Postagens populares

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Última rodada vai ter três vagas em jogo: veja a situação grupo a grupo

   Com o Chelsea em situação complicada, seis equipes ainda buscam um lugar nas oitavas de final da Champions. Mas há quem brigue pela ponta


   Ainda falta uma rodada, mas quase tudo já está definido na fase de grupos da Liga dos Campeões. Das 16 vagas em jogo para o mata-mata, restaram apenas três após a disputa deste meio de semana, e Juventus x Chelsea, Benfica x Celtic e Galatasaray x Cluj são duelos particulares para quem ainda sonha com o título mais importante do Velho Continente. De resto, é saber quem avança às oitavas na liderança de suas respectivas chaves ou quem pega o prêmio de consolação e belisca a vaga na Liga Europa, destinada ao terceiro colocado de cada grupo.

Vidal comemora gol contra o Chelsea (Foto: Agência Reuters)
Situação do Chelsea é crítica: equipe inglesa terá que vencer e ainda secar o Juve (Foto: Agência Reuters)

   E não há como deixar de notar a zebra que passeou pelos gramados do Velho Continente neste semestre. Apesar de ainda estar na disputa, o atual campeão Chelsea está à beira da eliminação e até trocou de comando técnico após a derrota para o Juventus na última terça-feira – saiu Di Matteo e entrou Rafa Benítez. O Manchester City, um dos favoritos, já caiu fora. Até os maiores vencedores da Champions, Real Madrid e Milan, com nove e sete conquistas, respectivamente, só passaram às oitavas na segunda colocação de seus grupos.
   A Band irá transmitir o duelo decisivo entre Chelsea e Nordsjaelland, no dia 5/12, às 17h45m (de Brasília), pelo Grupo E da Liga dos Campeões
   O regulamento da Liga dos Campeões colabora bastante para o alto número de definições já nesta quinta rodada. Como o confronto direito é o primeiro critério de desempate, o líder do Grupo E, Shakhtar, por exemplo, não pode mais ser alcançado pelo terceiro Chelsea, mesmo que a equipe inglesa tenha três pontos a menos e ainda possa se igualar aos ucranianos.
   Além de Real Madrid e Milan, outras 11 garantiram seus lugares nas oitavas de final: Porto, PSG, Schalke, Arsenal, Málaga, Borussia Dortmund, Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique, Valencia, Barcelona e Manchester United. Confira como está a disputa chave a chave.
 
Grupo A (Porto, PSG, Dínamo de Kiev e Dínamo Zagreb)
   Falta apenas saber quem vai passar como líder da chave. Já classificados, PSG e Porto duelam na França daqui a duas semanas. Em vantagem na tabela, o Porto pode empatar, ainda que vá jogar na condição de visitante. No outro jogo da chave o Dínamo de Kiev, garantido na Liga Europa, visita o xará de Zagreb apenas para cumprir tabela.

Thiago Silva, Dynamo Kyiv e PSG (Foto: Agência AFP)
PSG de Thiago Silva precisa vencer para terminar a primeira fase na liderança (Foto: Agência AFP)
 
Porto (13 pontos - visita o PSG) PSG (12 pontos - recebe o Porto) Dínamo de Kiev (4 pontos - visita o D. Zagreb) Dínamo Zagreb (0 ponto - recebe o D. Kiev)
Já classificado, precisa empatar com o PSG na última rodada para avançar na primeira colocação. Garantido nas oitavas, precisa vencer o Porto para ter a liderança do grupo.
 
Sem chances de ir às oitavas, tem a Liga Europa como consolo. Apenas cumpre tabela
 
Grupo B (Schalke, Arsenal, Olympiacos e Montpellier)
   Neste caso, a situação é muito semelhante da que acontece no Grupo A, onde falta apenas definir quem será o primeiro. A diferença por aqui é que os classificados Schalke 04 e Arsenal não duelam entre si e o líder sairá de uma combinação entre os dois confrontos. O time alemão, que visita o lanterna Montpellier, sai em vantagem na tabela – tem um ponto a mais que os ingleses – e ainda leva a melhor no confronto direto, primeiro critério de desempate. Os Gunners tentam a sorte contra o Olympiacos, na Grécia.

Schalke (11 pontos - visita o Montpellier) Arsenal (10 pontos - visita o Olympiacos) Olympiacos (6 pontos - recebe o Arsenal) Montpellier (1 ponto - recebe o Schalke)
Classificado, precisa apenas definir se avança com o primeiro lugar do grupo. Uma vitória basta, assim como o empate (desde que o Arsenal não vença, nesse caso) ou até mesmo a derrota (isso se o time inglês tropeçar). Garantido nas oitavas, busca ainda a liderança. Só que vai precisar de um resultado superior ao do Schalke (terá, por exemplo, que vencer e os rivais empatarem ou perderem). A derrota não serve. Garantido na Liga Europa. Apenas cumpre tabela.
 
Grupo C (Málaga, Milan, Zenit e Anderlecht)
   A exemplo do que ocorreu nos Grupos A e B, os dois classificados estão definidos: Málaga e Milan. Adversário do Anderlecht na última rodada, o clube espanhol tem a liderança garantida, pois não pode mais ser ultrapassado pelo time rossonero, novamente por conta da vantagem no confronto direto.

Pato comemora gol do Milan contra o Anderlecht (Foto: Agência AFP)
Vitória sobre o Anderlecht garantiu o Milan na próxima fase da Champions League (Foto: Agência AFP)
 
Málaga (11 pontos - recebe o Anderlecht) Milan (8 pontos - recebe o Zenit) Zenit (4 pontos - visita o Milan) Anderlecht (4 pontos - visita o Málaga)
Garantido com a primeira colocação da chave. Vai avançar às oitavas como segundo do grupo. Apenas briga com o Anderlecht por vaga na Liga Europa. Apenas briga com o Zenit por vaga na Liga Europa.
 
