocação mesmo perdendo pelo placar mínimo na visita ao Everton, enquanto o Manchester City venceu o Bolton por 2 a 0 e confirmou o terceiro lugar e a classificação direta para a próxima Liga dos Campeões. Já o Arsenal ficou no 2 a 2 com o Fulham e disputará a fase preliminar do torneio continental. Na Europa League, o representante inglês será o Tottenham.
Na feroz corrida contra a degola que tomou conta da Terra da Rainha, cinco clubes chegaram à última rodada separados por apenas um ponto — algo inédito na história da Premier League. O Blackpool chegou a acreditar que se salvaria depois de abrir 2 a 1 em Manchester, mas acabou se juntando ao já rebaixado West Ham e ao Birmingham, que perdeu para o Tottenham por 2 a 1 fora de casa.
Os três primeiros: Manchester United (80), Chelsea (71), Manchester City (71)
Os três últimos: Birmingham (39) Blackpool (39), West Ham (33)
Artilharia: Carlos Tévez e Dimitar Berbatov (ambos com 21), Robin van Persie (17)
O número: 19 — O total de jogos sem derrota do Manchester United como mandante. Os Red Devils encerraram a temporada invictos em Old Trafford, com 18 vitórias e um empate.

La Liga: Cristiano Ronaldo faz históriaCampeão com duas rodadas de antecipação, o Barcelona fechou a campanha no Espanhol vencendo o Málaga por 3 a 1 fora de casa. O clube catalão conquistou a sua 30ª vitória com muitos desfalques, já de olho na final da Liga dos Campeões do próximo sábado contra o Manchester United, no Estádio de Wembley.
O Real Madrid, por sua vez, terminou 2010/11 massacrando o lanterna Almería por 8 a 1. Cristiano Ronaldo balançou as redes duas vezes e bateu o recorde de gols na mesma edição do campeonato, até então compartilhado pelo mexicano Hugo Sánchez (1989/90 pelo Real Madrid) e pelo espanhol Telmo Zarra (1950/51 pelo Atlético de Bilbao). Karim Benzema, duas vezes, e Emmanuel Adebayor, três, completaram a goleada merengue.
Já garantido na fase de grupos da Liga dos Campeões, o terceiro colocado Valencia venceu por 2 a 0 na visita ao Deportivo, determinando o rebaixamento do time de La Coruña pela primeira vez em 20 anos. Hércules e Almería também voltarão à segundona. Já o Villarreal disputará a fase preliminar da Liga dos Campeões, enquanto o Sevilla e os Atléticos de Bilbao e de Madri se classificaram à Liga Europa.
Os três primeiros: Barcelona (96), Real Madrid (92), Valencia (71)
Os três últimos: Deportivo La Coruña (43) Hércules (35), Almería (30)
Artilharia
:
Cristiano Ronaldo (40), Lionel Messi (31), Sergio Agüero e Álvaro Negredo (ambos com 20)
O número: 21 — Os gols sofridos pelo Barça ao longo da temporada. O clube bateu o próprio recorde, estabelecido no ano passado, quando a equipe do técnico Pep Guardiola foi vazada em 24 ocasiões.

Juventus
Serie A: Decididas as vagas europeias
Já estava quase tudo definido na Itália: o Milan era o campeão desde a 36ª rodada e Internazionale e Napoli haviam garantido o segundo e o terceiro lugares. Os nerazzurri, aliás, se prepararam bem para a final da Copa da Itália contra o Palermo no próximo domingo ao vencer o Catania por 3 a 1. Na ponta de baixo da tabela, Bari, Brescia e Sampdoria não podiam mais escapar do rebaixamento.
O que estava em jogo nesta última rodada eram as vagas nas competições continentais: a classificação para a fase preliminar da Liga dos Campeões ficou com a Udinese, que segurou um empate sem gols com o campeão em Udine. Com isso, a goleada de 4 a 2 da Lazio para cima do Lecce não foi suficiente e o clube da capital acabou classificado para a Europa League, assim como a rival Roma, que venceu a Sampdoria por 3 a 1. A Juventus, por sua vez, não passou de um empate em 2 a 2 com o Napoli diante da própria torcida, resultado que deixou o time de Turim de fora dos torneios europeus.
Os três primeiros: Milan (82), Internazionale (76), Napoli (70)
Os três últimos: Sampdoria (36), Brescia (32), Bari (24)
Artilharia: Antonio di Natale (28), Edinson Cavani (26), Samuel Eto'o (21)
O número: 24 — Os gols sofridos pelo Milan na edição de 2010/11 do Calcio. Até então, o recorde milanista na era do campeonato com 20 clubes era de 28 gols em 2004/05.

E o que mais?Na República Tcheca, o Viktoria Plzen se sagrou campeão nacional pela primeira vez na sua história. O feito foi confirmado neste sábado, a uma rodada do encerramento do campeonato. A vitória de 3 a 1 sobre o Baník deixou o clube quatro pontos à frente do segundo colocado Sparta Praga, que venceu o lanterna Usti Nad Labem fora de casa.
Na Eslováquia, o Slovan de Bratislava também garantiu a taça com uma rodada de antecipação, graças ao triunfo de 3 a 1 diante do Dubnica. O clube da capital eslovaca abriu sete pontos sobre o Senica e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder.
Finalmente, a Turquia precisou esperar pela última rodada para definir o seu campeão. Fenerbahçe e Trabzonspor disputaram o caneco ponto a ponto durante três meses, mas o time dos brasileiros Alex e André Santos conseguiu aproveitar a vantagem assumida há quatro rodadas vencendo o Sivasspor por 4 a 3. Ambos balançaram as redes neste domingo e Alex se sagrou artilheiro da competição, com 28 gols. Além disso, o título garantiu o clube na fase de grupos da próxima Liga dos Campeões. Já o Trabzonspor igualou os pontos conquistados pelo Fener, mas terminou com saldo de gols inferior (46 contra 50) apesar da goleada de 4 a 0 sobre o Karabükspor.