Grupo D (Borussia Dortmund, Real Madrid, Ajax e Manchester City)
   Tudo definido também no Grupo da Morte, incluindo quem passa com a liderança da chave. Líder com 11 pontos, o Borussia não pode mais ser ultrapassado pelo vice Real Madrid, que também está com a vaga nas oitavas assegurada. Adversário do clube merengue na rodada final, o Ajax disputa ainda um lugar na Liga Europa com o Manchester City, que pega o Borussia.

Borussia Dortmund (11 pontos - recebe o City) Real Madrid (8 pontos - recebe o Ajax) Ajax (4 pontos - visita o Real Madrid) Manchester City (3 pontos - visita o Dortmund)
Garantido na próxima fase com a primeira colocação do grupo. Vai às oitavas como segundo mais bem posicionado. Eliminado, disputa ainda vaga na Liga Europa com o City. Eliminado, briga com o Ajax pela vaga na Liga Europa.
 
Grupo E (Shakhtar Donetsk, Juventus, Chelsea e Nordsjaelland)
   Nesta chave, apenas o Shakhtar está com a vaga carimbada e vai encarar o Juventus na última rodada precisando de um empate para avançar como líder. A Velha Senhora, por sua vez, tem duas opções para ir às oitavas: não perder ou então torcer para que o Chelsea não vença. Para o atual campeão da Champions avançar, terá que bater o eliminado Nordsjaelland e secar os italianos.

Shakhtar Donetsk (10 pontos - recebe o Juventus) Juventus (9 pontos - visita i Shakhtar) Chelsea (7 pontos - recebe o Nordsjaelland ) Nordsjaelland (1 ponto - visita o Chelsea)
Já classificado. Precisa de um empate para avançar como líder do grupo. Precisa de apenas um empate para avançar às oitavas ou então que o Chelsea não vença. Vitória vale a liderança do grupo.
 
Tem que vencer e ainda torcer por derrota do Juventus. Já está eliminado e não consegue sequer uma vaga na Liga Europa.
 
Grupo F (Bayern de Munique, Valencia, BATE Borisov e Lille)
   Bayern e Valencia estão nas oitavas e falta decidir quem será o primeiro. Vantagem da equipe de Munique, que leva a melhor no confronto direto e recebe o terceiro BATE Borisov, que está na Liga Europa, na Allianz Arena. O clube espanhol, para ser líder, terá de superar o Lille e ainda ficar de olho no duelo na Alemanha.
Bayern de Munique (10 pontos - recebe o BATE) Valencia (10 pontos - visita o Lille) BATE (6 pontos -visita o Bayern ) Lille (3 pontos - recebe o Valencia)
Classificado, busca apenas a primeira colocação. Uma vitória basta, assim como o empate (neste caso, desde que o Valencia não vença) ou até mesmo a derrota (se o time espanhol perder também). Garantido nas oitavas, busca ainda a liderança. Só que vai precisar de um resultado superior ao do Bayern (terá, por exemplo, que vencer e os rivais empatarem ou perderem). A derrota não serve. Sem chances de classificação e com a vaga na Liga Europa garantida. Apenas cumpre tabela
 
Grupo G (Barcelona, Benfica, Celtic e Spartak Moscou)
   Garantido na primeira colocação, o Barcelona ainda tem a função de ser o fiel da balança. Adversário do segundo colocado Benfica, o clube catalão contará com a torcida do Celtic, que briga pela segunda vaga com os portugueses e recebe o eliminado Spartak Moscou. Benfica e Celtic estão empatados em números de pontos, embora a vantagem no critério de desempate seja de Luisão e companhia.

Messi comemora gol do Barcelona contra o Spartak (Foto: Reuters)
Barcelona pode ser o fiel da balança no Grupo G (Foto: Reuters)
 
Barcelona (12 pontos - recebe o Benfica) Benfica (7 pontos - visita o Barcelona) Celtic (7 pontos - recebe o Spartak) Spartak (3 pontos - visita o Celtic)
Já classificado com a primeira colocação do grupo. Avança se vencer. Em caso de empate, é torcer por tropeço do Celtic. A derrota pode servir se os escoceses também perderem. Precisa de um resultado superior ao do Benfica. Ou seja, se vencer, o rival português precisa tropeçar. Mas o empate pode valer desde que o Benfica perca. Derrota significa eliminação para os escoceses. Fora até mesmo da Liga Europa, apenas cumpre tabela.
 
Grupo H (Manchester United, Galatasaray, Cluj e Braga)
   Situação muito semelhante à que acontece no Grupo G. Líder e classificado, o Manchester United recebe o Cluj com o poder de influenciar no segundo classificado da chave. Em desvantagem na tabela por conta do confronto direto, os romenos disputam a vaga com o Galatasaray, que visita o eliminado Braga.

Manchester United (12 pontos - recebe o Cluj) Galatasaray (7 pontos - visita o Braga) Cluj (7 pontos - visita o United) Braga (3 pontos - recebe o Galatasaray)
Já classificado com a primeira colocação do grupo. Avança se vencer. Em caso de empate, é torcer por tropeço do Cluj. A derrota pode servir, desde que os romenos percam também. Precisa de um resultado superior ao do Galatasaray. Ou seja, se vencer, o rival turco precisa tropeçar. Mas o empate pode valer desde que o Gala perca. Derrota significa eliminação para os romenos. Fora até mesmo da Liga Europa, apenas cumpre tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário